Recuperação Paralela - 2010 Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Parâmetros para a avaliação externa da dimensão científica e pedagógica Despacho nº 13981/2012.
Advertisements

Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Res.SE 68/2008 Fixa normas para educação de alunos com n.e.e. na rede
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
RESOLUÇÃO SE 93, de 08/12/2010 ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO AOS ALUNOS DO CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Orientação Técnica: professoras de salas de recurso
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CONCEITO DE AVALIAÇÃO - A avaliação do rendimento do aluno, isto é do processo ensino-aprendizagem, tem sido uma preocupação constante de todos educadores.
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Secretaria da Educação e Cultura
Dispõe sobre estudos de recuperação na rede estadual de ensino
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Legislação.
III Encontro de Boas Práticas
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
DER- Mirante do Paranapanema Abril 2010
ANEXO 3- PROCESSOS DE RECUPERAÇÃO
Progressão Continuada
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE SANTO ANDRÉ
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
DIRETORIA DE ENSINO LESTE 5
Recuperação 2011 Equipe da Supervisão e Oficina Pedagógica
Resolução SE 2, de Dispõe sobre mecanismos de apoio escolar aos alunos do ensino fundamental e médio da rede pública estadual.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
O PC como integrante da Equipe Gestora – funções, espaços de atuação,
Projeto de Recuperação
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Diretoria de Ensino – Região de Santo André
Oficina de Apropriação de Resultados
Análise Plano de Carreira PROMOÇÃO Matriz Curricular do Ensino Médio Três Ciclos.
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Oficina de Apropriação de Resultados
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Projeto de Apoio à Aprendizagem
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
SAA – SALAS DE APOIO LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA – NRE – UNIÃO DA VITÓRIA LÍNGUA PORTUGUESA MATEMÁTICA Nº DE ALUNOS ATENDIDOS Nº.
Professor Auxiliar É direito do aluno de apropriar-se do currículo escolar de forma contínua e bem sucedida, nos ensinos fundamental e médio; A educação.
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Plano de Gestão da Escola
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
GERENCIANDO E INTEGRANDO AS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
INDICAÇÃO CEE 108/ : CEE tem se dedicado à análise das DCNs para a Ed. Profissional em função da implementação do Catálogo Nacional de Cursos.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Recuperação Paralela - 2010 Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5

Resolução SE 93 de 08-12-2009 Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do ciclo II do ensino fundamental e do ensino médio, das escolas da rede pública estadual.

Perfil do docente Artigo 4º - a atribuição das aulas deverá recair em docente que se enquadre no perfil requerido ao desenvolvimento do projeto e que se comprometa a: I - assistir e apoiar todos os alunos dos turnos de funcionamento do ciclo II e/ou do ensino médio, que necessitem desse atendimento; II - subsidiar os demais professores das disciplinas previstas nesta resolução no desenvolvimento da recuperação contínua; III - participar dos conselhos de classes dos alunos atendidos, das HTPCs - Horas de Trabalho Pedagógico Coletivas e das Orientações Técnicas promovidas pela Diretoria de Ensino.

Assistir e apoiar todos os alunos dos turnos da escola Artigo 5º - o apoio aos alunos do ciclo II e/ou do ensino médio que necessitem de atendimento específico dar-se-á: I - prioritariamente, em grupos de alunos do mesmo nível de ensino, organizados por classe/série, por dificuldades de aprendizagem ou por outros critérios; II - em caráter excepcional, e de forma individualizada, para aqueles alunos que necessitam, temporariamente, de um trabalho específico.

Agrupamentos Basear-se nas turmas estabelecidas no final de 2009; Atender aos turnos da escola; Formar agrupamentos por dificuldades de aprendizagem ou por série.

Professor de Língua Portuguesa e de Matemática Artigo 6º - Aos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática da grade curricular do ciclo II e/ou do ensino médio, caberá: I - identificar as dificuldades dos alunos, definir os conteúdos, as expectativas de aprendizagem; II - avaliar sistematicamente o desempenho dos alunos, registrando os avanços observados em sala de aula e na recuperação paralela, com vistas a sinalizar o tempo necessário de permanência deles na recuperação, para superação das dificuldades diagnosticadas; III - elaborar, juntamente com o Professor Coordenador, a proposta de recuperação a ser aprovada pelo Dirigente Regional de Ensino;

Professor de Língua Portuguesa e de Matemática IV - definir, no Conselho de Classe Final, quais os alunos que necessitam de recuperação desde o início do ano letivo subseqüente explicitando quais as dificuldades a serem sanadas; V - incorporar os resultados da avaliação das atividades de recuperação na síntese do desempenho bimestral do aluno, registrando esses resultados e substituindo a nota do aluno no bimestre, quando inferior à obtida na recuperação.

Professores da Recuperação Paralela Artigo 7º- Aos docentes responsáveis pelas aulas de recuperação paralela, caberá: I - identificar detalhadamente as dificuldades de aprendizagem dos alunos apontadas pelos professores das disciplinas previstas nesta resolução; II - desenvolver atividades significativas e diversificadas que levem o aluno a superar suas dificuldades de aprendizagem; III - utilizar diferentes materiais e ambientes pedagógicos que favoreçam a aprendizagem do aluno; IV - manter contato permanente com os professores das classes dos alunos e com o respectivo Professor Coordenador;

Professores da Recuperação Paralela V - avaliar continuamente os alunos atendidos, aferindo os avanços conquistados, com vistas à sua permanência ou não nas atividades de recuperação; VI - zelar pela incorporação e registro dos resultados da avaliação das atividades de recuperação, na síntese do desempenho bimestral obtido pelo aluno na respectiva disciplina; VII - cuidar do registro, em ata, dos encaminhamentos decididos pelos Conselhos de Classe e na ficha individual de acompanhamento do aluno; IX - subsidiar os professores da respectiva disciplina na seleção, organização e desenvolvimento da recuperação continua.

Fichas de acompanhamento O professor deverá registrar as habilidades correspondentes à defasagem dos alunos de cada um dos agrupamentos formados, seguindo as orientações apresentadas na ficha de acompanhamento; As fichas de acompanhamento deverão ser entregues na diretoria de ensino ao término de cada bimestre.

Modelo de ficha de acompanhamento

Proposta de Estudos da Recuperação Paralela Artigo 8º- ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: I - elaborar, em conjunto com os professores envolvidos, as respectivas propostas, encaminhando-as à Diretoria de Ensino para apreciação conjunta da Supervisão de Ensino e da Oficina Pedagógica e posterior aprovação pelo Dirigente Regional de Ensino.

Critérios para elaboração da proposta Com base na Instrução Cenp nº 1, de 11-1-2010, a proposta pedagógica a ser desenvolvida deverá conter: os principais objetivos e justificativas; os resultados esperados para o 1º semestre de 2010 para cada agrupamento; a metodologia e materiais didáticos e tecnológicos a serem utilizados nas aulas de recuperação;

Critérios para elaboração da proposta os locais e períodos de realização de aulas de recuperação; as formas de acompanhamento, pela equipe gestora, do trabalho desenvolvido pelos professores ao longo do semestre; anexar relação das turmas contendo: especificar os horários de cada uma; plano de ensino de cada agrupamento.

Entrega da Proposta No protocolo, em duas vias, até 26 de março de 2010.

PC e Diretor de Escola Artigo 8º- ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: II - definir, juntamente com o professor responsável pela recuperação paralela, os critérios de agrupamento dos alunos e/ou de formação dos grupos, o local, período e horário de realização e o encaminhamento de informações aos pais ou responsáveis; III - coordenar, implementar e acompanhar as propostas aprovadas, providenciando as reformulações, quando necessárias;

O PC e o Diretor da Escola Artigo 8º- ao Diretor de Escola e ao Professor Coordenador, caberá: IV - disponibilizar ambientes pedagógicos e materiais didáticos que favoreçam o desenvolvimento das atividades propostas; V - informar aos pais as dificuldades apresentadas pelos alunos, bem como a necessidade e objetivo da recuperação, os critérios de encaminhamento e a forma de realização; VI - avaliar os resultados alcançados nas propostas implementadas, justificando sua continuidade, quando necessário; VII - promover condições que assegurem a participação dos professores responsáveis pela recuperação em ações de orientação técnica promovidas pela Diretoria de Ensino.

Oficina Pedagógica e Supervisão de Ensino Artigo 9º- À Equipe de Supervisão de Ensino e da Oficina Pedagógica, caberá: III - capacitar os Professores Coordenadores e os docentes responsáveis pelas atividades de recuperação paralela no início e no decorrer do ano letivo.

Orientações técnicas com os professores da recuperação paralela Um encontro por bimestre para Discutir práticas de sala de aula; Subsidiar materiais pedagógicos; Estudar teorias de cada uma das disciplinas.

Primeiras orientações Língua Portuguesa: Dia10 de março de 2010. Matemática: Dia 8 de março de 2010.