Estuda o desenvolvimento do ser humano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas Educativas e Processos Grupais
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
A GÊNESE DA INTELIGÊNCIA SEGUNDO HENRI WALLON
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
PSICOLOGIA.
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Maria Helena Roriz Leticia Peres Liliamélia Veloso Ronne Henrique
PIAGET.
Ensino e Aprendizagem: Enfoques Teóricos
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
Parte I – As origens filosóficas da psicologia
Concepções de Aprendizagem.
Aprendizagem Significativa
Behaviorismo.
Curso:Licenciatura em Matemática Disciplina: Psicologia da Aprendizagem Docente: Edivaneide Equipe: José Firmino João Bonifácio.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
A PRENDIZAGEM C OOPERATIVA Conceito e pressupostos teóricos.
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
“ENFIM UMA DESCOBERTA” Os Novos Construtores da Psicologia Educacional
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Teorias de Desenvolvimento
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Didática: organização do trabalho pedagógico
Teorias de Aprendizagem
Questões introdutórias
Psicologia e educação: compartilhando saberes
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Teorias de aprendizagem: Abordagem Cognitivista
PLANEJAMENTO DA PESQUISA. 1. Planejamento da pesquisa/ Fases da pesquisa (projeto). 2. Execução da pesquisa. 3. Relatório final da pesquisa. 4. Exposição.
David Ausubel ( ) Ausubel era médico psiquiatra da Universidade de Columbia, Nova York; Dedicou sua carreira à psicologia educacional.
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
PRIMEIRA SEMANA Identificar e reconhecer conceitos básicos da Psicologia do Desenvolvimento. Espera-se que você seja capaz de diferenciar o pensamento.
Pedagogia – Modalidade EAD
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Teorias de Aprendizagem
CONSTRUTIVISMO E ENSINO DE CIÊNCIAS
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
Introdução ao processo de aprendizagem
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
A Crianças em Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Estuda o desenvolvimento do ser humano Psicologia do Desenvolvimento (desenvolvimento mental e crescimento orgânico) Estuda o desenvolvimento do ser humano Físico-motor Intelectual Afetivo-emocional Social Tradicionalmente o estudo do desenvolvimento humano focou o estudo da criança e do adolescente

Psicologia e História Todo e qualquer conhecimento passa por um estudo realizado por outro pesquisador, que num tempo anterior fez a mesma indagação. No século XIX, destaca-se o papel da Ciência, e seu avanço torna-se necessário. Em meados do século XIX, a Psicologia começa a trilhar os caminhos da Fisiologia, Neuroanatomia e Neurofisiologia.

Psicologia da Aprendizagem Aprendizagem se dá por um processo de associação de ideias, das mais simples às mais complexas. (Thordike, 1874-1949, Psicólogo americano, formulador da 1ª teoria de aprendizagem na Psicologia). Processo a ser investigado. É a conexão entre o estímulo e a resposta. Aprendizagem é um processo que se dá no decorrer da vida, permitindo-nos adquirir algo novo em qualquer idade (Teoria de Ausubel(1918-2008).

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Sigmund Freud (1856 – 1939) Comportamento humano como resultado de um jogo e de uma interação de energias. Jean Piaget (1896 – 1980) Biólogo Filósofo Psicólogo Assimilação e acomodação Capta as grandes tendências do pensamento da criança Encara as crianças como sujeitos ativos da sua aprendizagem

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Lev Vygotsky ( 1896 – 1934) Teoria sócio-cultural do desenvolvimento cognitivo (raízes no Marxismo) Mediação   Pioneiro na noção de que o desenvolvimento intelectual das crianças ocorre em função das interações sociais. Descoberto pelos meios acadêmicos ocidentais muitos anos após a sua morte, que ocorreu em 1934, por tuberculose.

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Henry Wallon (1879- 1962) Psicólogo francês 1ª guerra (1914 -1918) 2ª guerra (1939 – 1945) O materialismo dialético era um método de análise referencial epistemológico. Acredita que o processo de construção do conhecimento passa por conflitos, momentos de crises e rupturas.

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem Carl Ranson Rogers ( 1902 – 1987) Nasceu em Chicago (EUA) Aproximou-se de Paulo Freire “ Pedagogia do Oprimido”. Obras: “A pessoa como centro”. “Um jeito de ser”. “Tornar-se pessoa”. Psicologia Humanista – concebe o ser humano como fundamentalmente bom e curioso. Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) Indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 1987 Rogers X Skinner

Principais teóricos do Desenvolvimento e da Aprendizagem David Paul Ausubel (1918 -2008) Médico psiquiatra Aprendizagem verbal significativa – o aluno é o responsável pelo seu próprio aprendizado. Nova informação é acoplada a uma estrutura cognitiva particular e específica, prévia, conhecida como subsunçor. Para que a aprendizagem significativa ocorra, o autor assinala duas condições essenciais : 1) disposição do aluno para aprender; 2) O material didático desenvolvido, que deve ser, sobretudo, significativo para o aluno.