RESULTADOS 2009. O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Garantir o direito de aprender, para todos e para cada um.
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Professor Auxiliar.
Como a análise dos resultados pode melhorar minha escola
Dia do Saresp na Escola 2010 DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB)
NRE LARANJEIRAS DO SUL.
SALA DE APOIO À APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS
Secretaria de Estado de Educação do Paraná Superintendência da Educação Diretoria de Políticas e Programas Educacionais Coordenação de Planejamento e.
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
NRE UNIÃO DA VITÓRIA 1 1.
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
-Apropriação do Relatório Pedagógico
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
ESTUDOS DOS RELATÓRIOS PEDAGÓGICOS
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
SARESP 2008 Escala de Proficiência
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
Multimídia no Ensino Fóruns Permanentes Ciência e Tecnologia Junho de 2011 Vera Cabral.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
CRITÉRIO PARA DEFINIÇÃO DAS ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Secretaria da Educação e Cultura
Como se caracteriza o processo de avaliação da aprendizagem no ProJovem Urbano?
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
RESULTADOS 2008.
Matemática Financeira – Unidade 2
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Apropriação de resultados SADEAM 2012
SISTEMA DE AVALIAÇÃO BÁSICA
CONTEXTUAL Avaliação externa permite mapear a realidade da rede, ajuda gestores no planejamento de estratégias de melhoria com equidade. Quem está.
PLI – PROGRAMAS DO LIVRO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
Logística das Aplicações do SARESP
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
RESULTADOS O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007,
RESULTADOS 2009.
Os 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado sinalizam ações de hoje que contribuirão para construir o Rio Grande do futuro.
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Oficina de Apropriação de Resultados
Relatório Pedagógico de Geografia e História
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
Oficina de Apropriação de Resultados
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE 1a SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
Projeto Medindo minha escola.
RESULTADOS 4º BIMESTRE 2009 PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Oficina de Apropriação de Resultados
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
Oficina de Apropriação dos Resultados do SAERJ Língua Portuguesa
Avaliação da Aprendizagem em Processo
Educação básica de qualidade para todos
SISTEMA PARAENSE DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EU LIDERO ESTA MUDANÇA!
Avaliação de Aprendizagem em Processo- 5ª edição
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
OLIVEIRA, ROMUALDO AVALIAÇÕES EXTERNAS PODEM AUXILIAR O TRABALHO PEDAGÓGICO DA ESCOLA? (ARTIGO) 2008.
CARACTERÍSTICAS – SARESP 2009
Resultados da Rede Estadual do SARESP Secretaria de Estado da Educação CIMA – Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional.
REFLEXÃO - SARESP DIA 04 DE OUTUBRO DE 2013.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
Formação continuada 4º Encontro
O QUE PODEMOS ENTENDER A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS DO IDEB? Londrina, 28 / 04 / 2014 Kátia Andrade Inez Silva Mestranda em Educação – UEL 1.
4º Encontro de Diretores das Escolas Estaduais. Boa Escola para Todos Escola Legal Manutenção e Ampliação dos Espaços Escolares Programa Projetos Ações.
Transcrição da apresentação:

RESULTADOS 2009

O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. A avaliação está dividida em níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos. PERGUNTAS SOBRE A AVALIAÇÃO

RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL ANO ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL ,5 5ªSÉRIE/6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 211,0214,0218,7 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0260,8263,1 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500

RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL ANO ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3156,4161,1 5ªSÉRIE/6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 202,4200,4207,5 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8251,0252,7 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 500 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500

NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 24,021,320,852,351,150,919,622,622,34,14,95,6 Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA25,318,319,542,848,439,624,827,130,27,16,210,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado MATEMÁTICA76%78,6%78,8% Básico + Adequado+ Avançado LÍNGUA PORTUGUESA74,7%81,7%79,9%

NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 31,730,124,646,547,750,118,318,821,93,5 3,4 Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA192014,347,649,149,331,429,234,121,72,4 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado MATEMÁTICA68,3%70%75,4% Básico + Adequado+ Avançado LÍNGUA PORTUGUESA81%80%85,8%

NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICOADEQUADOAVANÇADO Abaixo de Acima de MATEMÁTICA 29,332,129,958,156,158,111,910,810,90,811,1 Abaixo de Acima de LÍNGUA PORTUGUESA18,918,116,159,25960,620,120,721,21,82,22,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado MATEMÁTICA70,8%65,2%70,1% Básico + Adequado+ Avançado LÍNGUA PORTUGUESA81,1%81,9%83,9%

POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 2ª SÉRIE / 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA

POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 2ª SÉRIE / 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 5ª SÉRIE / 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MATEMÁTICA

POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 5ª SÉRIE / 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - LÍNGUA PORTUGUESA

POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - MATEMÁTICA

POR COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO (CRE) 1º ANO DO ENSINO MÉDIO - LÍNGUA PORTUGUESA