RESULTADOS 2009
PERGUNTAS SOBRE A AVALIAÇÃO O QUE É O SAERS? É o Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul, criado por decreto do Governo do Estado em 2007, para obter informações sobre a qualidade do ensino nas escolas gaúchas. QUEM PARTICIPA DA AVALIAÇÃO? As escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao SAERS. QUAIS SÉRIES SÃO AVALIADAS? Turmas da 2ª e 5ª série do Ensino Fundamental de oito anos letivos ou do 3º e 6º ano do Ensino Fundamental de nove anos letivos e as turmas do 1º ano do Ensino Médio. O QUE É AVALIADO? Língua Portuguesa (leitura e interpretação de textos e ditado de frases na 2ª série/3º ano) e Matemática (resolução de problemas). Também são aplicados questionários aos alunos, professores e diretores, para identificar as condições internas e externas da escola que interferem no desempenho escolar dos alunos. A avaliação está dividida em níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. COMO SÃO UTILIZADOS OS RESULTADOS DO SAERS? São considerados para: Implementação de ações de formação continuada de professores; Divulgação das boas práticas de escolas com melhores resultados; Identificação de escolas com resultados insuficientes para receber apoio do poder público e replanejamento de sua gestão e ação pedagógica. POR QUE FAZER O SAERS, SE EXISTE A PROVA BRASIL? Para aplicar as provas e questionários também nas escolas rurais; Para divulgar questões das provas, que não são divulgadas pelo MEC, para as escolas e professores utilizarem no aperfeiçoamento de sua prática em sala de aula; Para avaliar outras séries que não as avaliadas pelo MEC e que são momentos decisivos no percurso escolar dos alunos.
RESULTADOS MATEMÁTICA - REDE ESTADUAL ANO 2007 2008 2009 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 762.4 767.4 768,5 5ªSÉRIE/6ºANO 211,0 214,0 218,7 1ºANO ENSINO MÉDIO 263,0 260,8 263,1 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 1.000 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500
RESULTADOS LÍNGUA PORTUGUESA - REDE ESTADUAL ANO 2007 2008 2009 2ªSÉRIE/3ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 152,3 156,4 161,1 5ªSÉRIE/6ºANO 202,4 200,4 207,5 1ºANO ENSINO MÉDIO 249,8 251,0 252,7 Escalas de Avaliação: 2ª Série / 3º Ano: De 0 a 500 5ª Série / 6º Ano: De 0 a 500 1º Ano: De 0 a 500
Básico + Adequado+ Avançado NÍVEIS DE DESEMPENHO 2ª SÉRIE/3º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 725 725-800 800-850 Acima de 850 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 24,0 21,3 20,8 52,3 51,1 50,9 19,6 22,6 22,3 4,1 4,9 5,6 Abaixo de 120 120-170 170-225 Acima de 225 LÍNGUA PORTUGUESA 25,3 18,3 19,5 42,8 48,4 39,6 24,8 27,1 30,2 7,1 6,2 10,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 76% 78,6% 78,8% LÍNGUA PORTUGUESA 74,7% 81,7% 79,9%
Básico + Adequado+ Avançado NÍVEIS DE DESEMPENHO 5ª SÉRIE/6º ANO ENSINO FUNDAMENTAL - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 190 190-245 245-295 Acima de 295 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 31,7 30,1 24,6 46,5 47,7 50,1 18,3 18,8 21,9 3,5 3,4 Abaixo de 165 165-220 220-290 Acima de 290 LÍNGUA PORTUGUESA 19 20 14,3 47,6 49,1 49,3 31,4 29,2 34,1 2 1,7 2,4 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 68,3% 70% 75,4% LÍNGUA PORTUGUESA 81% 80% 85,8%
NÍVEIS DE DESEMPENHO 1º ANO ENSINO MÉDIO - REDE ESTADUAL (%) DISCIPLINA ABAIXO DO BÁSICO BÁSICO ADEQUADO AVANÇADO Abaixo de 240 240-315 315-365 Acima de 365 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 29,3 32,1 29,9 58,1 56,1 11,9 10,8 10,9 0,8 1 1,1 Abaixo de 210 210-285 285-335 Acima de 335 LÍNGUA PORTUGUESA 18,9 18,1 16,1 59,2 59 60,6 20,1 20,7 21,2 1,8 2,2 2,1 DISCIPLINA Básico + Adequado+ Avançado 2007 2008 2009 MATEMÁTICA 70,8% 65,2% 70,1% LÍNGUA PORTUGUESA 81,1% 81,9% 83,9%