Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Portal do Professor SEED/MEC
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
“Nossa vida não é aquela que vivemos, mas, sim, aquela que lembramos, e como a lembramos, para poder contar sua história” Gabriel Garcia Márquez.
Ana Cláudia Giroto Carlos Roberto das Virgens
AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Junho de 2007 Implementação de Objetos de Aprendizagem para Disciplinas de Análise Estrutural dos Cursos de Engenharia Coordenador: Luis Alberto Segovia.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PROGRAMA PARANÁ DIGITAL Educação Básica e Inclusão Digital no Estado do Paraná
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
TECNOLOGIAS DISPONÍVEIS NA ESCOLA EE Fátima Gaiotto Sampaio Abmael Rocha Junior.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Tecnologias Disponíveis na Escola
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
Regulamento dos Estagiários
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
A EDUCAÇÃO DIGITAL.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURRICULO +.
ESCOLA DO FUTURO.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
AS TECNOLOGIAS DISPONIVEIS NA ESCOLA Austrílio Capilé Castro
As Tecnologias Educacionais como Facilitadoras do Processo Ensino e Aprendizagem Christina Curcio Coordenadora de Tecnologias Educacionais Centro de Excelência.
Ambientes Virtuais na Educação
Análise de uma ferramenta ou recurso
O professor de ensino fundamental e médio está preparado para utilizar o computador como ferramenta integrada na metodologia de projetos de aprendizagem?
UNIMINAS PEDAGOGIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:
A dispor de uma comunidade educacional. Centro Estadual de Educação Profissional em Logística, Transporte e Produção Industrial (Av. ACM, 755 – Malhado.
Tecnologia da Infomação e Comunicação nas escolas públicas Brasileiras
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
SEMINÁRIO PROINFO E TV ESCOLA REGIONAL - NORDESTE 5.
Bruno Ferreira Wiki. O que é? É um website que permite que um grupo crie e edite os seus conteúdos. Não são necessários conhecimentos avançados.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE ESPECIALIZAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO GESTÃO INTEGRADA DE MÍDIAS NA EDUCAÇÃO FORMOSA DO OESTE 2013.
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO Consuelo Santos Daisy Soares Evania Motta Iaci Purificação Joice Souza Salvador 2011.
RELATO DE TRABALHO PARA A II MOSTRA VIRTUAL DE INCLUSÃO DIGITAL
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL ABADIA FAUSTINO INÁCIO.
Tecnologia na minha escola Ensinando e aprendendo com as tecnologias.
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON PROFESSORA: LEILA CRIVELLI.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
USO DAS TECNOLOGIAS E. E. Austrílio Capilé Castro.
Minha escola As tecnologias disponíveis em minha escola são: data-show , retroprojetor, câmera digital, computares, aparelho de som, televisão, DVD,
PROGRAMA MUNICIPAL DE INFORMÁTICA EDUCATIVA P.M.I.E.
Termo de Terminalidade
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Prof. Áureo Gomes Monteiro Júnior J SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL Inclusão DIGITAL promovendo Inclusão SOCIAL.
Ensinando e Aprendendo com as TICS. Tecnologias na minha Escola Computador Aparelho de Fax Telefone Impressora Televisão DVD Micro-System Retro Projetor.
Transcrição da apresentação:

Ciclo de Oficinas sobre Tecnologias Educacionais Windows Movie Maker

Este recurso é parte integrante do sistema operacional Windows. O Microsoft Windows Movie Maker é um software para editar vídeos. Este recurso é parte integrante do sistema operacional Windows.

A utilização de “vídeos caseiros” emerge como um desafio aos professores no sentido de possibilitar um novo aprender, um aprender instigante e desafiador.

São necessárias algumas competências para o professor utilizar O Software Windows Movie Maker: Conhecimento de manipulação de pastas e arquivos no sistema operacional Windows; Captar imagens de arquivos do computador, da Internet ou de câmera digital.

Permite ao Professor Criar alternativa a tradicional leitura do livro escolar Projeção de filmes ilustrativos na televisão a fim de ilustrar e enriquecer suas aulas.

Elaborar vídeos como motivadores para a introdução de novos conteúdos. Solicitar um feedback dos conteúdos trabalhados em aula por meio da produção de vídeos de autoria dos alunos; Registrar etapas do desenvolvimento de projetos educacionais, publicando e valorizando o trabalho realizado por professores e alunos; Elaborar vídeos como motivadores para a introdução de novos conteúdos.

Oportunizar condições para que os alunos assumam o papel de autor por meio da elaboração de vídeos através da combinação de personagens,movimentos, cenários, disponíveis no programa. Propiciar uma visão dinâmica e diferenciada de aprendizagem a ser criada no Movie Maker com a introdução de novos sons, transições e efeitos.

EXEMPLOS DE VÍDEOS ELABORADOS NO WINDOWS MOVIE MAKER

Campanha do Agasalho

Meio Ambiente

Registro de Eventos

Registro e Valorização de Projeto

Valorizando a Comunidade

Aproximando a Família

Motivação para Introdução de conteúdo

Ao realizarmos projetos educacionais utilizando esta nova tecnologia, poderemos promover uma revisão profunda nos processos de ensino e de aprendizagem, na busca da estruturação do conhecimento, interligando três conceitos fundamentais: conectividade, colaboração e comunicação.

Reinventar a educação deverá ser o nosso lema, pois estamos caminhando para uma nova fase de convergência e integração de novas mídias. Devemos utilizar as novas tecnologias para transformar a educação na mesma proporcionalidade em que estas tecnologias estão transformando o mundo que nos cerca.

Links de Tutoriais http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/material2008/tutoriais/movie%20maker%20ana%20claudia.pdf http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/material2008/tutoriais/CURSO_MOVIE_MAKER.pdf

Prefeitura de Porto Alegre Secretaria Municipal de Educação Assessoria de Informática e Inclusão Digital