O QUE É TRANSCRIÇÃO ? É o processo de formação do RNA a partir da cadeia-molde de DNA. E não é todo o DNA que vai ser sintetizado, apenas alguns fragmentos.RNADNA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RNA : Transcrição e Processamento
Advertisements

MACROMOLÉCULAS: ÁCIDOS NUCLÉICOS E SÍNTESE DE PROTEÍNAS
PROCESSAMENTO DO RNA Biologia Molecular
Transcrição e Tradução do Código Genético
TRANSCRIÇÃO Biologia Molecular Profª Marília Scopel Andrighetti.
Transcrição e Processamento de RNA
Transcrição do RNA em Organismos Procariotos e Eucariotos
TRANSCRIÇÃO processo pelo qual são sintetizados todos os RNAs da célula Cópia de uma região específica do DNA = RNA m reflete o estado fisiológico da.
Prof. Thiago Moraes Lima
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Transcrição 04/06/13.
das atividades celulares
A descoberta de um RNA intermediário
Transcrição em Eucariotos
Replicação, transcrição e tradução
DNA – RNA – SÍNTESE DE PROTEÍNAS
Transcrição e processamento de RNA em eucariotos
Regulação do material Genético
QBQ 0102 – Educação Física Carlos Hotta Controle da expressão gênica
A genética e os genes.
Código genético e síntese protéica.
Síntese protéica.
Estrutura dos Ácidos Nucléicos, Replicação e Transcrição
Estrutura e função de ácidos nucleicos, Replicação de DNA, transcrição e processamento de RNA, expressão gênica.
SÍNTESE DE PROTEÍNAS A síntese de proteínas ocorre com base na informação genética contida no DNA e acontece em duas etapas: transcrição e tradução.
Estrutura e função do RNA
ÁCIDOS NUCLEICOS.
Síntese de Proteínas.
Estrutura e função do RNA
Dogma central da biologia molecular
Dogma Central da Biologia Molecular
CITOPLASMA E SUAS ORGANELAS Setor A Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.
DNA. histórico Pensava-se: proteínas possuíam o material genético. A partir de 1950: ácidos nucléicos possuíam o material genético Nas células procarióticas,
 Cístron › Segmento do DNA › Codifica uma proteína  Síntese é dividida em 3 etapas › Transcrição › Ativação de aminoácidos › Tradução.
ÁCIDOS NUCLEICOS Professor: Warley Ferreira. COMPOSIÇÃO NUCLEOTÍDEOS OS ÁCIDO NUCLÉICOS SÃO TAMBÉM DENOMINADOS POLINUCLEOTÍDEOS, POIS SÃO POLÍMEROS COMPOSTOS.
R EPLICAÇÃO, TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO. R EPLICAÇÃO DO DNA O DNA tem capacidade de se auto-duplicar, processo que recebe o nome de REPLICAÇÃO.
A SÍNTESE DE PROTEÍNAS A SÍNTESE DE PROTEÍNAS. TRADUÇÃO (Síntese de Proteínas)  Envolve os três tipos de RNAs (RNA-m, RNA-r e RNA-t). ETAPAS 1)INICIAÇÃO.
BIOLOGIA A (Profª Lara) Livro Texto Capítulo 7(Itens 8 ao 19 ) Caderno 2 Aulas 21 a 24.
Pentose  ribose Base Nitrogenadaexclusiva  uracila Fita  simples OS TRÊS TIPOS DE RNA RNA – ribossômico (RNA-r)  componente do ribossomo, juntamente.
Ácidos Nucléicos Prof. Marcelo C. Turmas 101 e 102.
Hélio Sylvestre ÁCIDOS NUCLEICOS – DNA / RNA. Hélio Sylvestre.
ÁCIDOS NUCLÉICOS. DNA RNA Nos núcleos das células, das mitocôndrias e dos cloroplastos encontramos dois tipos de ácidos nucléicos:
Síntese de proteínas. Realiza o processo de tradução.
Organização da cromatina, arquitetura da membrana nuclear e nucléolo
Genética: Prof. Me. Gilcele berber
DNA A molécula da vida.
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
TRANSCRIÇÃO PROF: DIOGO SILVA.
Núcleo celular interfásico
Engenharia Genética.
Bases Moleculares da Regulação Gênica
Transcrição Procariótica e Eucariótica
Prof. Andréa E. M. Stinghen
Regulação Gênica em Eucariotos
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Diferenciação celular Maria Armanda Vieira Dias
ÁCIDOS NUCLÉICOS.
Replicação do DNA Bibliografia: Genes VII - Benjamin Lewin Biologia Molecular Básica-Arnaldo Zaha Lenhinger Principles of Biochemistry (3a. Ed.) Agradecimentos:
Constituição dos ácidos nucleicos NUCLEÓTIDO Unidade básica dos ácidos nucleicos. Cada nucleótido é constituído por uma base azotada, uma pentose e um.
Biologia Nuclear Prof. Guilherme.
A genética e os genes Módulo 11 BioApoio
FARMACOLOGIA Aula 2-Introdução a Farmacodiâmica.
Genética e Citogenética Professora Aline Fernanda de Almeida Chaves Rodrigues.
SÍNTESE DE PROTEÍNAS DNA RNAm RNAr RNAr Proteína Transcrição Tradução
DNA------(1) >RNA (2) > Proteínas
Ácidos nucleicos e síntese de proteínas
O Núcleo Função: coordenar todas as funções da célula.
DNA, RNA E CÓDIGO GENÉTICO ÁCIDOS NUCLÉICOS – O CÓDIGO DA VIDA DNA e RNA  cadeia de polinucleotídeos DNA e RNA  cadeia de polinucleotídeos.
Seminário de Biologia  Núcleo Celular  Cromossomos  Genoma e genes.
RNA ÁCIDO RIBONUCLEICO.
Transcrição da apresentação:

O QUE É TRANSCRIÇÃO ?

É o processo de formação do RNA a partir da cadeia-molde de DNA. E não é todo o DNA que vai ser sintetizado, apenas alguns fragmentos.RNADNA

Ocorre em presença de quem?

Procariontes O RNA POLIMERASE: no caso dos procariontes apresenta 5 subunidades: 2 subunidades alfa(a), 2 beta (b e b’) e 1 sigma

Subunidade sigma É uma subunidade que tem por função reconhecer a sequencia do DNA que deve se iniciar a transcrição. Essa sequência de DNA que da inicia a transcrição é chamada de sequência promotora.

Eucarionte Nos eucariontes existe pelo menos 3 tipos de RNA polimerase, ao contrário dos procariontes que tem somente uma.

O QUE É TRANSCRITO? É um fragmento de DNA que chamamos de gene. OS GENES dos procariontes são diferentes dos eucariontes.

Procarionte Gene policistrônico nos procariontes Seqüência única O gene fica um ao lado do outro E toda seqüência é comandada por um ÚNICO promotor

Eucarionte Cada seqüência tem seu promotor Cada gene não tem apenas seqüência codificadora Tem seqüência gênica Tem seqüência intergênica

Qual fita de DNA usar ? A escolha da fita molde depende da localização e orientação do promotor. Toda fita de RNA vai ser transcrita como aconteceu com o RNA no sentido 5’ PARA 3’

Temos 2 fitas de RNA Fita codificadora: sentido 5’ -3’ FITA MOLDE: sentido 3’-5’

ONDE OCORRE A TRANSCRIÇÃO????

DEPENDE... CITOPLASMA PROCARIONTE NÚCLEO EUCARIONTE

Procarionte: a transcrição ocorre quase simultaneamente com a tradução.

Nos eucariontes é mais complexo, o DNA vai transcrever um RNA, só que esse RNA não está completamente maduro, ele é um pré RNA mensageiro e vai sofrer um processo de splicing(alteração no extremidade 5’e 3’ ), com isso ele vai está maduro.

QUAIS OS TIPOS DE TRANSCRITOS???

3 RNAs que são transcritos a partir do DNA. RNAm: vai ser a cópia do DNA que vai ser utilizada para a sequência de aminoácido. RNAt: transporta os aminoácidos dos seus locais, no caso nos citoplasmas onde estão armazenados RNAr: O RNA ribossômico tem função estrutural. Associado a proteínas específicas, ele constitui o ribossomo

COMO O RNA POLIMERASE RECONHECE ONDE COMEÇA A TRANSCRIÇÃO ?

As regiões promotoras vão orientar onde vai começar a transcrição.

COMO OCORRE A TRANSCRIÇÃO?

Ocorre em três estágios

Podemos ver a RNA POLIMERASE se ligando a região -35, -10 do promotor e após o reconhecimento pela subunidade sigma, ocorre a abertura da fita de DNA, formando uma “bolha de transcrição”, iniciando a transcrição, depois o fator sigma é liberado.

Terminação da transcrição em procarionte.

Podemos ver o sinal p independente, esse RNA vai apresentar em determinado momento uma sequência de nucleotídeos que vai formar um grampo. Esse grampo vai desfazer a ligação do RNA com o DNA, terminando a transcrição.

Quando o RNA polimerase diminuir sua velocidade de síntese ela vai ser alcançada por uma proteína chamada de Rho, essa proteína ao chegar no local onde a RNA polimerase está fazendo a síntese do RNA ela desfaz a interação entre o DNA e RNA, terminando a transcrição.

Eucariontes Nos eucariontes a transcrição ela acontece inicialmente quando é desfeito o complexo de histonas com DNA. Então nos eucariontes nos temos a interação entre o DNA e as histonas, formando verdadeiros aglomerados. Essas interação precisa ser desfeita, elas são desfeitas por acetiltransferases. Nos eucariontes vai aparecer uma sequência que não apareceu antes nos procariontes, que são as sequências acentuadoras. (aumentam a afinidade da maquinaria de transcrição por um certo promotor).

Após transcrever o RNA, ele é um pré RNA mensageiro, ele precisa ser processado e nesse processamento vão acontecer três mecanismos, 1: adição de um caps 5’, 2: alteração de uma cauda de polo adenina na região 3’ e modificações internas com as retiradas dos introns e a ligação dos exon.

Qual é o objetivo da adição desse (cap) 5’ ?

A segunda modificação acontece na extremidade 3’, como isso ocorre? Depois que o RNA mensageiro for totalmente transcrito, ele vai transcrever uma determinada sequência sinal, tal sequência vai ser reconhecida pelo endonuclease que vai cortar a extremidade 3’, liberando uma extremidade menor, depois a polyadenylate polimerase vai adicionar várias adeninas e essas adeninas vão ser adicionadas na quebra de ATP.

A terceira modificação será a retirada do introns, os introns serão removidos do RNA mensageiros imaturo e vão ser ligados os exos 1,2,3 e 4 representam os exon.

Algumas sequências são importantes para a possibilidade de acontecer o splicing.

Esse processo de retirada dos introns forma uma estrutura chamada de splishossomo: é um complexo ribonucleoprotéico que realiza o splicing.

Após o processamento de RNA esse mensageiro precisa ser transportado para o núcleo, então esse processo só vai acontecer depois que o RNA estiver completamente maduro.