Relatório de Estágio Prática Profissional e Investigação Educacional

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Transcrição da apresentação:

Relatório de Estágio Prática Profissional e Investigação Educacional Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Mestrado em Ensino de Física e de Química

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Prática Profissional 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Ser Professor Professor de FQ Multidisciplinaridade de tarefas Componente de processos Multidisciplinaridade de tarefas Professor de FQ Escola não se limita à sala de aula Componente de conteúdos Versatilidade em várias áreas disciplinares 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Escola Salesiana de Manique 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Escola Salesiana de Manique Freguesia de Alcabideche Concelho de Cascais Distrito de Lisboa Escola Secundária com 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico (1747 alunos) Escola católica privada com agregação à congregação salesiana Regime de contrato de associação e lecionação paga (1588/159) Corpo docente maioritariamente profissionalizado (142 professores) Infraestruturas e recursos educativos de alta qualidade Laboratórios de ciências para o Secundário e para o Básico 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Atividades de Ensino 7.º ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas Lecionação de 35 aulas de 90 minutos (4 turmas) Unidade 1 – Materiais Unidade 2 – Universo Unidade 3 – Sistema Solar Unidade 4 – Planeta Terra Unidade 5 – Energia 12.º ano de escolaridade – Química Lecionação de 11 aulas de 90 minutos (1 turma) Unidade 2 – Combustíveis, Energia e Ambiente Unidade 3 – Plásticos, Vidros e Novos Materiais 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Atividades de Ensino (Exemplos) Software Científico Starry Night Pro Solar System Scope ChemBioDraw Ultra Aulas Laboratoriais Concentração Mássica Densidade Engenharia de Processos Diagramas de Blocos 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Software Científico Starry Night Pro (http://www.starrynight.com/) Sucessão dos dias e das noites e movimento do Sol visto da Terra Sucessão das estações do ano e desigualdade dos dias e das noites Orientação diurna e orientação noturna 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Software Científico Solar System Scope (http://www.solarsystemscope.com/) Movimento de rotação e movimento de translação Fases da Lua Eclipse do Sol e eclipse da Lua 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Software Científico ChemBioDraw Ultra (http://www.cambridgesoft.com/software/chembiodraw/) Desenhar estruturas de compostos em 2D e em 3D Previsão de propriedades físicas e químicas de compostos Como se faz química atualmente 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Aulas Laboratoriais 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Engenharia de Processos Diagramas de Blocos 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Atividades e Formações Visitas de Estudo Greenfest Planetário Museu Arqueológico Expo FCT Festas Escolares Santidade Juvenil São João Bosco Maria Auxiliadora 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Atividades e Formações Gerais “A sexualidade na saúde integral” “3 ou 4 coisas que se podiam mudar na educação” Particulares Scholar DNA Modellus 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Reflexão Final 5 lições aprendidas durante a prática profissional: A responsabilidade de ser aluno é diferente da de ser professor As inúmeras exigências da profissão conducentes à multidisciplinaridade O valor da natureza relacional entre aluno e professor A importância do diretor de turma e do trabalho em grupo A integração na comunidade educativa como parte da escola http://moodle.fct.unl.pt/pages/carlosmelo 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Investigação Educacional 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Investigação Educacional Introdução Investigação Educacional Desenvolvimento e avaliação de materiais pedagógicos Aspetos sociais da educação Didática e metodologias de ensino-aprendizagem 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Estudo de Caso Compreender por que razão uma escola de topo do concelho de Cascais é ultrapassada no ranking por escolas de classificação de ranking inferior a uma determinada área curricular, através da análise e caracterização de grupos disciplinares em escolas de sucesso. 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Problema 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Revisão de Literatura Teorias explicativas do insucesso escolar Teoria dos dotes Teoria do handicap sociocultural Teoria da corrente socioinstitucional Teorias explicativas do insucesso escolar Teoria dos dotes Teoria do handicap sociocultural Teoria da corrente socioinstitucional Teoria do handicap sociocultural O sucesso ou insucesso dos alunos é justificado pela sua pertença social, pela maior ou menor bagagem cultural de que dispõem à entrada na escola. Teoria dos dotes O sucesso ou insucesso é justificado pelas maiores ou menores capacidades dos alunos, pela sua inteligência, ou seja, pelos seus dotes naturais. Teoria da corrente socioinstitucional O trabalho de análise da produção do insucesso escolar ultrapassa as relações escola e meio e interessa-se pelos mecanismos que operam no interior da própria escola, pondo em evidência o carácter ativo da escola na produção do insucesso. 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Abordagem Metodológica Participantes (todos os alunos das escolas): Instrumentos: Questionários aos alunos Entrevistas aos professores Análise documental 105 alunos 62 da Escola Salesiana de Manique 43 da Escola Salesiana do Estoril 5 professores 3 da Escola Salesiana de Manique 2 da Escola Salesiana do Estoril 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Abordagem Metodológica Procedimento: Alunos Inquérito por questionário Aplicados em tempo letivo Investigador não presente 25 questões de formato fechado Dados tratados em Excel Professores Inquérito por entrevista Aplicados em tempo não letivo Investigador presente 3 partes de conversa guionada Entrevista transcrita em Word 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Análise de Resultados Alunos 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Análise de Resultados Professores 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Conclusão Principais fatores para a diferença entre as duas escolas: Diferença de níveis de exigência entre as duas escolas Grau de dificuldade praticado por ambas as escolas Classes sociais dos alunos que as frequentam Embora o estudo tenha seguido a teoria da corrente socioinstitucional, verificou-se que a teoria dos dotes e a teoria do handicap sociocultural também encaixam neste cenário. Previa-se que a teoria da corrente socioinstitucional seria a teoria que melhores resultados evidenciaria para a resposta ao problema em questão. 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Aspetos fundamentais para a vivência escolar Conclusão Tal não se verificou, levando à conclusão de que o problema aqui analisado seria causado sobretudo por características dos alunos. A mais forte teoria explicativa da diferença entre ambas as escolas revelou ser a teoria do handicap sociocultural, ou seja, é aquela que mais intensamente responde ao problema em questão. Aspetos fundamentais para a vivência escolar Adaptação do professor ao meio social variável de escola para escola Querer sempre mais e melhor Atenção diária com que se enfrenta o dia-a-dia na escola e se dá conta dos problemas a ela associados Limitações do Estudo Trabalho Futuro Restrição dos dados apenas ao ano letivo de 2009/2010 Inquirir outros anos letivos, como os anos anteriores Restrição dos dados apenas relativos a FQ Inquirir outras disciplinas de ciência, como BG Restrição dos dados apenas às escolas privadas Inquirir outras escolas, como escolas públicas 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Ranking 2010 versus Ranking 2011 05-12-2011 Relatório de Estágio – Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo

Relatório de Estágio Prática Profissional e Investigação Educacional Carlos Alberto da Silva Ribeiro de Melo Mestrado em Ensino de Física e de Química