ADEMILDE SILVEIRA SARTORI PROFESSOR TUTOR: Uma Proposta Estratégica como Suporte e Desenvolvimento na Implementação de EAD em Disciplinas de Graduação Presenciais. ELISA FARIDE SELEME ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Professor Tutor
Estratégia impulsionadora Melhoria na qualidade Educação a Distância Apoiada nas Novas Tecnologias da Informação e Comunicação: Estratégia impulsionadora Melhoria na qualidade Novas estruturas de ensino Novos conceitos Investimento em infra-estrutura Qualificação de profissionais específicos
Direcionamento dos Modelos Pedagógicos Repasse de conteúdos Aluno - como principal foco no processo Linguagem dos materiais didáticos Estimulo à autonomia e à interação Mediação pedagógica Ênfase aos processos comunicacionais
Educação Presencial em seu Novo Papel Educadores R i s c o F a t o Modernização e Flexibilização do Ensino Presencial
Legislação para EAD Portaria N° 2.253, de 18 de outubro de 2001, Ministério da Educação (MEC), a qual institui que os Institutos de Ensino Superior (IES) do Brasil poderão, [...], oferecer até 20% de suas disciplinas na forma de cursos não presenciais. [...] deverão utilizar tecnologias integradas de informação e comunicação.
Iniciativas Inovadoras REQUEREM Acompanhamento e Assessorias Especializadas Apresentação e Desenvolvimento PROJETOS de EAD Complementação ao Ensino Presencial EXIGE Maior Desenvolvimento Capacitação Profissional Amparo e Orientação
Experiências de EAD em apoio ao Ensino Presencial Iniciativas na implantação de sistemas híbridos de ensino e aprendizagem; Desenvolvimento de ambientes virtuais que permitem a aprendizagem colaborativa; Implantação de atividades a distância para a complementação de cursos presenciais.
Atividade do professor = tutoria mediada tecnologicamente Iniciativas de implantação em EAD Continuidade Metodologias de ensino diferenciadas e necessárias para EAD Conhecimento Necessidade
Professor Tutor e seu Perfil Processo de desenvolvimento de um novo estilo de docência (EMERENCIANO; SOUSA; FREITAS, 2001, p.8)
Características de cada instituição e de cada curso Influências nas Ações Proposta pedagógica (SOUSA, 2004, p. 2) Características de cada instituição e de cada curso Perfil dos alunos (FLEMMING; LUZ; LUZ, 2002, p. 5)
Novo Estilo de Docência Dedicação Extensiva Confiança Atualização das Informações Estratégias de Socialização
Transposição do ensino convencional; Adaptações para o novo contexto; Contribuições do PROFESSOR TUTOR no Desenvolvimento de EAD para o Ensino Superior Transposição do ensino convencional; Adaptações para o novo contexto; Flexibilização das disciplinas; Prevenção e correção de possíveis desvios; Implantação, aprimoramento e o estabelecimento de projetos em EAD.
Ademilde Silveira Sartori Ademilde@matrix.com.br Elisa Faride Seleme selemeseleme@terra.com.br http://gfarias.com/br_qs_elisa.htm Ademilde Silveira Sartori Ademilde@matrix.com.br