EAD: Fim das Barreiras Espaciais? l As bases teóricas da EAD são frágeis. l Dificuldade de estabelecer fundamentos neste campo. l Não se produz esforços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Maria Nélida Gonzalez de Gomes
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
A visão Grega da Ciência
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Pré-Discussão do Artigo “Is Computer Science Science?”
DIRETRIZES CURRICULARES
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Ana Cristina Ghisleni
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Filosofia, história e política. Trabalhando com o conceito de paradigma.
Escola Superior de Guerra
ACADÊMICA: JACQUELINE A. F DOS S. JORDÃO 3°PERÍODO –TARDE
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
A que distância estaremos da Idade Moderna?
Teorias do conhecimento
O DESENVOLVIMENTO DA GEOGRAFIA: a necessidade de compreensão do mundo.
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
Arilise Moraes de Almeida Lopes NUTES-UFRJ / CEFETCampos Flávia Rezende NUTES-UFRJ Rentato Araújo NUTES-UFRJ Salvador Setembro, 2004 Desenvolvimento do.
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profª Drª Monica Ribeiro da Silva
Formação de Professores na UFMS:
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
Monografia Adirleide Greice Carmo de Souza
Luiz Pereira da Silva Júnior Monte Dourado - PA
SILVANA BERBEL FERNANDES
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Parâmetros Curriculares – Língua Portuguesa, Matemática e EJA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Educação Especial Aula 7
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
Política Educacional Brasileira
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Antonia Maria Coelho Ribeiro
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Evolução Histórica do Conhecimento Científico
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Geografia - Apresentação Ciência Geográfica
Tecnologias Digitais em Espaços Educativos. O métodO O Método ( ): grande obra de Morin, organizada em 06 volumes:  A natureza da natureza 
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Escola de Formação Política Miguel Arraes. Curso de Formação, Capacitação e Atualização Política dos Filiados, Militantes e Simpatizantes Módulo I História.
O papel do Estagio na Formação de Professores
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Processos de produção textual Profª Margarete Apª Nath Braga.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Transcrição da apresentação:

EAD: Fim das Barreiras Espaciais? l As bases teóricas da EAD são frágeis. l Dificuldade de estabelecer fundamentos neste campo. l Não se produz esforços nacionais e internacionais para embasamento teórico das experiências realizadas separadamente.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Acreditamos que sabemos o que seja ead. l Maior parte do esforço empregado neste campo ocorre na lógica da empresa. l Muita informação sobre alunos, sua história, motivação; produção de materiais e avaliação. E as bases teóricas ?

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l KERLINGER ( 1975 ): é preciso criar uma teoria da EAD que permita designs de conceito e de estrutura para viabilizar hipóteses a serem comprovadas em sua relação com a prática. l Posições otimistas x posições pessimistas.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Democratização do ensino. l Única possibilidade para países com grande dimensão territorial. l Redução de custos. l Ensino feito sob medida para empresas, governos e instituições. l Flexibilidade de espaço e de tempo para a aprendizagem.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Qual a idéia de espaço que encontra-se relacionada a EAD ? l Espaço como extensão = espaço geométrico, matemático, sinônimo de distância. l Espaço histórico-produzido = espaço como estrutura e estruturador da sociedade. Materialismo histórico e geográfico

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l De acordo com FOCAULT ( 1991 ) a sociedade moderna caracteriza-se pela sociedade disciplinar, em oposição às sociedades penais, anteriormente dominantes.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l De acordo com DELEUZE ( 1997 ) o debate parte da sociedade disciplinar foucautiana e da crise das instituições básicas que a sustentam ( família, escola, fábrica, Exército, sistema carcerário e hospitalar ), para afirmar que estamos entrando na sociedade de controle. l É a radicalização do princípio panóptico - tecnologia no lugar da torre central - ou o novo sinóptico.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Existe uma deficiência sobre a reflexão no debate de uma modernidade espacialmente inventada. l Usa-se a categoria espaço sem se fazer acompanhar de uma construção conceitual capaz de embasar os amplos interesses e necessidades.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l As expressões como espaço urbano, espaço mental, espaço político, espaço social e espaço sideral não são um mesmo substantivo. l A ciência moderna substituiu o saber pelo conhecimento.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Bacon, Descartes, Locke e Newton arrumaram a idéia de ciência e da qual deriva a noção de espaço socialmente aceito pela sociedade moderna. l Desenvolve-se um conhecimento apoiado na matemática = espaço absoluto de Newton.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Einstein e a Teoria da Relatividade = o tempo é relativo e o espaço estaria subordinado a relatividade do tempo. l Física quântica = caos, incerteza e complexidade.

EAD: Fim das Barreiras Espaciais ? l Analisar os novos arranjos espaciais destinados a EAD em busca de uma interpretação da EAD sob o ponto de vista espacial e temporal. l CEDERJ – Caso em estudo.