Análise e melhoria de processos Matriz de priorização

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Análise e melhoria de processos Matriz de priorização Quando uma alternativa deve ser selecionada entre outras, um ótimo processo é o de ponderar diferentes critérios de avaliação. Formamos, dessa forma, uma matriz de decisão que vai revelar os pontos fortes e fracos de cada alternativa. Siga as instruções para formar a matriz de decisão:

Análise e melhoria de processos Matriz de priorização Em geral utilizamos 3 tipos de matrizes de priorização: Matriz para priorizar problemas (GUT) Matriz para priorizar causas de um problema Matriz para priorizar soluções

Análise e melhoria de processos Matriz para priorizar problemas (GUT) Na matriz GUT os problemas são analisados quanto a: Gravidade: qual a importância do dado em relação ao problema Urgência: qual a urgência que se deve ter para esse dado Tendência: o problema pode se agravar ou se multiplicar no tempo por causa desse dado

Fabricação de máquinas Análise e melhoria de processos Fabricação de máquinas Problemas G U T GxUxT Concepção da máquina não atende as expectativas do mercado 5 4 1 20 Demora na formação do grupo de trabalho 100 Escolha errada de fornecedores 3 36 Desistência de clientes 2 50 Planejamento inconsistente

Análise e melhoria de processos Matriz para priorizar causas potências Assim como foi utilizada uma matriz específica para priorizar um problema, também podemos utilizar uma matriz para priorizar causas potencias que levam a ocorrência desses problemas.

Análise e melhoria de processos 15 5 3 1 2 4 14 8 Causas para o problema de demora para a formação do grupo de trabalho Falta de coordenador Falta de treinamento Sobre-caga de trabalho Falta de motivação Projeto fora do perfil da empresa João 5 3 1 2 Pedro 4 Maria Soma Total 14 15 8

Análise e melhoria de processos Matriz para priorizar soluções O objetivo dessa matriz é ajudar na escolha da melhor solução a ser implementada segundo critérios pré-estabelecidos.

Contribuição para o cliente Análise e melhoria de processos Solução Baixo custo Rapidez Elevado inpacto Contribuição para o cliente Total A 3 1 5 12 B 16 C 18 D 2