INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teorias Sociológicas Clássicas e o Esporte
Advertisements

Para abrir as ciências sociais:
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
SOCIOLOGIA E SOCIEDADE
Estruturalismo e Funcionalismo
Escola Superior de Educação
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Ilusão Biográfica “A narração, seja biográfica ou autobiográfica, como aquele do pesquisado que “se entrega” a um pesquisador, propõe acontecimentos que.
Motivos mais frequentes de enviesamento de diagnósticos
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
O QUE É SOCIOLOGIA?.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
Escola Secundária com terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires
Comportamento Organizacional
A SOCIOLOGIA ATÉ AOS ANOS 70 DO SÉCULO XX NOS EUA
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Professora Suraia Rahmé
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
CIÊNCIAS SOCIAIS Universidade de Coimbra
Especialização em Políticas Públicas
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Etnografia e Etnologia
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
PSICOPEDAGOGIA.
PSICANÁLISE.
Fazer Sociologia 10 Figuras elaboradas por José Portela a partir do texto de A. Giddens (2000), Cap. 1, pp
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
A representação social dos adolescentes do bairro Potecas,São José, sobre a AIDS e a liberação da distribuição de preservativos em escolas públicas. Autora.
Teoria Sociocultural.
Sociologia geral Introdução.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
Perguntas de Modelação
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
Autor: Jefferson de Souza Bernardes
Constatação subjacente a Teoria dos Sistemas:
As principais tendências do pensamento antropológico contemporâneo
Tipos de Estudos.
Sociologia Por quê?.
CLASSES SOCIAIS Prof. Antonio Lázaro Sant’Ana
INTERACIONISMO SIMBÓLICO
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
Karl Marx: História, Dialética e Revolução
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Alain Touraine.
EVOLUÇÃO DA SOCIOLOGIA SÉC. XIX – SÉC. XXI
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS CLASSES.
FACULDADE DE DESPORTO DA UNIVERSIDADE DO PORTO Discentes: o Joana Fernandes Van-zeller Campos o Joana Filipa Pinto Correia o João Diogo Costa o Maria Teresa.
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
CULTURA PARA SOCIOLOGIA, CULTURA É TUDO AQUILO QUE RESULTA DA CRIAÇÃO HUMANA. NÃO EXISTE CULTURA SUPERIOR OU INFERIOR, MELHOR OU PIOR, MAS SIM CULTURAS.
Envolvimento do pesquisador na pesquisa MODELO CLÁSSICO DE PESQUISA: Trata os fatos sociais como coisa (Durkheim, 1973). Ciência é uma disposição para.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Anthony Giddens (1938, Londres), em sua obra teórica considera a articulação entre sociedade e indivíduo. Do ponto de vista metodológico, realiza uma síntese.
Anthony Giddens Principais obras: Conceitos:
RAÍZES A RELAÇÃO ESCOLA-SOCIEDADE
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Comportamento Organizacional
Problemas da Estética.
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
ABORDAGENS DA PSICOLOGIA PROF. ALESSANDRA TONELLI.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS Docente: Prof. Doutor José Manuel Canavarro

SOCIOLOGIA RADICAL C. Wright Mills (1916-1962) - White Collar (1951) - The Power Elite (1956) - Character and Social Structure (1953), em co-autoria com Hans Gerth - Listen Yankee: The Revolution in Cuba (1960) - The Marxists (1962)

SOCIOLOGIA RADICAL As ideias de Mills foram, mesmo no contexto da própria disciplina, objecto de críticas severas e duma clara marginalização. A estas, o autor respondeu com a publicação de Sociological Imagination (1959), uma obra de referência na qual faz uma crítica feroz ao funcionalismo estrutural. Nessa obra, Mills faz a distinção teórica entre assuntos pessoais e assuntos públicos e refere a ligação entre os dois como um focus da Sociologia, questão que se tornou premente para esta disciplina.

TEORIA DO CONFLITO Um outro percursor duma ligação do Marxismo à teoria Sociológica foi a Teoria do Conflito que surge como alternativa ao Funcionalismo Estrutural. Lewis Coser, Randal Collins e Ralf Dahrendorf foram alguns dos sociólogos que desenvolveram esforços para integrar o interesse pelo conflito social numa análise das estruturas. Em qualquer um destes casos, segundo Ritzer (1996), os autores “pecaram” por uma deficiente análise do conflito junto dos actores sociais, sobre os seus pensamentos e acções, concentrando o conflito e a tensão nas peças dos sistema social ou nas estruturas.

TEORIA DA TROCA (SOCIAL) DE HOMANS Homans pretendia afastar-se das ênfases cultural e estrutural da teoria de Parsons e queria concentrar a sua atenção nas pessoas e no respectivo comportamento. Para o efeito, baseou-se nas teses de B. F. Skinner, um importante psicólogo behaviorista e publicou, em 1958, um artigo intitulado Social Behavior as Exchange e, posteriormente, em 1961, um livro Social Behavior: Its Elementary Forms. Segundo Homans, a Sociologia deve estudar o comportamento individual e a interacção e deve remeter para um plano secundário o estudo de estruturas e de instituições. O comportamento humano teria uma determinante social imposta pela troca de recompensas e punições que se estabelece entre as pessoas e a premissa é de que a interacção é provável que continue quando existe troca de recompensas.

TEORIA DA TROCA (SOCIAL) DE HOMANS Peter Blau, publicou Exchange and Power in Social Life e procurou, dentro desta perspectiva teórica, integrar a troca aos níveis estrutural e cultural, iniciando pela troca entre actores mas chegando à troca entre estruturas que emergem da troca entre actores. A Teoria da Troca tem alguma repercussão na actualidade, destacando-se os trabalhos de Richard Emerson (1981) e o esforço deste autor por desenvolver uma abordagem integradora micro-macro da perspectiva teórica da troca.

A ANÁLISE DRAMATÚRGICA Erving Goffman (1922-1982) é considerado o último expoente da Escola de Chicago. Goffman obteve o seu Doutoramento na Universidade de Chicago mas trabalhou na Universidade de Berkeley e o seu trabalho foi de molde a marcar o seu nome como um dos principais sociólogos contemporâneos. Entre as décadas de 50 e de 70, Goffman publicou um conjunto de artigos e de livros que deram corpo à análise dramaturgica como variante do interaccionismo simbólico. O livro Presentation of Self in Everyday Life (1959) apresenta as ideias de Goffman e as similitudes que o autor descortina entre as práticas de encenação e de representação teatral e o conjunto de “actos” que levamos a cabo nas nossas interacções quotidianas, indo mesmo muito longe na analogia entre o teatro e a vida quotidiana (as noções de front region e back region são, por analogia, o palco e os bastidores teatrais).

A ANÁLISE DRAMATÚRGICA Para Manning (1992), o trabalho de Goffman é claramente consistente com as suas raízes simbólico-interaccionistas, tendo o autor ido mais além ao aplicar a metáfora teatral aos processos sociais de pequena escala e pode considerar-se Goffman, segundo também Randall Cllins, como o “micro-sociólogo” mais proeminente da actualidade. No plano metodológico, a análise dramatúrgica tem sido aplicada em diversas pesquisas empíricas, sendo esta mais uma potencialidade da teoria. No entanto, Ritzer (1996) refere algumas críticas: esoterismo; pouca abrangência (muito micro).

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA DA VIDA QUOTIDIANA Década de 60 e 70 A Sociologia Fenomenológica de Alfred Schutz foi marcante no desenvolvimento das correntes fenomenológica e etno-metodológica nos EUA. Schutz tomou como base teórica a filosofia fenomenológica de E. Husserl e preocupou-se em estudar os processos segundo os quais os indivíduos se apercebiam da consciência dos outros a partir da sua própria consciência e em utilizar a esta intersubjectividade para compreender o mundo social.

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA DA VIDA QUOTIDIANA A maior parte do trabalho de Schutz concentrou-se numa fatia do mundo social – o mundo da vida quotidiana. Este seria um mundo intersubjectivo no qual as pessoas criam a realidade social e são simultaneamente constrangidas pelas estruturas sociais e culturais criadas pelos seus predecessores. Schutz distinguia dois tipos de relações quotidianas: as próximas ou íntimas; as mais distantes e impessoais. Considera as primeiras como muito importantes mas as segundas como mais fáceis de estudar pelos sociólogos, uma vez que as primeiras implicam grandes riscos de subjectividade.

O DESENVOLVIMENTO DA SOCIOLOGIA DA VIDA QUOTIDIANA No contexto das Sociologias da Vida Quotidiana, faz sentido mencionar a ETNOMETODOLOGIA – o estudo do corpo de senso-comum e conhecimento partilhado e o conjunto de procedimentos e métodos pelos quais o membro duma sociedade atribui sentido e se comporta nas condições sociais em que se encontra. Mais que se concentrarem naquilo que a pessoas pensa, o que importa é aquilo que o sujeito faz no dia a dia - Garfinkel.

Outras teorias importantes [e a estudar]: Teoria Feminista Pós-Estruturalismo [Foucault] Integração Micro-Macro [Ritzer] Integração Estrutura-Acção [Giddens; Archer; Bourdieu; Habermas]