Educação Visual e Tecnológica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
7º. ANO - LÍNGUA PORTUGUESA
Advertisements

A Banda Desenhada, BD ou Histórias aos Quadradinhos é uma forma de arte sequencial, que conjuga texto e imagens, com o objectivo de narrar histórias dos.
Introdução aos Estudos Linguísticos
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Redação Publicitária I
LINGUAGEM, DISCURSO E TEXTO
Expressão Plástica Luz / Cor.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Vamos estudar banda desenhada!
ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO DE UMA IMAGEM
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Texto verbal, não verbal e sincrético
Uso e normas da língua Linguagem
Agrupamento de Escolas
C O R A Automático até acabar o som Prof. Luís pessegueiro.
O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
O simbolismo das cores.
Educação Visual e Tecnológica Maria João Jacinto
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
Cor A UTILIZAÇÃO DA Rui Pinho - Educação Visual.
Comunicação & Expressão
Acto de transmitir e receber mensagens pela utilização de sinais ou de símbolos Homem = ser social Língua oral e escrita = instrumento fundamental da comunicação.
COMUNICAÇÃO Fornecimento ou troca de informações, de idéia ou de sentimento, através de: PALAVRAS SINAIS GESTOS.
COMUNICAÇÃO GERENCIAL.
Funções da Linguagem.
Educação Visual e Tecnológica
Tipos de Comunicação.
Sejam bem-vindos!.
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
COMUNICAÇÃO Tudo o que nos envolve estabelece connosco um diálogo, transmite-nos uma informação. Recebemos mensagens através dos gestos, das expressões.
LINGUAGEM O que é linguagem ? A linguagem é própria do ser humano ?
Comunicação.
Revisão para a prova Códigos Visuais.
Docente: Hermenegildo Guimarães
Comunicação.
"The more you see, the more you know." Disciplina de Desenho A, 11ºANO Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.
Trabalho realizado por: Igor Silva Fot.14
Semiologia Tipos de Signo Curso: Técnico de Fotografia
Semiologia Tipos de signos
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Comunicação e Redação Empresarial
Tipos de Signos Bruno Pereira, nº: FT14.
Tipos de signos Catarina Ferreira º de Fotografia
Tipos de signo Trabalho realizado por: Cláudia Alves nº Fotografia14
Conceitos Introdutórios
Escola : COOPEN Aluno : Gabriel Série : 5° ano
Escola: Coopen Série: 5° ano B Aluno: Vitor.
Escola:Coopen Série:5°ano A Aluno:João Vitor
ESCOLA: COOPEN SÉRIE: 5°ANO A ALUNO: DIÔGO. E nossa comunicação como vai ?
Escola: COOPEN Série: 5° Aluna: Isabela Sousa Freitas.
A Banda Desenhada.
Escola: COOPEN Série: 5ºano A Aluna: Isabella Moraes.
CEJA/CECIERJ Módulo 1 – Unidade 1. É o conjunto de conhecimentos de um povo, transmitidos através de gerações. Estes conhecimentos congregam arte, folclore,
A Banda Desenhada Susana Silva.
Pictogramas Fonogramas Ideogramas Abstrato.
Linguagem escrita e falada Série: 5º ano A Escola: COOPEN Aluna: Eduarda.
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Arte
Escola: COOPEN COC Série: 5º ano B Aluna: Maria Júlia Bueno Vieira
Escola: Coopen Série: 5°ano A Aluno: Arthur Pires Carrile c.
COMUNICAÇÃO VISUAL Origem e conceito de comunicação, o processo de comunicação visual. O Indício, o Ícone, Sinal e Símbolo como signos adotados na comunicação.
A COMUNICAÇÃO FRENTE AOS DESAFIOS DA NEGOCIAÇÃO. MODELO UNIDIRECIONAL CONSIDERA QUE O PAPEL PRINCIPAL DA COMUNICAÇÃO É A TRANSMISSÃO DE MENSAGENS GERA.
¬ normas de orientação para elaboração de: Cartazes CAD-cascais  
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
COMUNICAÇÃO OS GERENTES PASSAM MAIS DE 75% DO SEU TEMPO SE COMUNICANDO; A COMUNICAÇÃO É FREQUENTEMENTE DEFINIDA COMO A TROCA DE INFORMAÇÕES ENTRE UM TRANSMISSOR.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 5.
Transcrição da apresentação:

Educação Visual e Tecnológica Comunicação Visual ©RReisilva2mil3

Comunicar o que é? Comunicar significa transmitir uma mensagem, através de um sistema organizado de símbolos, ao qual chamamos linguagem. Mensagem EMISSOR RECEPTOR Código Canal de Comunicação Ruído

Tipos de Comunicação Oral Escrita Linguagem Verbal Escrita A mensagem a transmitir deverá ser simples e clara de forma a que os nossos 5 sentidos a possam captar fácil e inequivocamente Sons Gestos Linguagem Não Verbal Sinais Imagens

Comunicação Visual Comunicar Visualmente significa organizar e estruturar uma mensagem através de signos visuais (imagens, gestos, ...) que constituem, assim, o código de uma linguagem. Signos visuais: Sinais próprios da linguagem não verbal Código: é o sistema de comunicação que permite transmitir a mensagem. Para o código funcionar tanto o emissor como o receptor terão de o conhecer.

Diferentes Tipos de Signos Visuais Índice / Indício Comunicam uma mensagem que não está completa, apenas é sugerida.

Diferentes Tipos de Signos Visuais Sinais Transmitem uma informação que é percebida por todos da mesma maneira. São simples, de apreensão rápida e servem para informar e/ou identificar locais e serviços. É preciso que as pessoas conheçam antecipadamente o código do sinal.

Diferentes Tipos de Signos Visuais Símbolo É uma imagem de marca e de identidade. Só são percebidos por quem os conhece.

Diferentes Tipos de Signos Visuais Icones São signos visuais directos, ou seja, há uma relação directa entre o real e a imagem representada.

Linguagem Mista Existe uma associação da comunicação verbal à comunicação não verbal, ou seja, utiliza-se ao mesmo tempo a imagem e a palavra.

Linguagem Mista Marcas É o sinal distintivo de um produto, empresa, instituição, turma, ...

Linguagem Mista Marcas Da marca fazem parte o Logótipo e o Símbolo: Logotipo Marca constituída por grupo de letras, que forma sigla ou palavra especificamente desenhada para uma empresa, instituição, ... Símbolo É uma imagem de marca e de identidade

Exemplos de marcas (símbolos e/ou logótipos)

Imagens na Comunicação Imagem: Visual Gostativa Auditiva Tátil olfativa

Denotação e conotação visual

Imagens informativas Emoções intensas Impacto Visual Metáfora Visual

Publicidade É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de ideias associadas a empresas, produtos ou serviços.

A cor na comunicação A cor é utilizada como um poderoso meio para comunicar: - Nos sinais de trânsito, na informação, nos locais perigosos, nos botões de comando, nas maquinas, no vestuário, na publicidade, nos hospitais, nas oficinas, na banda desenhada, nos cartazes, etc... Assim, devemos ter muito cuidado e atenção no uso da cor pois é ela que reforça o sentido da mensagem: Luz, pureza, paz, o bem Escuridão, tristeza, morte, o mal Amanhecer, alegria, flores, luz Perigo, fogo, quente, excitação, proibição Tranquilidade, frio, água, céu, calma Esperança, segurança, frescura

FIM