PLANO DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS IFES REUNI Ieda Diniz Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOT AN OFFICIAL UNCTAD RECORD
Advertisements

F Ó RUM NACIONAL DE PR Ó - REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRA Ç ÃO Salvador, 18 de setembro de 2008.
FÓRUM NACIONAL DE PRÓ- REITORES DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO Palmas, 27 de março de 2009.
Unidade 01 – O território brasileiro
BANDEIRAS DOS ESTADOS BRASILEIROS
2º. Salão da Graduação e 3º. Salão EAD – UFRGS junho 2007 Expansão do Ensino Superior - reflexões sobre a sua implementação na UFRGS - Prof. Norberto Hoppen.
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Exploração das Universidades Federais – REUNI Prof. Dr. Walter Martins Rodrigues.
Plano Nacional de Turismo 2003 – 2007 e Programa de Regionalização
Introdução Em nosso trabalho, apresentamos a história do CPF, suas características, buscando destacar de forma simples e objetiva como este documento tornou-se.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
COMISSÃO BRASILEIRA DE
Apresentação para o Câmara dos Deputados 20 de junho de 2006
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
Regionalização do espaço brasileiro
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Formação PROJOVEM URBANO gestores estaduais Sistema de Monitoramento e Avaliação - SMA Brasília, novembro de 2008.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
Especialização da Justiça nos Estados Brasileiros
Edicão Número 79 de 25/04/2007 Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 6.096, DE 24 DE ABRIL DE 2007 Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação.
Coordenação Geral de Redes Públicas
DISTRITO FEDERAL.
O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR) NA BAHIA
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
ABEPSS RELATÓRIO da GESTÃO Quem é de Luta... Avança!!!
Julho de 2007.
Brasília - DF São Paulo – São Paulo Niterói – Rio de Janeiro.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
O ENSINO DE JORNALISMO E AS NOVAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS Adriana Cristina Omena dos Santos Universidade Federal do Tocantins.
- Mar/09- Terra dos Homens Grupo deTrabalho Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária Participação MDS.
MESA REDONDA 2 – REUNI & o Acesso ao Ensino Superior MESA REDONDA 2 Influência do REUNI nas Condições de Acesso ao Ensino Superior das Universidades Públicas.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial Coordenação.
São Paulo, janeiro 2007 MAPA DA DIVERSIDADE – Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência Empregados do Sistema Bancário.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Desigualdades Raciais no Brasil e Políticas de Ações Afirmativas na Universidade.
Brasil: Divisão Política
Administração.
Introdução a Biomedicina
Iniciativa do GCUB e da CAPES com o apoio da Universidade de Coimbra. Visa elevar a qualidade de graduação e melhorar o ensino dos cursos de licenciatura.
Curso de Especialização LOCAIS EM QUE ESTÁ OCORRENDO O CURSO em 2009.
ENEM. Sobre o Enem A prova do Enem tem cinco notas, uma para cada área de conhecimento avaliada: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Balanço dos Programas Reuni e Expansão Adriana Rigon Weska Diretora de Desenvolvimento da Rede de IFES Secretaria de Educação Superior.
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Ministério da Educação - MEC Ministério da Justiça - MJ
Repositórios institucionais: uma experiência de implantação nacional Bianca Amaro (IBICT) Seminário Internacional Acesso Livre ao Conhecimento - Fiocruz.
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AS REGIÕES DO BRASIL.
Diretoria de Educação Básica Presencial CAPES Julho de 2009.
Diretor de Educação a Distância Coordenador Nacional da UAB
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
Ministério da Educação Secretaria de Educação Superior Diretoria de Políticas e Programas para a Graduação Outubro/2010.
Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde SESu/MEC
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
O sistema de gestão integrada da RBMLQ-INMETRO (SGI)
Olivier Blanchard Pearson Education CAPÍTULO 1 Um giro pelo mundo.
57º FORUM NACIONAL DE REITORES DA ABRUEM
Consultor de Planejamento
De Olho nas Metas Relatório de acompanhamento das 5 Metas do Todos Pela Educação.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Hanseníase – taxas anuais de detecção BRASIL, 1986 a 2003* * Dados preliminares, casos. Posição 31/03/2004. FONTES : ATDS/CGDEN/DEVEP/SVS/MS; SES;
Relatório 2015 Sior – Sistema Integrado de Ouvidorias na RBMLQ-I TipoTotalConcluídosSem Resposta Denúncias mais demandadas Denúncia Informação
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Brasília - DF Outubro de 2009 COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E MINORIAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
O SIGNIFICADO DA MÃOZINHA... Doar Unir Compartilhar Solidarizar-se Cuidar.
Brasília, agosto de 2014 Ministério da Saúde RC/DAPES/SAS.
Inscrições Enem Inscrições confirmadas Perfil dos participantes Enem 2015 GRUPO TOTAL Não está cursando o ensino médio Já concluiu o ensino.
MINISTÉRIO DA SAÚDE FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PLANO DE ACELERAÇÃO DO CRESCIMENTO PAC - FUNASA – 2007 / 2010 Resíduos Sólidos DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA.
Equipe técnica – MEC/SESU/CGPO PANORAMA RESUMO : IFES VISITADAS PARA MONITORAMENTO IFES PROGRAMADAS PARA VISITAR IFES NÃO VISITADAS IFES.
Transcrição da apresentação:

PLANO DE REESTRUTURAÇÃO E EXPANSÃO DAS IFES REUNI Ieda Diniz Departamento de Desenvolvimento da Educação Superior

Porcentagem da população adulta com ensino superior completo Fonte: Observatório Universitário, nº 63

Metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação Prover, até o final da década, a oferta de educação superior para, pelo menos, 30% da faixa etária de 18 a 24 anos;Prover, até o final da década, a oferta de educação superior para, pelo menos, 30% da faixa etária de 18 a 24 anos; Ampliar a oferta de ensino público de modo a assegurar uma proporção nunca inferior a 40% do total das vagas;Ampliar a oferta de ensino público de modo a assegurar uma proporção nunca inferior a 40% do total das vagas; Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do País;Estabelecer uma política de expansão que diminua as desigualdades de oferta existentes entre as diferentes regiões do País; Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando o,inclusive,para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada;Estabelecer um amplo sistema interativo de educação a distância, utilizando o,inclusive,para ampliar as possibilidades de atendimento nos cursos presenciais, regulares ou de educação continuada; Assegurar efetiva autonomia didática, científica, administrativa e de gestão financeira para as universidades públicas;Assegurar efetiva autonomia didática, científica, administrativa e de gestão financeira para as universidades públicas;

Metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação Estabelecer diretrizes curriculares que assegurem a flexibilidade e diversidade nos programas de estudos oferecidos de forma a melhor atender às necessidades diferenciais de suas clientelas e às peculiaridades das regiões nas quais se inserem;Estabelecer diretrizes curriculares que assegurem a flexibilidade e diversidade nos programas de estudos oferecidos de forma a melhor atender às necessidades diferenciais de suas clientelas e às peculiaridades das regiões nas quais se inserem; Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos seqüenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino;Diversificar a oferta de ensino, incentivando a criação de cursos noturnos com propostas inovadoras, de cursos seqüenciais e de cursos modulares, com a certificação, permitindo maior flexibilidade na formação e ampliação da oferta de ensino; Estimular a consolidação e o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa das universidades, dobrando, em dez anos, o número de pesquisadores qualificados.Estimular a consolidação e o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa das universidades, dobrando, em dez anos, o número de pesquisadores qualificados.

Expansão das IFES Primeira Etapa

UFRJ | Universidade Federal do Rio de Janeiro UFMG | Universidade Federal de Minas Gerais UFRGS | Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFBA | Universidade Federal da Bahia UFPR | Universidade Federal do Paraná UFC | Universidade Federal do Ceará UFRPE | Universidade Federal Rural de Pernambuco UFG | Universidade Federal de Goiás UFJF | Universidade Federal de Juiz de Fora UFPA | Universidade Federal do Pará UFPB | Universidade Federal da Paraíba UFSM | Universidade Federal de Santa Maria UFF | Universidade Federal Fluminense UFRN | Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFSC | Universidade Federal de Santa Catarina UFES | Universidade Federal do Espírito Santo UFAL | Universidade Federal de Alagoas Jucelino Kubittscheck Carlos Coimbra da Luz João Café Filho Eurico Gaspar Dutra Epitácio Pessoa Linha do Tempo

UFAM | F. Universidade Federal do Amazonas UnB | F. Universidade de Brasília UFRRJ | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFPE | Universidade Federal de Pernambuco UFMA | F. Universidade do Maranhão UFS | F. Universidade Federal de Sergipe UFPI | F. Universidade Federal de Piauí UFSCAR | F. Universidade Federal de São Carlos UFV | F. Universidade Federal de Viçosa UFOP | F. Universidade Federal de Ouro Preto FURG | F. Universidade Federal do Rio Grande UFPEL | F. Universidade Federal de Pelotas UFU | F. Universidade Federal de Uberlândia UFMT | F. Universidade Federal de Mato Grosso UFAC | F. Universidade Federal do Acre UFMS | F. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UNIRIO | Universidade Federal do Estado do Rio de Jan UNIR | F. Universidade Federal de Rondônia João Batista Figueiredo Ernesto Geisel Emílio Médice Costa e Silva Castelo Branco João Goulart Linha do Tempo

UFRR | F. Universidade Federal de Roraima UNIFAP | F. Universidade Federal do Amapá UFLA | Universidade Federal de Lavras UNIFESP | Universidade Federal de São Paulo UFT | F. Universidade Federal do Tocantins UNIFEI | Universidade Federal de Itajubá UFRA | Universidade Federal Rural do Amazonas UFSJ | F. Universidade Federal de São João Del-Rei UFCG | Universidade Federal de Campina Grande UNIVASF | F. Univ. Fed. do Vale do São Francisco UNIFAL | Universidade Federal de Alfenas UFVJM | Universidade Fed dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFTM | Universidade Federal Triângulo Mineiro UFERSA | Universidade Federal Rural do Semi Árido UFTPR | Universidade Federal Tec do Paraná UFABC | Universidade Federal do ABC UFGD | Universidade Federal da Grande Dourados UFRB | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia UFCSPA | F. Univ Fed de Ciências da Saúde de POA UNIPAMPA | Universidade Federal do Pampa Luíz Inácio Lula da Silva Fernando Henrique Cardoso Itamar Franco José Sarney Criadas Transformadas Consolidadas Linha do Tempo

Expansão das IFES Primeira Etapa Criação de 4 Novas UniversidadesCriação de 4 Novas Universidades Criação de 6 Novas Universidades por TransformaçãoCriação de 6 Novas Universidades por Transformação Consolidação de 2 UniversidadesConsolidação de 2 Universidades Criação e Consolidação de 59 Campi UniversitáriosCriação e Consolidação de 59 Campi Universitários

Novas Universidades Universidade Federal do ABCUniversidade Federal do ABC Universidade Federal da Grande DouradosUniversidade Federal da Grande Dourados Universidade Federal do Recôncavo da BahiaUniversidade Federal do Recôncavo da Bahia Universidade Federal do PampaUniversidade Federal do Pampa

Universidade Federal do ABC

UFGD - Dourados

Novas Universidades por Transformação Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri – UFVJMUniversidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri – UFVJM Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTMUniversidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM Universidade Federal de Alfenas – UNIFALUniversidade Federal de Alfenas – UNIFAL Universidade Federal Tecnológica do Paraná – UTFPRUniversidade Federal Tecnológica do Paraná – UTFPR Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – FUFCSPAUniversidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre – FUFCSPA

Consolidação de Universidades Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASFUniversidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF Universidade Federal do Tocantins – UFTUniversidade Federal do Tocantins – UFT

Novos Campi Universitários Novos Campi Universitários

Criação e Consolidação de campi Nordeste Maranhão: Imperatriz; Chapadinha. Piauí: Parnaíba; Picos; Bom Jesus. Ceará: Cariri. Sobral Quixada Paraíba: Sergipe Cuité. Itabaiana Pombal Litoral Norte Pernambuco: Serra Talhada; Garanhuns; V. Sto. Antão; Caruaru. Alagoas: Arapiraca. Bahia: V. Conquista; Barreiras MA PI BA CE SE RN PB PE AL

UFAL - Arapiraca

Região Norte Amazonas: Coari; Benjamim Constant; Humaitá. Parintins Itacoatiara Pará: Marabá; Castanhal; Bragança; Santarém. Acre: Cruzeiro do Sul AM AC PA RR AP TORO

UFAM – Benjamin Constant

Região Sudeste SP MG RJ ES Minas Gerais: Teófilo Otoni. Ituiutaba Rio Paranaíba Divinopólis (novo) Paraopeba (novo) Itabira (novo) Espírito Santo: São Mateus; Alegre. Rio de Janeiro: Volta Redonda; Nova Iguaçu. Nova Frigurgo Três Rios Rio das Ostras São Paulo: Sorocaba; Diadema; Guarulhos; Santos Osasco (novo) São B. do Campo. (novo) São J. dos Campos (novo)

UFF – Volta Redonda

Região Centro-Oeste Mato Grosso: Rondonópolis Barra do Garça Sinop Goiás: Catalão; Jataí. GO MT MS DF Distrito Federal Mato Grosso do Sul Planaltina Chapadão do Sul Ceilândia Nova Andradina Gama

Região Sul Paraná: Litoral Rio Grande do Sul: Frederico Westphalen e Palmeira das Missões PR RS SC

REUNI Plano de Reestruturação das Universidades Federais

27 Diagnóstico atual do Ensino Superior Aspectos Acadêmicos e Institucionais

Concepção fragmentada do conhecimento, com currículos rígidos, estreitos e com forte viés disciplinar;Concepção fragmentada do conhecimento, com currículos rígidos, estreitos e com forte viés disciplinar; Excessiva precocidade na escolha profissional;Excessiva precocidade na escolha profissional; Dificuldade de mobilidade de estudantes entre programas de formação e instituições de ensino;Dificuldade de mobilidade de estudantes entre programas de formação e instituições de ensino; Elevada taxa de evasão na graduação (40%);Elevada taxa de evasão na graduação (40%); Cursos profissionais com ingresso através do vestibular – mecanismo de exclusão;Cursos profissionais com ingresso através do vestibular – mecanismo de exclusão; Currículos de paises desenvolvidos cada vez mais incompatíveis com nosso modelo de formação universitária.Currículos de paises desenvolvidos cada vez mais incompatíveis com nosso modelo de formação universitária.

Pessoas com faixa etária superior a 23 anos trabalhando em área correspondente à formação, Brasil 2000 Fonte: Observatório Universitário, nº 63

DIRETRIZES NORTEADORAS DO REUNI Redução da evasão, ocupação de vagas ociosas;Redução da evasão, ocupação de vagas ociosas; Aumento do número de vagas;Aumento do número de vagas; Mobilidade estudantil;Mobilidade estudantil; Revisão da estrutura acadêmica;Revisão da estrutura acadêmica; Diversificação das modalidades de graduação (preferencialmente, não voltadas à profissionalização precoce);Diversificação das modalidades de graduação (preferencialmente, não voltadas à profissionalização precoce); Ampliação das políticas de inclusão e assistência estudantil;Ampliação das políticas de inclusão e assistência estudantil; Articulação da graduação com a pós-graduação e educação superior com educação básica.Articulação da graduação com a pós-graduação e educação superior com educação básica.

METAS REUNI Decreto 6.096/2007 Elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais de 60% para 90%;Elevação da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais de 60% para 90%; Elevação da relação professor/aluno em cursos presenciais de 9,8 x 1 para 18 x 1;Elevação da relação professor/aluno em cursos presenciais de 9,8 x 1 para 18 x 1; Prazo de 5 anos para as universidades cumprirem as metas.Prazo de 5 anos para as universidades cumprirem as metas.

32

33

AÇÕES DO MEC Construção e adequação de imóveis;Construção e adequação de imóveis; Aquisição de equipamentos;Aquisição de equipamentos; Despesas de custeio e pessoal (20% dos gastos correspondentes a essa natureza de despesa no exercício em curso, excetuado inativos e expansão já programada).Despesas de custeio e pessoal (20% dos gastos correspondentes a essa natureza de despesa no exercício em curso, excetuado inativos e expansão já programada).

AÇÕES DAS UNIVERSIDADES Aprovação dos planos nos conselhos superiores das IFES;Aprovação dos planos nos conselhos superiores das IFES; Os planos deverão indicar as estratégias e etapas para realização das duas metas.Os planos deverão indicar as estratégias e etapas para realização das duas metas.

37 Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação