PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVE DE SACOLAS PLÁSTICAS

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Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVE DE SACOLAS PLÁSTICAS Miguel Bahiense Presidente da Plastivida e INP Brasília, 11 de agosto de 2011 PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVE DE SACOLAS PLÁSTICAS AUDIÊNCIA PÚBLICA – SACOLAS PLÁSTICAS Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Câmara dos Deputados

ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DE SACOLAS DE SUPERMERCADOS SACOLAS PLÁSTICAS ANÁLISE DO CICLO DE VIDA DE SACOLAS DE SUPERMERCADOS Conclusão do Estudo: As sacolas plásticas têm melhor desempenho ambiental em 8 das 9 categorias analisadas 1- Efeito Estufa 2- Esgotamento de recursos 3- Eutrofização 4- Toxicidade Humana 5- Ecotoxicidade aquática de água doce 6- Ecotoxicidade aquática marinha 7- Ecotoxicidade terrestre 8- Oxidação fotoquímica 9- Acidificação Fonte: Agência do Meio Ambiente do Reino Unido

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO Estudo de casos: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO MITOS E VERDADES: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO Conclusões do Estudo: Fonte: Fundação Espaço Eco

ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO SACOLAS PLÁSTICAS ESTUDO DE ECOEFICIÊNCIA DAS SACOLAS DE SUPERMERCADO Estudos de casos: Fonte: Fundação Espaço Eco

O vilão do meio ambiente não é a sacola ou o plástico em si, mas sim o desperdício e o descarte inadequado Por isso, criamos o Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas 13

Objetivo: Combater o desperdício, promovendo a economia de 30% no consumo de sacolas plásticas até 2012 Solução: Utilização de sacolas mais resistentes (ABNT NBR 14937:10), acabando com o uso em duplicidade e a subutilização. Promoção do uso responsável e dos 3Rs Criação: Setembro de 2007 Principais Redes parceiras do Programa Pão de Açúcar – Brasil Gbarbosa – NE Zaffari – RS e SP Prezunic – RJ Angeloni – SC Giassi – SC Unida Sul – RS Pro Brazilian – DF/GO Kennedy – PE Stylo – PE

FORÇAS DO PROGRAMA Signatários: ABRAS e mais 9 entidades congêneres estaduais como ACATS, AGAS, APES e outras Aproximação entre indústria do plástico e varejo Compromisso com a sustentabilidade

Educação e Informação Viabilidade Normalização Econômica BASES DO PROGRAMA Educação e Informação Viabilidade Econômica Normalização e Certificação

Viabilidade Econômica BASES DO PROGRAMA Viabilidade Econômica

Desperdício financeiro e impacto ambiental ANÁLISE COMPARATIVA: Desperdício financeiro e impacto ambiental SACOLA PLÁSTICA* FORA DE NORMA USO EM DUPLICIDADE NORMALIZADA Peso médio (em gramas) 3,5 7,0 4,5 CONCLUSÃO DESPERDÍCIO FINANCEIRO**: Paga-se em média 2,5 gramas a mais por sacola fora de norma IMPACTO AMBIENTAL: 2,5 gramas ou 55% a mais por sacola *Sacola considerada: 40cm x 50cm ** Por uso em duplicidade e subutilização

BASES DO PROGRAMA Normalização e Certificação

Normalização e Certificação ABNT Selo de identificação do Programa ABNT NBR14937 Selo de identificação do Programa

BASES DO PROGRAMA Educação e Informação

PROJETOS PILOTOS ESCOLA DE CONSUMO RESPONSÁVEL

PROJETOS PILOTOS Educação do consumidor através de operadores de caixa, empacotadores e gerentes de lojas

4.729 funcionários da frente de caixa treinados PILOTOS REALIZADOS ESTADO QUANTIDADE DE LOJAS São Paulo 71 Porto Alegre 10 Salvador Brasília 13 Goiânia Rio de Janeiro 15 Recife Florianópolis 5 TOTAL 144 4.729 funcionários da frente de caixa treinados

ESCOLA DE CONSUMO RESPONSÁVEL Formação de multiplicadores de treinamento contínuo do pessoal da frente de caixa

PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVEL DE SACOLAS PLÁSTICAS RESULTADOS OBTIDOS ESCOLA DE CONSUMO RESPONSÁVEL Objetivo: formar multiplicadores para treinamento nas redes parceiras que aderiram em definitivo ao Programa, de forma a garantir a perenidade do mesmo. Resultados Redes de Supermercados Atendidas 17 Estados RJ, MG, BA e SC Multiplicadores formados 1.121

Redução do desperdício como resultado desta e de outras iniciativas: 3,9 bilhões de sacolas plásticas: 21,8% Fonte: ABIEF * Previsão

PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVEL DE SACOLAS PLÁSTICAS BLUMENAU: UM EXEMPLO PARA O BRASIL Lançamento do Programa e da Escola de Consumo Responsável na cidade de Blumenau, através da difusão da utilização de sacolas mais resistentes e da capacitação de multiplicadores no Varejo. Ação Inédita: Sistema Educacional Cartilha específica para estudantes: elaboração em conjunto com especialistas do Ensino Capacitação dos multiplicadores: Varejo e Rede de Ensino Treinamento para 1.200 professores estaduais e 2.200 municipais

PROGRAMA DE QUALIDADE E CONSUMO RESPONSÁVEL DE SACOLAS PLÁSTICAS PARCEIROS Secretaria Estadual de Educação Secretaria Municipal de Educação Vereadora Helenice Luchetta ACATS – Associação Catarinense de Supermercados Singavale – Sindicato dos Supermercados e Comércio Varejista de Blumenau e região. CDL – Câmara dos Dirigentes Lojistas Sindilojas – Sindicato do Comércio Varejista de Blumenau

REUSOS DE SACOLA PLÁSTICA RESULTADOS DA PESQUISA DATAFOLHA SOBRE SACOLAS PLÁSTICAS 88% reutilizam as sacolas plásticas 84% apontam as sacolas plásticas como meio mais frequente para carregar as compras 82 % não concordam com a cobrança pelo uso das sacolas Para que se garanta o direito de o consumidor escolher a melhor embalagem para carregar as compras e ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente, a educação é a saída que vai garantir o uso consciente e o descarte correto das sacolas plásticas REUSOS DE SACOLA PLÁSTICA % FINALIDADE 96 Acondicionar lixo 51 Recolher sujeira de animais 66 Transportar objetos 39 Separar lixo a ser levado à reciclagem 26 Armazenar mantimentos 17 Guardar roupas 4 Matéria prima para confeccionar outros produtos Objetivo e metodologia da pesquisa Realizada entre os dias 3 e 7 de maio de 2011, a pesquisa do Datafolha teve como objetivo descobrir a relação do consumidor com as sacolas plásticas de uso doméstico, desde o momento de sua aquisição, no varejo, até o descarte final.  A pesquisa foi realizada na região metropolitana de São Paulo, na cidade do Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O trabalho foi desenvolvido no âmbito quantitativo, com abordagem pessoal dos entrevistados, em pontos de fluxo populacional. As entrevistas foram aplicadas com questionário estruturado e tempo médio de 20 minutos para cada pessoa. Foram ao todo 1123 entrevistados, entre homens e mulheres com idade a partir de 16 anos, pertencentes a todas as classes econômicas. Para a composição total da amostra, o Datafolha ponderou os resultados de acordo com o peso das cidades, considerando o universo pesquisado. (fonte IBGE/Censo 2000). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.