Passos utilizados numa regra de três simples:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
Advertisements

Matemática Financeira Razão e proporção
I . DICAS DE MATEMÁTICA 1)DIVISÃO D = q.d + r 2)FRAÇÕES
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Matemática Financeira Revisão
INEQUAÇÃO → Para aprendermos inequação, deveremos conhecer os símbolos das desigualdades. Uma sentença matemática em que usa o símbolo ≠ (diferente de)
Caderno de exercícios Nome. 1) O trabalho realizado por uma força é uma grandeza escalar ou vetorial? Justifique a sua resposta. Analise a equação acima.
9º. ano 2011 Prof. Ynez Soledade
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Professor João Gilberto
PROPORÇÃO. PRELIMINARES: Para se compreender o que vem a ser uma proporção é necessário ter idéia a respeito do que seja uma razão.   RAZÃO Razão é uma.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Trabalho Energia.
Regra de Três Simples e Composta
Aula 1 Projeto Olimpíada.
21.06.
Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”. Fragmento Histórico “XX pc” “VI p cento”
PROBLEMAS (envolvendo frações)
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Controladoria Aula 7 Msc. Karine R. de Souza ..
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Razão e Proporção.
REGULARIDADES E PADRÕES
AULÃO REVISÃO DE MATEMÁTICA 2009
Razão, Proporção e Regra de Três
Profº: Dionísio Sá Regra de Três
Resolução de Problemas
Razão e Proporção. Razão e Proporção Razão    
Grandezas Proporcionais
ACELERAÇÃO ESCALAR ( a )
Matemática Financeira Razão e proporção
Matemática Financeira Razão e proporção
Movimento acelerado EREM TRAJANO DE MENDONÇA Disciplina: Física
MATEMÁTICA APLICADA REVISÃO BÁSICA.
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
PROPORCIONALIDADE 6ª série
PA (somente conceitos básicos)
Curso de Nivelamento Razão, Proporção e Regra de Três
Revisão Cinemática Escalar e Vetorial. Cinemática Trajetória Referencial Repouso Movimento.
JOGA E APRENDE.
MATEMÁTICA BÁSICA - (9º ANOS – COLÉGIO MOTIVA)
Capítulo 1 MATEMÁTICA COMERCIAL
Relações entre as Grandezas Físicas (proporções)
Planilha eletrônica Fórmulas e Funções Informática Aplicada a Saúde I
Matemática e suas Tecnologias - Matemática
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
EXERCÍCIOS: PROPORÇÃO
Matemática Básica Introdução
Regra de três simples Como efetuar.
Engenharia Civil Pré-cálculo
AULA 3 Professor: Sérgio.
Matemática financeira
Regra de Três Prof. Mayna.
P ROFESSOR : S ÉRGIO Contato:
Razões e Proporções Amintas Paiva Afonso.
P ROFESSOR : S ÉRGIO Contato:
PROPORÇÃO.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
É EXERCÍCIO PARA O CÉREBRO
PROPORÇÃO.
REGRA DE TRÊS REGRA DE TRÊS SIMPLES
Matemática Renato Tognere Ferron.
Regra de Três Simples e Composta.
Razões e Proporções Razão, Proporção, Grandezas Direta e Inversamente Proporcionais e Regras de três Simples e Compostas.
Proporção: regra de três simples – resolução de situações problema
PROPORCIONALIDADE DIRECTA. Razão As canecas A, B e C têm sumo de laranja. Na caneca A deitaram-se 2 copos de concentrado de sumo e 3 copos de água. Na.
CONHECIMENTOS NUMÉRICOS Professor TIO CHICO.
RAZÃO A razão consiste no cociente formado por dois números (ou grandezas) diferentes de zero. A “velocidade média”, por exemplo, corresponde à razão entre.
Razão, Proporção e Regra de três simples Aula 11.
Transcrição da apresentação:

Passos utilizados numa regra de três simples: Regra de três simples é um processo prático para resolver problemas que envolvam quatro valores dos quais conhecemos três deles. Devemos, portanto, determinar um valor a partir dos três já conhecidos.         Passos utilizados numa regra de três simples:       

3º) Montar a proporção e resolver a equação. Regra de três simples         1º) Construir uma tabela, agrupando as grandezas da mesma espécie em colunas e mantendo na mesma linha as grandezas de espécies diferentes em correspondência.         2º) Identificar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais.         3º) Montar a proporção e resolver a equação.

Exemplos:         1) Com uma área  de absorção de raios solares de 1,2m2, uma lancha com motor movido a energia solar consegue produzir 400 watts por hora de energia. Aumentando-se essa área para 1,5m2, qual será a energia produzida?

Identificação do tipo de relação :

Cont.         Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).         Observe que: Aumentando a área de absorção, a energia solar aumenta.        

Cont.            Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no mesmo sentido (para baixo) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Cont.

Exercício 2         2) Um trem, deslocando-se a uma velocidade média de 400Km/h, faz um determinado percurso em 3 horas. Em quanto tempo faria esse mesmo percurso, se a velocidade utilizada fosse de 480km/h?

Identificação do tipo de relação:

Cont. Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).         Observe que: Aumentando a velocidade, o tempo do percurso diminui.

Cont.         Como as palavras são contrárias (aumentando - diminui), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Assim sendo, colocamos uma outra seta no sentido contrário (para cima) na 1ª coluna. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Cont.

Exercício 3         3) Bianca comprou 3 camisetas e pagou R$120,00. Quanto ela pagaria se comprasse 5 camisetas do mesmo tipo e preço?

Cont.         Observe que: Aumentando o número de camisetas, o preço aumenta.         Como as palavras correspondem (aumentando - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são diretamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Cont.

Exercício 4         4) Uma equipe de operários, trabalhando 8 horas por dia, realizou determinada obra em 20 dias. Se o número de horas de serviço for reduzido para 5 horas, em que prazo essa equipe fará o mesmo trabalho?

Cont. Observe que: Diminuindo o número de horas trabalhadas por dia, o prazo para término aumenta.         Como as palavras são contrárias (diminuindo - aumenta), podemos afirmar que as grandezas são inversamente proporcionais. Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Cont.

Regra de três composta A regra de três composta é utilizada em problemas com mais de duas grandezas, direta ou inversamente proporcionais.     

Regra de três composta Exemplos:         1) Em 8 horas, 20 caminhões descarregam 160m3 de areia. Em 5 horas, quantos caminhões serão necessários para descarregar 125m3?

Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x (2ª coluna).

Cont.         Observe que:         Aumentando o número de horas de trabalho, podemos diminuir o número de caminhões. Portanto a relação é inversamente proporcional (seta para cima na 1ª coluna).

Cont.         Aumentando o volume de areia, devemos aumentar o número de caminhões. Portanto a relação é diretamente proporcional (seta para baixo na 3ª coluna). Devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões de acordo com o sentido das setas.

Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Exercício 2         2) Numa fábrica de brinquedos, 8 homens montam 20 carrinhos em 5 dias. Quantos carrinhos serão montados por 4 homens em 16 dias?

Observe que:         Aumentando o número de homens, a produção de carrinhos aumenta. Portanto a relação é diretamente proporcional (não precisamos inverter a razão).

Observe que:         Aumentando o número de dias, a produção de carrinhos aumenta. Portanto a relação também é diretamente proporcional (não precisamos inverter a razão). Devemos igualar a razão que contém o termo x com o produto das outras razões.

Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Exercício 3         3) Dois pedreiros levam 9 dias para construir um muro com 2m de altura. Trabalhando 3 pedreiros e aumentando a altura para 4m, qual será o tempo necessário para completar esse muro?

Cont.         Inicialmente colocamos uma seta para baixo na coluna que contém o x. Depois colocam-se flechas concordantes para as grandezas diretamente proporcionais com a incógnita e discordantes para as inversamente proporcionais, como mostra a figura abaixo:

Cont.

Montando a proporção e resolvendo a equação temos:

Exercícios complementares     Agora chegou a sua vez de tentar. Pratique tentando fazer esses exercícios:     1) Três torneiras enchem uma piscina em 10 horas. Quantas horas levarão 10 torneiras para encher 2 piscinas?  Resposta: 6 horas.

Exercícios complementares     2) Uma equipe composta de 15 homens extrai, em 30 dias, 3,6 toneladas de carvão. Se for aumentada para 20 homens, em quantos dias conseguirão extrair 5,6 toneladas de carvão?   Resposta: 35 dias.

Cont.     3) Vinte operários, trabalhando 8 horas por dia, gastam 18 dias para construir um muro de 300m. Quanto tempo levará uma turma de 16 operários, trabalhando 9 horas por dia, para construir um muro de 225m?  Resposta: 15 dias.

Cont.     4) Um caminhoneiro entrega uma carga em um mês, viajando 8 horas por dia, a uma velocidade média de 50 km/h. Quantas horas por dia ele deveria viajar para entregar essa carga em 20 dias, a uma velocidade média de 60 km/h?  Resposta: 10 horas por dia.   

Cont.     5) Com uma certa quantidade de fio, uma fábrica produz 5400m de tecido com 90cm de largura em 50 minutos. Quantos metros de tecido, com 1 metro e 20 centímetros de largura, seriam produzidos em 25 minutos?  Resposta: 2025 metros.