Capítulo 5 Denotação e conotação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Leonardo Queiroga
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Referência e Sentido Denotação e Conotação Polissemia e Monossemia
A Origem da Força da Linguagem Publicitária
Significação das palavras
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
COESÃO E COERÊNCIA TEXTUAL  "A coesão não nos revela a significação do texto, revela-nos a construção do texto enquanto edifício semântico."  --M. Halliday.
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
O PROBLEMA DA LINGUAGEM
O QUE SABER.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Conceitos básicos da COMUNICAÇÃO HUMANA
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Denotação e Conotação.
Funções intrínsecas do texto
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
Interpretação de Texto
Aula 7. Denotação e Conotação.
ANTROPOLOGIA by d´Avila, Edson.
Colégio Adventista de Ji-Paraná
Imagem Linguagem Visual
Professora: Aíla Rodrigues
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO A significação das palavras não é fixa, nem estática. Por meio da imaginação criadora do homem, as palavras podem ter seu significado.
Cap.6. Intencionalidade discursiva
O processo de comunicação
O Léxico Vocabulário e contexto
A Plurissignificação da Linguagem Literária
Leitura de Textos Científicos
As funções da linguagem
Conotação de Denotação
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
INTRODUÇÃO À LITERATURA BRASILEIRA
Interpretando as Escrituras Sagradas
Linguagem e variação linguística
Informações implícitas
Figuras de Linguagem.
Funções da Linguagem.
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
Universidade Castelo Branco - UCB
Capítulo 4 Funções da linguagem.
Comunicação.
Capítulo 5 – Linguagem e Pensamento
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
Correção da Atividade diagnóstica
O texto e suas propriedades 1ª parte
De onde vem o som do samba ?
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
PROVA BRASIL 2015.
Comunicação e Redação Empresarial
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
A construção do sentido
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Período composto por coordenação
 Os dicionários costumam definir tradução como “ato ou efeito de traduzir”. Enquanto ato, leva o tempo que o tradutor emprega no seu trabalho; como efeito,
Professor Jardson Brito
As frases sorteadas pelos grupos foram:
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
Denotação e Conotação.
Língua a c b PORTUGUESA 103.
Funções da Linguagem.
A Linguagem E seus termos.
Ensino Fundamental , 7º ano
Flávia Patrício Lucas. O PROCESSO DE INFERENCIAÇÃO E A ANÁLISE DO CORPUS “ Quanto à concepção de leitura, consideramos esta uma prática social que remete.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
Linguagem e Língua Linguagem é a capacidade humana de articular conhecimentos e compartilhá-los socialmente. Todo significado pode ser usado coletivamente.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 5 Denotação e conotação

É a soma de dois elementos indissolúveis: significante e significado. Signo lingüístico É cada palavra que encontramos no dicionário, é cada palavra do nosso vocabulário. É a soma de dois elementos indissolúveis: significante e significado.

SIGNIFICANTE É a parte concreta da palavra, constituída de sons (seqüência sonora) e da forma escrita (seqüência gráfica). Ex.: Cobra – O significante é a própria palavra. SIGNIFICADO É a parte que a gente entende, ou seja, o conceito que nos vem à mente quando ouvimos ou lemos o significante. Ex.1: A cobra picou o homem! (cobra = tipo de réptil peçonhento) Ex. 2: Este homem é uma cobra! (cobra = pessoa falsa)

Perceba que um mesmo significante (parte concreta) pode ter vários significados (conceitos)! Podemos concluir que: Um signo lingüístico (palavra) apresenta duas partes: significante e significado. O significado varia de acordo com o contexto. Um significante pode ter vários significados.

Vamos agora entender os significados! Os significados apresentam duas formas: A forma primitiva e original – A cobra picou o homem. Uma forma secundária, uma alegoria – Este homem é uma cobra. A partir destas noções, podemos entender o que são Denotação e Conotação.

DENOTAÇÃO Usamos o significado primitivo e original, com o sentido do dicionário; usado de modo automatizado; linguagem comum. Quando a palavra é utilizada com seu sentido comum (o que aparece no dicionário). A palavra apresenta seu sentido original, impessoal. A palavra tem sentido denotativo quando é tomada no seu sentido usual ou literal, isto é, naquele que lhe atribuem os dicionários; seu sentido é objetivo, explícito, constante. Ela designa ou denota determinado objeto, referindo- se à realidade palpável. Ex: O cão está latindo!

CONOTAÇÃO Usamos o significado secundário, com o sentido amplo; usado de modo criativo, numa linguagem rica e expressiva. Quando a palavra é utilizada com um sentido diferente daquele que lhe é comum. A palavra aparece com outro significado, passível de interpretações diferentes, dependendo do contexto em que for empregada. Além do sentido referencial, literal, cada palavra remete a inúmeros outros sentidos, virtuais, conotativos, que são apenas sugeridos, evocando outras idéias associadas, de ordem abstrata, subjetiva. Ex: Esta menina é um cão!

Exemplo 1

EXPLICAÇÃO DO EXEMPLO 1 Você percebeu que há uma palavra que, intencionalmente, permite uma dupla leitura? Pois é... a palavra MIOLO gera dois significados: JT é um jornal. As páginas, a parte interna, que compõem uma publicação, como jornais, revistas, livros têm o nome técnico de MIOLO. Acrescente-se a isso que, MIOLO, literalmente, é uma parte interna do cérebro. Popularmente, as pessoas costumam dizer que quem é muito inteligente, pensa muito, tem cabeça, tem “miolo”. Veja, portanto, o uso inteligente dos significados da palavra MIOLO no anúncio, ligada ao adjetivo novo. Possivelmente a maior intenção é dar o significado de “inteligência, cabeça”, uma vez que há destaque em imagens para os novos, os recentemente contratados jornalistas do JT. Sem perder, porém, de vista, miolo como novo conteúdo nas páginas.

Exemplo 2

EXPLICAÇÃO DO EXEMPLO 2 O autor da figura explorou o universo bastante caricatural em que pigmeus (conhecidos, nas histórias em quadrinhos e desenhos animados, pela estatura pequena, pele negra e prática do canibalismo) estão prestes a devorar um explorador europeu (identificável por seu chapéu de caçador, típico dos aventureiros do século XIX). O efeito humorístico reside justamente na forma inusitada em que a expressão se encontra, podendo passar de um sentido conotativo para um sentido literal (denotativo). O autor expressa essa dubiedade de sentido propositadamente.

Exemplo 3

EXPLICAÇÃO DO EXEMPLO 3 Podemos entender a frase duas formas, todas as duas, entretanto, em sentido figurado. Tratar-se- ia de um “bom dicionário”, um dicionário “bom pra chuchu”, como também se diz em algumas regiões. Mas também como um dicionário fundamental para os “burros”, forma depreciativa com a qual algumas pessoas inapropriadamente chamam aqueles a quem elas consideram de uma cultura inferior (sobretudo inferir a delas própria). Na segunda opção, far-se-ia, então, uma referência ao ditado “o dicionário é pai dos burros”.

"Aplausos, ele é um grande comediante!" Leia a seguinte frase: "Aplausos, ele é um grande comediante!"

Agora, veja as seguintes imagens: 1.

2.

Que sentido ela adquire nos contextos vistos? No primeiro caso, ela assume sentindo literal, porquanto se trata realmente de um artista circense, o reconhecido palhaço Carequinha. Na segunda situação, entretanto, a frase adquire uma conotação irônica, pois se trataria, caso a cena fosse real, de um discurso abusivo, que causaria a indignação nos expectadores - o povo, em geral -, a ponto de, no mínino, se ouvir semelhante frase.

Outros exemplos

músicas http://www.youtube.com/watch?v=1LQypDCvMz4 &feature=player_embedded – Skank cantando Dois rios. http://www.youtube.com/watch?v=3n5Nbive2Dw – Arnaldo Antunes cantando Meu coração.