Professora elisa santos meier

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dois Filósofos Pré-Socráticos
Advertisements

Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Trabalho de Filosofia Escola Jônica Nome:Diego henrique
Escola Jônica Nome; Jucélen e Claudemicio
Filosofia pré-socrática : o início da filosofia ocidental Final século VII a.C ao final século V a.C.
O período pré-socrático
História das Idéias Psicológicas
Os Pré-Socráticos ou Filósofos cosmológicos ou Naturalistas
Aula 2: Pré-socráticos – o início do pensar filosófico.
Períodos da Filosofia Antiga VII a.C. – VI d.C
Filósofos Pré Socráticos.
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
CURSO IMAGEM - PROF WEMERSON HORTA QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO? COMO EXPLICAR A MATÉRIA, O MOVIMENTO, O SER E O DEVIR?
- Uma aproximação histórica e etimológica
Os primeiros filósofos
* * * * * 07/16/96 07/16/96 07/16/96 07/16/96 07/16/96 Introdução à Filosofia I – Dos mitos aos pré-socráticos Prof. Dr. Álvaro Maia * * * * * ##
QUAL O PRINCÍPIO CONSTITUTIVO DO MUNDO?
Escola Jônica Pré-socráticos.
Prof. MSc. Wilson de Oliveira Neto
Fatores de transição do pensamento mitológico para o pensamento racional-filosófico
Características da filosofia pré-socrática Professores: Enéas J. Corbari Claudenir F. Santos DEB ITINERANTE
Os Pré-socráticos PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA-
Anaximandro de Mileto Ápeiron “O indeterminado”.
Bolsistas: Daniela, Bárbara, Deivison, Fernando, Raphaela e Gilberto 2015.
Período Cosmológico ou Período Naturalista
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Antiga: Pré-Socráticos - Os primeiros filósofos gregos tentaram entender o mundo com o uso da razão, sem recorrer.
Pensamento pré-socrático
CURSO DE FILOSOFIA PRÉ-SOCRÁTICOS SOCRÁTES E OS SOFISTAS.
O que é Filosofia para você? O que é Filosofia para você? Curiosidade: é possível “pensar” numa posição incômoda como esta?
Pré-socráticos.
História da Reflexão sobre a Natureza
PRÉ-SOCRÁTICOS Versão: Garotos – Leoni Letra: Elcio A. de M. da Silva
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Noções fundamentais dos primeiros filósofos
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
FILOSOFIA GREGA.
Introdução ao estudo da Psicologia
Ontologia de Górgias - Teses
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
1º ano: Apostila 01 / Aulas 04 e 05
FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL E ÉTICA MÓDULO Ética e Meio Ambiente Profa. Dra. Patrícia Fuza AULA 1- CONCEPÇÕES FILOSÓFICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM- NATUREZA.
Ciências Humanas - Filosofia OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
Ciências Humanas - Filosofia Ensino Médio - 1ª. Série A FILOSOFIA OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS.
Ciências Humanas - Filosofia OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS
O objetivo dessa pergunta é levar o aluno a pensar sobre o tipo de atitude que se espera tanto de um filósofo, quanto de um estudante de Filosofia. A atitude.
A Origem da Filosofia A palavra filosofia é Grega: deriva de Philo = amizade, amor fraterno, respeito; e Sophia = sabedoria, Sophos = sábio. Significa,
Aula 2 – Filosofia Clássica
OS PRÉ-SOCRÁTICOS Prof. Marco Antonio. 2- PERÍODO MÍTICO (XII – VIII aC) 3- PERÍODO ARCAICO (VIII – VI aC) 4 - PERÍODO CLÁSSICO (V – IV a.C) 5 - PERÍODO.
ARTE / FILOSOFIA / SOCIOLOGIA
AS ORIGENS DA FILOSOFIA
Filosofia grega Os pré-socráticos
Prof. Francisco Porfírio
Fonte: Jean-Pierre Vernant, Mito e pensamento entre os gregos
Teoria das Ideias Reminiscência Divisão da Alma
PROF. FRANCICO PORFÍRIO
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Filosofia Módulos 1, 2 e 3: origens da Filosofia e primeiros filósofos
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
PROF. FRANCISCO PORFÍRIO
Áreas da Filosofia.
CIÊNCIAS HUMANAS - FILOSOFIA ENSINO MÉDIO - 1ª ANO A FILOSOFIA OS FILÓSOFOS PRÉ-SOCRÁTICOS.
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.). Teoria Pitagórica Tese Cosmológica: – A essência de todas as coisas (arché) são os números. – No princípio, a natureza.
Professora elisa SANTOS meier
Aula 2. Estruturas mitológicas da Grécia clássica: o Período Homérico.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
UNIDADE 3 A filosofia na história
Conceito de Filosofia Prof. Ângelo.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
O S GREGOS PRÉ - SOCRÁTICOS E A INVESTIGAÇÃO DA ALMA.
Transcrição da apresentação:

Professora elisa santos meier Os pré-socráticos Professora elisa santos meier

CONTEXTO INICIAL (VIII à VI a.C) Formação e consolidação da pólis (cidade) O mundo RURAL da espaço para o mundo URBANO O conceito de Mito começa a mudar para o que chamamos de logos (perfeito equilíbrio, cosmos + natureza + o ser humano) cosmo (universo) natureza ser humano Objetivo de entender a origem do mundo físico, sua composição e suas mudanças

Escolas pré-socráticas Os Jonios Os Efésios Os Eleatas Os PItagóricos Os Atomistas Tales de Mileto Heráclito Xenofonte Pitágoras Anaxágoras Anaximandro Parmênides Empédocles Anaxímenes Zenão de Eléia Demócrito

Definição Termo que designa, na história da filosofia, os primeiros filósofos gregos anteriores a Sócrates, também denominados de fisiólogos por se ocuparem de questões da physis (natureza). Históricamente denominamos Tales de Mileto como “o primeiro filósofo”, devido a sua busca de um primeiro principio natural que explicasse a origem de todas as coisas.

Tales de Mileto (640-548 a. C) (O pai da filosofia/ O primeiro filósofo) É considerado o pai da filosofia grega. Para ele a água seria o elemento primordial ( a arché) de tudo o que existe. Na cidade de Mileto, foi fundador da "Escola Jônica", considerada a mais antiga escola filosófica, donde seus pensadores buscavam explicações cosmológicas, ou seja, por meio da natureza através das observações. Assim, eram adeptos da chamada “Filosofia Unitarista”, cujo princípio estava baseado no princípio único o qual explica todas as coisas e, no caso de Tales de Mileto, o elemento água.

Anaximandro de Mileto (610 – 547 a.C) O princípio gerador de todas as coisas, segundo Anaximandro, seria o apeiron (o ilimitado/ indeterminado/ que não tem limite/ infinito). O “ápeiron” define que o mundo teve origem de uma substância indefinida, que representava o infinito e o indeterminado. Nas palavras do filósofo: “O que vem antes e depois do finito, tende a ser infinito”. Segundo ele, o “ápeiron” era indestrutível e representava a massa geradora do cosmo e dos seres. Era criado pela luta entre os elementos contrários, como o frio o calor, o úmido, o seco, etc.

Heráclito O filósofo baseava suas ideias na lei fundamental da natureza, de modo que, segundo ele, “Tudo flui” e “Nada é permanente, exceto a mudança”. A partir disso, acreditava que tudo o que existe está em permanente mudança ou transformação, conceito denominado “Devir” (tornar-se, do vir-a-ser), sujeitas ao “logos” (razão ou lei). Tendo em vista seus conceitos, foi o criador do pensamento dialético, a doutrina dos contrários, donde, das contradições, surgem a unidade dialética. Em resumo, a dialética propõe a busca da verdade através da relação entre dois conceitos opostos, numa relação de interdependência. Por exemplo, a escuridão somente existe pois o conceito de luz é seu oposto, donde um não existe sem o outro. Assim, Heráclito, pai da dialética, afirma que todas as coisas por meio da dualidade, cujo o "logos" é sua resultante, ou seja, o conhecimento nascido desse embate

Parmênides Grande parte de seu pensamento está reunida na obra poética denominada “Sobre a Natureza”. Em seu poema, Parmênides explica sobre dois caminhos: o caminho da opinião e o caminho da verdade. O “caminho da opinião” (doxa) estaria baseado na aparência, e, portanto, levaria ao engano e as incertezas. Enquanto o segundo, denominado de “caminho da verdade” (alétheia) é conduzido pelo pensamento lógico baseado na razão.

Parmênides refuta as ideias de Heráclito acrescentado que nada muda, tudo é uno. Ou seja, a mudança (o devir, o vir a ser) é uma ilusão dos sentidos que está pautada no doxa (opinião). Nesse sentido, utilizou da contradição lógica para chegar à conclusão, enquanto Heráclito baseou seu discurso na dialética, a doutrina dos contrários.

Links Clipe musical/paródia