Coordenadoria de Tecnologias Educacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
Planejamento e Gestão das disciplinas na modalidade a distância em Cursos de Graduação Presencial: Conteúdo, Aprendizagem e Construção do Conhecimento.
Maio / 2006.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Fundação Roberto Marinho
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Pontifícia Universidade Católica
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ADEQUAÇÃO CURRICULAR.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Conceitos de Educação a Distância
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
Funções e Atribuições do Diretor
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
Departamento do Ensino Secundário
Informática Aplicada ao Ensino de Graduação: recursos e possibilidades
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Educação a Distância nos cursos de graduação da PUCRS
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Tipos de Tutoria.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
Histórico Missão: Transformar e desenvolver a sociedade através da excelência dos serviços relacionados à educação, proporcionando a formação integral.
Portal Educacional Clickideia
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Sistema Universidade Aberta do Brasil
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
VIDEOCONFERÊNCIA: reprodução ou inovação em Educação a Distância (EAD)? Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares Valéria Ribeiro de Carvalho Tavares –
Reunião SINPRO - RS Porto Alegre, 24 de novembro de 2005 Prof. Hélio Chaves Filho Diretor do Depto. de Políticas em EAD – SEED –
Curso de Capacitação em Educação a Distância
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ismael Silvério Júnior Naiguiel Alventino da Silva
Laboratório de Ensino a Distância
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
Projeto Aluno Integrado Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais Curso.
Cursos do Proinfo Integrado Introdução à Educação Digital Redes de Aprendizagem Elaboração de Projetos Tecnologia na Educação 2° Semestre 1° Semestre,
Disciplinas a Distância em Cursos Presenciais: Case UNIT Profa. Dra. Jucimara Roesler.
Transcrição da apresentação:

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais cte@pucrs.br

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais Definição e regulamentação do uso de recursos de educação a distância e do Ambiente Virtual de Aprendizagem Institucional em cursos de graduação e seqüenciais e suas implicações pedagógicas e operacionais. Assessoramento e acompanhamento das Unidades Acadêmicas na elaboração do Projeto Pedagógico para os cursos de graduação e seqüenciais, no que se refere às ações de educação a distância e a sua aplicação. Assessoramento e acompanhamento das atividades em cursos de graduação e seqüenciais que envolvam o uso de tecnologias na educação, em cursos presenciais e a distância. Incentivo ao aperfeiçoamento e à melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem com o uso de tecnologias de informação e comunicação.

Tecnologias de informação e comunicação Educação a Distância

“Caracteriza-se Educação a Distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (Decreto nº. 5.622/2005, art. 1º.). Educação a distância

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Aprendizagem colaborativa Educação on-line e interação multidirecional Instituição de ambiente virtual de aprendizagem Presencialidade virtual Flexibilidade temporal e espacial

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Trabalho em equipe. Inteligência coletiva do grupo e a combinação de competências distribuídas entre os participantes da equipe. O aluno deve ser capaz de se perceber como integrante de uma comunidade virtual, como um nó de uma rede de aprendizagem. Aprendizagem colaborativa

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Tecnologias de informação e comunicação baseadas na Internet. Comunicação um-para-um (professor para aluno, e vice- versa), um-para-muitos (professor para a turma, ou aluno para a turma) e muitos-para-muitos (turma para a turma, incluindo o professor). Diálogo entre professores e alunos, rompendo com a linearidade de emissão/recepção. Educação on-line e interação multidirecional

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Sala de aula virtual: é onde acontecem as funções interativas e mediadas pelo professor, a partir de qualquer lugar e em qualquer momento, contendo o registro das participações, das discussões e dos trabalhos realizados, sendo possível ao professor instigar, acompanhar e analisar o processo de aprendizagem dos alunos. Instituição de ambiente virtual de aprendizagem

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Visibilidade do professor e do aluno. Se traduz na qualidade e na intensidade das interações estabelecidas no cenário coletivo da sala de aula virtual, como participantes da comunidade virtual de aprendizagem. Presencialidade virtual

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Possibilidade de presença em tempos e espaços múltiplos e diferentes. O grau da flexibilidade é definido por atividades que exigem, ou não, a sincronicidade temporal e/ou espacial para a realização das atividades propostas. Flexibilidade temporal e espacial

Educação a Distância - Pilares PUCRS - Não deve representar um distanciamento entre professor(es) e alunos. Não deve replicar o pior do presencial. O computador e a Internet não substituem o professor.

Atividades a distância em cursos presenciais?

A Portaria MEC 4.059/04 caracteriza “a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota”. Semipresencial Cursos presenciais podem ofertar disciplinas semipresenciais, integral ou parcialmente a distância, desde que esta oferta não ultrapasse 20% (vinte por cento) da carga horária total do curso (Portaria MEC 4.059/04). As disciplinas oferecidas na modalidade semipresencial devem estar definidas no Projeto Pedagógico do Curso e podem ser oferecidas integral ou parcialmente a distância, com atividades de avaliação presencial (§ 3º do art. 1º da Portaria MEC 4.059/04).

Perguntas freqüentes O que é uma disciplina semipresencial oferecida integralmente a distância? É uma disciplina que possui a totalidade da carga horária destinada a atividades a distância, excetuando-se encontros presenciais reservados às atividades de avaliação presencial. O que é uma disciplina semipresencial oferecida parcialmente a distância? É uma disciplina que possui uma parte da carga horária destinada a atividades presenciais e outra parte a atividades a distância. O que é uma disciplina presencial? É uma disciplina oferecida integralmente de forma presencial, mesmo que faça uso do AVA Institucional na forma de repositório de materiais.

Perguntas freqüentes Como se operacionaliza a comunicação entre as Unidades Acadêmicas (UAs) que já oferecem disciplinas semipresenciais e a Coordenadoria de Tecnologias Educacionais? Por solicitação da PROGRAD, as UAs indicam à Coordenadoria de Tecnologias Educacionais um professor-interlocutor. Qual o papel do professor-interlocutor da Unidade Acadêmica (UA) junto à Coordenadoria de Tecnologias Educacionais? Acompanhar o uso do AVA Institucional. Participar da elaboração/revisão/adaptação do PPC que oferte DSP. Acompanhar e assessorar a implantação de DSP. Participar da definição de professores para as DSP. Analisar e emitir, com o Coordenador do Curso ou do Departamento, parecer sobre os Planos de Ensino das DSP. Verificar as demandas de cursos e oficinas para uso de recursos tecnológicos e de educação a distância, acompanhando a formação dos professores.

Perguntas freqüentes Qual a formação em educação a distância exigida de um professor que pretenda ministrar uma disciplina semipresencial na PUCRS? O professor deve ter realizado a oficina sobre o AVA Institucional, oferecida pela PUCRS VIRTUAL, e o curso sobre a modalidade semipresencial, oferecido pela PROGRAD. Recomenda-se que o professor utilize, inicialmente, o AVA Institucional como apoio a disciplinas presenciais antes de atuar em disciplinas semipresenciais.

Perguntas freqüentes As horas de estudo do aluno podem ser computadas como aulas a distância? O estudo é uma exigência de qualquer modalidade de ensino, seja presencial, seja a distância, não podendo, portanto, ser considerado isoladamente como a atividade a distância. Atividades como ler um texto, assistir a um filme, a um vídeo ou a uma animação devem ser vistas como recursos que podem trazer subsídios para motivar o diálogo e a realização da atividade a distância. Saídas de campo, visitas técnicas, visitas a museus, escolas, empresas, associações, etc., podem ser computadas como atividades a distância? Não, essas atividades não se caracterizam como atividades a distância, a menos que inseridas no planejamento de uma tarefa que faça uso do AVA Institucional.

Perguntas freqüentes As atividades de avaliação das disciplinas semipresenciais devem ser exclusivamente presenciais? Não. Entretanto, o resultado das atividades de avaliação presencial deve prevalecer, em pelo menos 51% do cálculo do G1, sobre os demais obtidos em quaisquer outras formas de avaliação a distância. As disciplinas semipresenciais seguem o Calendário Acadêmico da PUCRS? O semestre letivo deve seguir o Calendário Acadêmico da PUCRS, não sendo possível concentrar horas de atividades a distância, aplicar prova G2 fora do período determinado pela Universidade, ou concluir o semestre letivo antes ou depois do previsto.

Coordenadoria de Tecnologias Educacionais cte@pucrs.br