Estratégias de jogo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
Advertisements

O TABULEIRO de xadrez na posição inicial
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
Defesa Índia do Rei A defesa Índia do Rei é, sem a mínima dúvida, uma das melhores (se não a melhor) resposta das pretas a 1.P4D. Também é a mais forte.
Defesa Petrov Essa é uma defesa-abertura muito boa para quem joga com as pretas, por vários motivos:   •É praticamente desconhecida, no meio amador; •Evita.
Defesa nimzo-indiana Até há pouco tempo atrás, era a mais popular e usada das defesas. Hoje, porém, perdeu espaço para a holandesa e principalmente a índia.
Abertura Ruy Lopez Por Alexandre César
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
PREVENÇÃO DE QUEDAS.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Dicas para o Plano de comunicação Jacqueline Iensen Produção Multimídia.
Movimentação Manual e Mecânica de cargas SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO 1 Data: 18/12/2010 Ismael Ramos.
5 S NOMES: FABIO SANTOS SENO – WILLIAN GUEDES – CLAYTON LINCOLN – X JOÃO CLAUDIO MORAES – EDGAR ROLIM
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física VISÃO BINOCULAR.
O GOLEIRO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
MINI VOLEIBOL Jogos Reduzidos Características: Jogo criado para atender as necessidades das crianças; Segue basicamente as regras do jogo de voleibol normal;
O ATAQUE NO JOGO DE HANDEBOL Apresentado por Carlos Alberto da Silva.
SISTEMAS DE JOGO  De acordo com a complexidade, alguns sistemas de jogo são aprendidos antes e outros depois.  Capacidade técnica e o entendimento tático.
TB 100%.
INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
Fundamentos de Aritmética
Jogos Pedagógicos – Nível 1
EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO RODOVIÁRIA
PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA “OBMEP NA ESCOLA”
Casamento de Padrão Aproximado e Compressão de Huffaman
Programação Intermediária - Aula #7 Melhorando a segurança no robô
O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
Antigas brincadeiras.
CONTEÚDO: REGRAS BÁSICAS DO BASQUETEBOL
Fundamentos de Aritmética
Controle Proporcional
Exercícios.
Lição de programação iniciante
Site: Processos Logísticos André Amorim Site:
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
Contagem: Princípios multiplicativo e aditivo.
“Cuidados no trânsito”
Cavaleiros Michelangelo Amonu Arin Bernard Nihod Ludwig.
PARIDADE Dizemos que dois números inteiros têm mesma paridade, quando são ambos pares ou ambos ímpares.
Sinais de formação Sinais de apito; Vozes de comando; Sinais manuais.
Lição de programação intermediário
Organização de eventos II
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Composição fotográfica
AS HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
Eletroeletrônica Multímetro.
O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.
Xadrez ELETIVA :JOGOS &QUEBRA-CABEÇA.
Prof. Arthur Albertin.
BASQUETEBOL Estrutura Características Posicionamentos.
Procedimentos de Segurança
CRIANDO UMA PESQUISA ORGANIZACIONAL
Números inteiros juliana
Gestão da Logística de Distribuição
NR 18.
R-1 TESTE NÃO VERBAL DE INTELIGÊNCIA
INF 1771 – Inteligência Artificial
João Carlos Gomes Educação Física
VOLEIBOL.
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
Feedback! ISAÍAS HUBER.
7 DICAS PARA MANTER O FOCO E A CONCENTRAÇÃO.
Movendo em Linha Reta Girando e Voltando LIÇÕES DE PROGRAMAÇÃO EV3 INICIANTE.
Uso do xadrez como ferramenta didática
Jogadas.
Estratégias de Jogo.
Uso do Xadrez Como Ferramenta Didática
[Digite o título da fala persuasiva aqui]
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Estratégias de jogo

Tabuleiro montado

Divisão do jogo Um jogo de xadrez geralmente é composto de 3 estágios, que estão intimamente ligados: - Abertura do jogo - Meio do jogo - Final do jogo

Abertura do jogo Sequência de movimentos iniciais, que buscam desenvolver as peças de forma a garantir uma disposição sólida de defesa e um ataque eficiente. Seus primeiros movimentos devem desenvolver rapidamente as peças em busca pelo domínio do centro do tabuleiro. Com estes lances você estabelece o começo dos seus planos e luta para ganhar espaço no tabuleiro. Define o tom do jogo, você pode ficar na ofensiva partindo para o ataque, ou na defensiva segurando suas jogadas até que o oponente faça suas movimentações.

Princípios da abertura Controle do centro As casas mais disputadas de uma partida são ‘d4’, ‘d5’, ‘e4’, ‘e5’, pois representam o exato centro do tabuleiro, que regula muitas condições de ataque e de defesa. É recomendável que se tenha controle do que ocorre nas casas centrais, ou dominando-as,  ou ocupando-as, pois o centro do tabuleiro é onde toda a ação acontece.

Centro do tabuleiro

Movimentação do cavalo Controle do centro Movimentação do cavalo O Cavalo tem oito movimentos potenciais a partir do centro do tabuleiro, mas apenas dois nas extremidades.

Movimentações do cavalo no centro

Movimentações do cavalo na extremidade

Princípios da abertura Desenvolvimento Como os bispos e os cavalos são peças de menor valor que as torres e a dama, é preferível levar essas peças para o jogo. Desenvolver cavalos e bispos primeiro garante um melhor e mais rápido domínio do centro e evita que você perca tempo ao ter as peças de maior valor atacadas ou que perca essas peças.

Pontuação

Desenvolvimento dos bispos e cavalos

Princípios da abertura Segurança do rei O rei como é o alvo principal, deve ser protegido o mais cedo possível. A jogada mais comum para a segurança do rei é o roque, um movimento combinado entre o rei e a torre, que coloca o rei mais próximo à extremidade do tabuleiro. Depois que o rei estiver seguro, desenvolver as peças fica mais cômodo, principalmente se você proteger o seu rei antes do adversário. Isso deixa seus ataques mais seguros e suas defesas mais estruturadas, visando o centro e as peças inimigas importantes.

Roque Roque grande Roque pequeno

Princípios da abertura Inatividade das peças Não se deve focar no desenvolvimento constante de algumas peças, e esquecer ou ignorar o desenvolvimento de outras. Recomenda-se sempre tirar peças da inatividade quando possível, gerando dinamismo à partida. Evite movimentar a mesma peça mais de uma vez seguida. Desenvolva múltiplas peças tirando-as dos pontos de início e ampliando assim as suas opções.

Objetivos estratégicos das aberturas e defesas Controle do centro: controlar as casas centrais permite que as peças sejam movidas para qualquer parte do tabuleiro facilmente; Desenvolvimento: posicionar as peças (em particular bispos e cavalos) em casas-chave, onde possam exercer grande impacto no decorre da partida; Segurança do rei: jogada conseguida normalmente por meio do roque. Condição importante para a realização dos planos de ataque; Inatividade das peças: busca desenvolver todas as peças, evitando mover seguidas vezes a mesma peça.

Dicas sobre a abertura Buscar desenvolver as suas peças ameaçando seu oponente, para que o movimento dele seja desperdiçado com defesas. Enquanto você pode desenvolver suas peça “livremente” em seu próximo movimento. Ou seja, desenvolva-se com ganho de tempo atacando as peças desprotegidas do seu oponente.

Dicas sobre a abertura Para desenvolver posições de ataque deve colocar as peças na melhor posição possível, tirando-as dos quadrados iniciais. Não mova a mesma peça duas vezes a menos que você pretenda atacar ou tenha que se defender de um ataque. O melhor método é mover as peças em sistema de rodízio. Quanto mais peças você mover, mais o seu oponente terá que reagir.

Dicas sobre a abertura Coloque alguns peões uma ou duas casas à frente para que em seguida consiga mover as peças da primeira fileira. Isso permite que as peças da primeira fila entrem no campo de jogo com facilidade, dando mais poder ofensivo, pois permite uma melhor movimentação às suas peças mais fortes.

Revisão das dicas sobre a abertura Fazer poucos lances de peões, mas o suficiente para abrir espaço para as outras peças se movimentarem; Movimentar cavalos e bispos antes de torres e dama; Levar as peças para as casas em que são mais efetivas (centro); Colocar o rei em uma posição protegida; Evitar fazer vários lances com a mesma peça; Desenvolver o máximo de peças; Evitar bloquear as próprias peças

Meio do jogo Essa parte existe inteiramente para você montar sua jogada final. Você trocará peças (capturar e ser capturado), tentará controlar o centro do tabuleiro e montar uma ou duas linhas de ataque. Trocar peças neste ponto pode ser vantajoso, mas você tem que saber de antemão como perder determinada peça vai afetar suas chances de vitória.

Final do jogo Há apenas algumas peças restantes e todas são extremamente valiosas. O final do jogo é a parte mais dramática, mas a maior parte do trabalho já foi feita - o jogador que venceu a etapa do meio do jogo tem o melhor material para pedir o xeque-mate.

Avalie cada movimento seu com objetividade Você precisa observar o tabuleiro como um todo, avaliando cada movimento possível. Não se mova só porque você tem que se mover - pare e pense na melhor jogada em cada momento. Há algumas perguntas que você pode fazer antes de se movimentar Estou mais seguro do que estava antes? Estou expondo o Rei ou outra peça importante? O oponente pode colocar minha peça em perigo, fazendo com que eu recue e perca uma jogada? Isso vai colocar o oponente sob pressão, fazendo-o reagir?

Observe atentamente os movimentos do adversário Quais peças ele está movendo? Qual lado do tabuleiro ele está usando mais? Se você fosse ele, qual estratégia usaria? Há alguma forma de interromper o plano de ação dele? Ele tem alguma vantagem? Você está em boa posição para atacar ou precisa armar sua defesa para evitar grandes perdas?

Dicas gerais Não há um manual definitivo para o jogo de xadrez, assim como não há uma maneira específica de vencer no xadrez. Nunca arrisque seu Rei, pois é a peça mais valiosa do jogo. Antes de mover uma peça, planeje bem o que você vai fazer. Não jogue peças fora com jogadas mal pensadas. Lembre-se das classificações das peças e use-as a seu favor. Lembre-se sempre de ter várias peças avançadas no centro do tabuleiro. Quanto mais peões você deixar para trás, melhor será para defender o rei. Certifique-se de prestar muita atenção aos movimentos do seu oponente. Eles determinarão o que você deve fazer, e não o plano que você tem na cabeça. As quatro casas centrais são o melhor lugar para posicionar as peças, pois estas podem fazer mais movimentos no centro do que nos cantos. Ao aumentar o número de movimentos possíveis, você também limita as opções do oponente. Não tente fazer um xeque-mate rapidamente. É bem possível que seu adversário execute um contragolpe por você tentar o xeque-mate rápido. Mova os peões com sabedoria. Diferente de outras peças, os peões não têm o direito de voltar uma casa. Eles ficam estáticos grande parte do jogo, e podem determinar o estilo do jogo.