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Prof. Arthur Albertin.

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Apresentação em tema: "Prof. Arthur Albertin."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Arthur Albertin

2 Brainstorming – O que é e para que serve:
Por que fazer um brainstorm? Levantando as informações Todo brainstorming precisa de um briefing Organizando as ideias As ferramentas de apresentação Causando o impacto na apresentação Brainstorming do projeto

3 Por que fazer um Brainstorming
O Brainstorming como o termo já sugere, é uma tempestade de ideias. Este tipo de reunião surgiu com intuito de desenvolver a criatividade máxima na hora de elaborar qualquer projeto, seja para um cliente específico, uma grande empresa, um site, um jogo... Qualquer coisa que necessite de planejamento e criação. Mas por que devemos fazer o Brainstorming? SIMPLES! Para por no papel todas as possibilidades relacionados ao planejamento do nosso projeto. Possibilitando que haja um filtro para separar os principais caminhos a serem seguidos.

4 Detalhes importantes... • Proibição de críticas.
• Uso da criatividade plena – encoraja os participantes. • Quantidade é necessária – quanto mais ideias, melhor. • Combinação e aperfeiçoamento - Geração de ideias adicionais para a construção e reconstrução sobre as ideias dos outros.

5 Levantando as informações!
1. Escolha um ambiente que inspire - um lugar diferente pode inspirar os participantes a terem novas e boas ideias; 2. Defina um moderador/Facilitador – toda reunião de brainstorming precisa de alguém que conduza e explique como será a reunião; 3. Defina o tempo máximo da reunião – isso evita cansaços; 4. Exponha o problema – ele precisa ficar bem claro para todos; 5. Para quem e para quê? – Todos precisam saber quem são os interessados e quais as reais necessidades; 6. Inspire o grupo – de alguma forma (de preferência bem interessante) traga informações inspiradoras para a reunião; 7. Separe grupos menores – se for o grupo grande demais, fica mais fácil separar em outros menores e dividir partes do projeto; 8. Anote tudo - é interessante que cada participante desenvolva suas próprias propostas para o problema e que todas sejam anotadas e registradas. Elimine aquelas ideias repetidas; 9. Administre os conflitos; 10. Faça a seleção das melhores ideias; 11. Fornecer ao grupo um relatório com as ideias selecionadas.

6 Todo brainstorming precisa de um briefing!
Este processo é basicamente como uma entrevista com o cliente, empresa ou grupo de pessoas para o qual você irá prestar um serviço. Resumindo: O Briefing nada mais é do que um documento simples que apresenta características de um determinado produto ou serviço de uma marca ou de empresa. É através dele que o cliente através define o que precisa. Na hora do briefing é preciso avaliar o histórico da empresa, os objetivos, o público-alvo, áreas geográficas, prazos, faixa etária, entre outros. Até mesmo as experiências com projetos parecidos no passado precisam ser consideradas.

7 Organizando as ideias Depois que todas as ideias foram levantadas, chegou a hora de organizá-las para chegar a uma conclusão. Mesmo que elas sejam muito boas, nem todas podem entrar no escopo (informações do projeto) inicial. Elas precisam ser classificadas e separadas em pequenos grupos de prioridades ou necessidades para serem reavaliadas. Aquelas que não forem determinantes ou que podem esperar uma próxima etapa serão separadas e guardadas. Conheça algumas ferramentas que podem te ajudar nisso:

8 O Learnig Canvas é uma ferramentas que gerencia seus projetos de forma prática. Você pode aplicar prazos, definições, metas, margens de risco e etc. A ferramenta é gratuita em sua versão mais básica, mas mesmo assim é capaz de suprir muito as suas necessidades.

9 Xmind O Xmind é uma ferramenta de desenvolvimento de processos um pouco mais complexa, porém a interatividade é infinitamente superior ao programa anterior. Foi desenvolvido em plataforma Linux, porém possui extensão para Windows. Totalmente gratuito e também pode ser modificado caso deseje.

10 As ferramentas de apresentação
A escolha da ferramenta de apresentação são um passo importantíssimo na hora de expor o nosso projeto, não apenas para o cliente/empresa, como também para toda a equipe.

11 Causando o impacto na apresentação!
Dica 1: Defina o objetivo – Saiba exatamente o que você vai mostrar ao seu público. Dica 2: Conheça o seu público - Estude e pesquise o perfil do seu público. Dica 3: Estabeleça um cronograma – Sua apresentação tem que ter uma história com começo, meio e fim. Dica 4: Seja verdadeiro. Dica 5: Não seja rígido - A emoção pode influenciar muitas pessoas. Dica 6: Estude muito sua apresentação. Dica 7: Evite excessos. Dica 8: Ensaie na frente do espelho. Dica 09: Esteja preparado para perguntas. Dica 10: Cuide da aparência. Dica 11: Aumente o vocabulário.

12 VAMOS POR EM PRÁTICA! 1 – Grupos de 4 integrantes.
2 – Um dos integrantes deve ser o Moderador. 3 – Será sorteado um produto entre os grupos. 4 – Façam o Briefing com o Professor. 5 – Façam o Brainstorming. (No mínimo 10 sugestões de cada integrante do grupo) 6 – Façam a filtragem das melhores ideias. 7 – Façam o relatório das ideias selecionadas. Um bom relatório, tem no mínimo 10 ideias para aplicação!


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