A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar."— Transcrição da apresentação:

1 O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar.

2 Os alunos organizam as cadeiras em fila dupla como se fossem um trem; Combinar que os alunos, da fila da direita por exemplo, contarão a história do livro que leram. Neste momento o aluno não deve contar tudo, mas fazer uma síntese da história de maneira que o colega ao lado sinta-se incentivado e motivado para ler o livro; Os alunos sentados na outra fila serão os ouvintes; Dar um tempo para os alunos contarem a história que leram. Combinar com os alunos, que quando o professor bater palmas, os ouvintes deverão mudar de lugar. O aluno da primeira cadeira vai para a última cadeira e o da última vem para a primeira. Os alunos contadores não mudam de lugar. Bater palma até a fila voltar ao normal. Fazer a troca. A fila que estava contando vai ser ouvinte e a que era ouvinte vai contar a história. O professor, nesta atividade, irá avaliar a capacidade de síntese do aluno, que envolve a oralidade, a expressão, a atenção e também da assiduidade e pontualidade, pois deverá ter lido o livro e trazê-lo no dia.

3 Socializando as leituras realizadas... Uma fila conta a história do livro que leu. A outra fileira ouve atenta. O contador deve pensar em uma estratégia para aguçar a curiosidade do colega.

4 O trenzinho vai andando e novas histórias vão surgindo.... Cada um conta para o seu colega a história que leu... FILME

5

6 Em cada face do cubo há perguntas relacionadas aos livros lidos. As questões devem levar em conta o comportamento leitor e as estratégias de leitura. São situações que devem ter uma intenção e regularidade.

7 Construir uma roleta numerada; Organizar uma lista com questões relacionadas aos livros lidos. Devem ser situações pensadas e planejadas. Após as leituras dos livros, o aluno gira a roleta e verifica a pergunta que foi sorteada. O aluno lê a pergunta e socializa ao grupo. Este momento é rico para explorar de forma prazerosa as leituras realizadas.

8 Colocar dentro do Ovo do Saber questões relacionadas às leituras realizadas. Organizar uma roda com os alunos. Colocar uma música. O ovo vai passando. Quando parar a música, o aluno que ficou com o ovo, retira uma pergunta, lê e socializa com os demais e executa o comando. As perguntas podem ser mudadas de acordo com as necessidades.

9 Confeccionar fichas com perguntas relacionadas as leituras realizadas. Atrás das fichas colar um velcro. Pegar uma mata-mosca e colar um velcro. Após as leituras realizadas, espalhar as fichas na mesa com o lado do velcro para cima. O aluno pega o mata-mosca e bate na ficha. A ficha que ele conseguir pegar, ele lê a pergunta e socializa com os demais e executa o comando.

10 Colocar dentro da caixa mágica questões relacionadas as leituras realizadas. Organizar uma roda com os alunos. Colocar uma música. A caixa vai passando. Quando parar a música, o aluno que ficou com a caixa, retira uma pergunta, lê e socializa com os demais. As perguntas podem ser mudadas de acordo com as necessidades e o planejamento do professor.

11 Após as dinâmicas o professor pode propor atividades de registro, que levem os alunos a refletir sobre o que leram; Não é necessário que sempre tenha atividades de registro, pois o momento da roda bem planejado garante a aprendizagem.

12 Orientações: É importante destacar que somente o uso dessas dinâmicas não garante por si só a aprendizagem do aluno, mas o diferencial é o olhar do professor de forma individualizada, buscando observar em quais momentos podem ser feitas as mediações, cuidando para que o aluno aprenda e avance na leitura. Durante o momento das dinâmicas o professor também precisa: Ter clareza no planejamento, nos objetivos que quer alcançar, e nas habilidades que quer desenvolver; Garantir a participação de todos os alunos;

13 Acompanhar o trabalho mediante uma pauta de observação; Retomar e sistematizar o que foi discutido e explorado nas dinâmicas. Não pode ficar o jogo pelo jogo. É preciso conversar sobre o que aprenderam.


Carregar ppt "O objetivo é socializar as leituras realizadas e aguçar a curiosidade dos professores e alunos para realizar a leitura do livro que ouviram o colega contar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google