Economia e Gestão da Saúde

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Transcrição da apresentação:

Economia e Gestão da Saúde Universidade Federal de Juiz de Fora – Tópicos Especiais em Economia e Gestão da Saúde Gabrielle de Oliveira Araújo Res. Gestão Hospitalar – HU/UFJF E-mail: residecoadm.hu@ufjf.edu.br Tel: 4009-5172

Universidade Federal de Juiz de Fora – O “MERCADO” SAÚDE

Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA - D Quantidade de um bem/serviço que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. DESEJO ORÇAMENTO PREFERÊNCIAS INDIVIDUAIS UTILIDADE = SATISFAÇÃO/BEM ESTAR

Determinantes da DEMANDA Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA

Determinantes da DEMANDA Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO P ↑ Q ↓ P ↓ Q ↑

Determinantes da DEMANDA Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREÇO

Determinantes da DEMANDA Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA RENDA Y ↑ Q ↑ Y ↓ Q ↓

Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento Universidade Federal de Juiz de Fora – Determinantes da DEMANDA PREFERÊNCIAS - conhecimento

Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos Universidade Federal de Juiz de Fora – OFERTA – S ou O  Quantidade de bens que os vendedores estão dispostos a comercializar em variados níveis de preço. ↑ preço ↑ qtde ofertada ↓ preço ↓ qtde ofertada

Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO

CONCORRÊNCIA PERFEITA Universidade Federal de Juiz de Fora – EQUILÍBRIO DE MERCADO CONCORRÊNCIA PERFEITA Equilíbrio – forças de mercado “mãos invisíveis”

Concorrência Perfeita Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

Concorrência Perfeita – características: Universidade Federal de Juiz de Fora – Concorrência Perfeita – características: - Racionalidade - consumo planejado; - Transparência – S e D; - Numerosos ofertantes, sem poder de mercado; - Produtos homogêneos; - Não há barreiras à entrada e saída. características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

Mercados que se aproximam da Universidade Federal de Juiz de Fora – Mercados que se aproximam da Concorrência Perfeita características: - Racionalidade; - Numerosos e pequenos ofertantes;

DETERMINANTES DA DEMANDA Universidade Federal de Juiz de Fora – DETERMINANTES DA DEMANDA POR SERVIÇOS DE SAÚDE PREÇO? RENDA? PREFERÊNCIAS?

Universidade Federal de Juiz de Fora – NECESSIDADE

DEMANDA – serviços de saúde Universidade Federal de Juiz de Fora – DEMANDA – serviços de saúde INELÁSTICA

Intervenção governamental Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde (NECESSIDADE) FALHAS DE MERCADO Intervenção governamental

Necessidade, imprevisibilidade, incerteza Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Necessidade, imprevisibilidade, incerteza A resposta de um mercado saúde não regulado pelo Estado é o desenvolvimento de seguros privados. Perverso para quem não pode pagar. Regulação: saúde pública – SUS - direito.

Assimetria de informações – relação agente Universidade Federal de Juiz de Fora – “Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Assimetria de informações – relação agente S - poder de mercado S controla D

RISCO MORAL (oportunismo) - S e D Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO RISCO MORAL (oportunismo) - S e D

S → D Universidade Federal de Juiz de Fora – Risco moral OFERTA ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Remuneração médicos: - ato/procedimento; - jornada de trabalho; 1/3 - diagnóstico. Regulação: tabela SUS – diagnóstico. Realidade: fratura no indicador. Diagnóstico: multifratura - $. Acrescentam desnutrição. S → D

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Cesariana S → D Cesariana - $$$ Regulaçao: $ cesariana = $ parto normal Comodidade.

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral OFERTA Concentração em grandes centros, desinteresse por zonas remotas e periferias. Regulação: programa Mais Médicos.

Universidade Federal de Juiz de Fora –

Universidade Federal de Juiz de Fora –

“O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo” Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Risco moral DEMANDA Seguro saúde público ou privado: - superutilização dos serviços de saúde (ex: consultas desnecessárias). - pouca preocupação com promoção da saúde e prevenção de doenças. “O SUS cobre mesmo, o plano de saúde cobre mesmo”

Universidade Federal de Juiz de Fora – Q*: qtde demandada se os indivíduos tivesse que pagar; Qo: qtde demandada na presença de seguro saúde.

Barreiras à entrada no mercado Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO Barreiras à entrada no mercado

EXTERNALIDADES – positivas Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – positivas Regulação: incentivos, subsídios.

Universidade Federal de Juiz de Fora –

EXTERNALIDADES – negativas Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde FALHAS DE MERCADO EXTERNALIDADES – negativas Regulação: fiscalização, multas e taxações.

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde NECESSIDADE e DEMANDA

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA Demanda: quantidade de bens e/ou serviços que os indivíduos desejam consumir, em um determinado período de tempo, dadas as restrições orçamentárias. Autonomia. Necessidade: quantidade de serviços médicos que a opinião médica acredita deva ser consumida, em um determinado período de tempo, para que as pessoas possam permanecer ou ficar tão saudáveis quanto seja possível - segundo o conhecimento médico. S → D

Universidade Federal de Juiz de Fora – ““Mercado” Saúde NECESSIDADE ≠ DEMANDA

“CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE Universidade Federal de Juiz de Fora – “CONCORRENCIA PERFEITA X “MERCADO” SAÚDE RESUMO Concorrência Perfeita Mercado Saúde - Racionalidade, planejamento; - Incerteza, imprevisibilidade; - Inexistência de Externalidades; - Presença da Externalidades; - Transparência; X - Assimetria de informações; - Não há poder de mercado – S. - S induz D, risco moral; - Livre entrada e saída. - Barreiras à entrada. * forças de mercado * intervenção governamental

Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF Referências PIOLA, Sérgio Francisco, VIANNA, Solon Magalhães (orgs.) Economia da Saúde: conceitos e contribuição para a gestão da saúde. Brasília: IPEA, 1995. CASTRO, Janice Dornelles de. Regulação em saúde:  análise de conceitos fundamentais. Sociologias, jan./jun. 2002.