Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1.

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Transcrição da apresentação:

Alexandre Marinho Escola Básica 2,3 de Vila Caiz - Amarante Amarante - Porto 9º Ano (Educação Tecnológica + Área de Projecto) TecnoVC2 5+1

Aproveitando o facto de na disciplina de Educação Tecnológica se ter abordado a temática Energia e se ter proposto a realização de um projecto prático sobre este tema, decidimos participar no Concurso Rali Solar, realizando um Carrinho Solar. Indo de encontro ao estipulado no Regulamento deste concurso, tentamos neste projecto promover as Energias Renováveis e as preocupações ambientais, pelo que sempre que possivel tentamos reutilizar/reaproveitar materiais, poupando assim recursos. Seguindo a Metodologia de Projecto (usada nas aulas de Educação Tecnológica), que segue 7 etapas: Situação/Problema; Investigação; Ideias; Solução; Projecto; Realização e Avaliação, a equipa começou a trabalhar. 1 – Situação/Problema - Do Regulamento …Construção de um protótipo de Carrinho Solar, com utilização de componentes mecânicos (motor e engrenagens) reutilizados. Partindo deste pressuposto a nossa equipa começou a investigar… Lixagem da carroçaria de roofmate Componentes retirados de uma impressora

2 – Investigação – A equipa começou por analisar os regulamentos e a diferente documentação disponibilizada para este concurso e disponível no site Ciência Viva. Foram tomadas notas das informações relevantes. Também foi pesquisada informação relativa às anteriores edições deste concurso, visualizadas fotos, recolhidas informações sobre paíneis fotovoltaicos, experimentados os kits disponibilizados (ligação série/paralelo/mista e ainda pesquisada informação sobre aerodinâmica e automóveis. Nesta fase também se começou a analisar/escolher alguns possíveis materiais a aplicar no nosso carro e feita a sua recolha, nomeadamente (esferovite, roofmate, balsa, madeira, componentes de impressora e outro material informático, etc). Estando na posse desta informação e materiais passamos à fase seguinte. 3 – Ideias – Foram seleccionadas algumas imagens de automóveis existentes no mercado e a partir de dois deles foi feito um esboço de uma possivel solução. Feitos vários re-arranjos e vários ajustes nos desenhos procedeu-se a uma escolha. 4 – Solução – Foi definida uma solução dos esboços efectuados anteriormente. Foram debatidos os prós e contras, escolhida e justificada a escolha. 5 – Projecto – A equipa procedeu ao desenho rigoroso da solução escolhida – vista em perspectiva, vista de frente, vista de baixo, vista de frente e vista de lado. Foram também aqui definidas as medidas do protótipo e a disposição dos paíneis fotovoltaicos. Realização Encaixe para paíneis na carroçaria (duas imagens)

6 – Realização – Estando na posse de vários materiais recolhidos, foi altura de fazer uma escolha. Pelo critério da leveza e resistência do carro a nossa equipa optou por escolher para a carroçaria o vulgarmente chamado roofmate - poliestireno extrudido. Utilizando cola de contacto para esferovite foram colados vários pedaços deste material (recolhidos em obras) com mais ou menos as medidas pretendidas e posteriormente depois de seco e bem colado foi moldado, utilizando lixas, x-actos, limas, grosas – até ter a forma que pretendiamos. Foi desbastado e criado o espaço para colocar o pacote de leite, os paineis fotovoltaicos, as rodas e o sistema motor/engrenagens. Paralelamente foi-se também se começando a trabalhar na parte mecânica do carro. Foram colados vários pedaços de madeira de balsa (base do carro) e colocados elementos para dar resistência à mesma, foram colocadas as guias utilizando parafusos e um sistema de anilha para rolar ao longo da guia do circuito diminuindo assim o atrito no movimento do carro. Entretanto alguns elementos da equipa estudam a melhor maneira de realizar o sistema mecânico de tracção do carro – dos vários motores recolhidos foi escolhido um, seleccionadas algumas rodas dentadas e correias e têm-se feito alguns ensaios. Pensa-se também nas rodas do protótipo, que possivelmente serão de madeira e borracha. Ainda estamos um pouco atrasados, mas temos metas bem definidas e na próxima semana vamos ligar os paineis fotovoltaicos ao sistema motor/engrenagens e testar vários tipos de ligação. Colocação de painéis na carroçaria Superficie da carroçaria do carro

6 – Realização (Cont) – Entretanto o carro levou uma camada de cola branca para ganhar resistência, foi lixado e posteriormente pintado. Foram adicionados alguns elementos estéticos e aerodinâmicos: palas, ailerons. Estéticamente está a ficar engraçado. Praticamente não compramos materiais – reaproveitamos quase tudo: de impressoras os motores, engrenagens, correias, a madeira cá da sala de aula, o roofmate de obras aqui perto. Está a ser um projecto relativamente económico e amigo do ambiente, tendo tido custos somente em colas, tintas e nos painéis fotovoltaicos. 7 – Avaliação - A avaliação propriamente dita será feita na prova regional (caso sejamos aceites) no entanto estamos a pensar criar um pedaço de pista e fazer alguns testes com o protótipo – em súbida/descida, plano, em túnel, etc.. Nesta fase também iríamos testar melhor a ligação dos painéis fotovoltaicos (série/paralela/mista). Sendo este um projecto de sala de aula, em que o professor tem que dar apoio a muitos grupos de trabalhos diferentes, as decisões e trabalhos específicos passam quase exclusivamente pelos alunos, sendo os conselhos do professor uma ajuda preciosa. Temos pena de não conseguir disponibilizar mais tempo para este projecto... Carroçaria, rodas, chassi Parte inferior da carroçaria do carroParte da frente do carro

O nosso carro, apesar de ser um protótipo e um trabalho de sala de aula (de Ed. Tecnológica), é um carro que mesmo não sendo pensado para a sua fabricação em série, demonstra grande capacidade de inovação. É um carro de boa aparência, que demonstra uma grande ambição do futuro com vista a poupar combustivel e aproveitar a energia solar que nos é concebida. Estamos ainda a aprimorar a parte estética do carro… Com este trabalho podemos consolidar os nossos conhecimentos e adquirir conhecimentos sobre o aproveitamento fotovoltaico, em que podemos estar em contacto com vários tipos de circuitos, em série/paralelo, e aprender como será propulssionado o nosso carro. É um trabalho que nos permitiu conciliar os conhecimentos teóricos da disciplina de C.Físico Quimica, e os trabalhos manuais que costumamos elaborar em Educação Tecnológica. Fazemos questão de dizer aos nossos amigos, familiares e professores, o que estamos a desenvolver. É motivo de orgulho. Para além disso estão cartazes na escola a anunciar este concurso. A 28 de Maio vai realizar-se a celebração do Dia Mundial da Energia na nossa escola e vamos expôr este e outros trabalhos envolvendo a temática Energia (são três turmas do 9º ano a desenvolver projectos) para toda a comunidade ver e ainda vamos promover a utilização de Energias Renováveis, de modo a termos um desenvolvimento sustentável a pensar no futuro do nosso Planeta. Para primeiro ano neste concurso não nos safamos mal, para o ano faremos melhor... Carroçaria do carro, com a posição dos 8 paineis fotovoltaicos a inserir...