VITOR SILVA SCHUMAL,Engenharia e Serviços, lda TENÕES - BRAGA CURSO CEF ELECTROMECÂNICA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS-Nível II + ART SCHU 5+5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Faíscas Manuel Vieira Escola Profissional CIOR
Os Navegadores António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Os Venusianos Alunos: Caio Rodrigues Gilson Silva João Soares Numa época em que os problemas.
Escola secundária Martins Sarmento
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Maria Margarida Gonçalves EB 2,3 da Galiza S. João do Estoril, Lisboa 9º ano, Clube da Floresta e Físico-química Falcões do Estoril 6 alunos + 2 professores.
DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo
Solivários Ana Filipa da Cruz Ferreira
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
As Engenhocas Carlos Valentim
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
Fernando Ferreira Instituto de Promoção Social de Bustos Aveiro 8/9 Ariete 3+1.
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO T2 Dulce Silva, Indré Bobinate, João Magalhães, Luís Santos e Pedro Graça. Ana Sofia Gomes.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Navegadores 6 alunos – 1 Professor.
Projecto Escola da Energia PROTÓTIPOS COM ENERGIA RELATÓRIO DE PROJECTO
Solar car – “Os Chocalhos”
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Solar Moche Nuno Monteiro / Vitor Soares Escola Secundária Campos Melo
Eng. José Silva INTEP Soure Soure - Coimbra 11º e 12º - Electr. e Electrónica, Práticas Oficinais e Tec. Aplicadas Os Parabólicos 3.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Pro-Solaris Paula Serrano EB2,3 D. Paio Peres Correia
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
VITOR SILVA SCHUMAL S.A. BRAGA 6º ELECTRICIDADE / MATEMÁTICA / TIC / FISICA - QUIMICA HOT ONES 3+ 1.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos Rinchoa, Lisboa 6.ºB e 6.ºC; disciplinas: Língua Portuguesa, Área de Projecto, Matemática, Ciências Naturais.
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Ivone Tavares Escola Básica Secundária de Santa Maria Ilha de Santa Maria - Açores 9º ano – Ciências Físico - Químicas Cagarros 6.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
Gadget Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 4+2
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
Fernando Ferreira Instituto de Promoção Social de Bustos Aveiro 8/9 Power 3+1.
Transcrição da apresentação:

VITOR SILVA SCHUMAL,Engenharia e Serviços, lda TENÕES - BRAGA CURSO CEF ELECTROMECÂNICA DE EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS-Nível II + ART SCHU 5+5

O nosso projecto consiste no desenvolvimento de um brinquedo (um flipper) aproveitando materiais reutilizados.

Depois de apresentadas algumas sugestões decorrentes de uma pesquisa, foi tomada a decisão de fazer um flipper. A decisão foi tomada pela turma e registada em acta assinada por todos os alunos. Depois de se fazerem os testes com o equipamento fotovoltaico, começou-se a pesquisa relativa ao material a utilizar, sendo necessários uma estrutura em madeira que nos foi fornecida por uma carpintaria; o contador de pontuação que foi um aluno que trouxe de casa retirado de um carro velho que o pai tinha. O restante material foi aproveitado da nossa oficina. Planeamento

Todos os alunos da turma participaram na construção do brinquedo,primeiro fazendo pesquisas na internet e depois reunindo todo o material necessário para a construção do equipamento. Apesar de aliciante o projecto envolveu também algumas dificuldades, como por exemplo pôr em prática os sistemas mecânicos. A solução encontrada para este problema foi desmontar uma máquina flipper e reconhecer o seu funcionamento. E O tempo dispensado no projecto até ao momento foi de 30 horas, prevendo-se um tempo total de 45 horas. Projecto eléctrico A construção do brinquedo

O objectivo do projecto é a utilização da energia fotovoltaica nos brinquedos em substituição das tradicionais pilhas. O coordenador de projecto trabalhou em parceria com os restantes formadores, especificamente das áreas de Matemática, Física e Química e Português onde os formandos tiveram oportunidade de trabalhar os conceitos de energias renováveis, nomeadamente a energia solar, importante para este projecto. Os formandos ao longo destas aulas trabalharam a importância das novas energias para o futuro das novas gerações e do Planeta Terra. A divulgação deste projecto foi feita por todas as turmas e entre todos os formadores que desde logo se mostraram com grande empenho e dedicação para o cumprimento deste objectivo.