Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Formar Professores em Rede
Escola Superior de Educação
raio de luz numa esfera de água Refração : Luz é onda (Huygens) Princípio de menos tempo (Fermat)
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Aplicação de e-Learning para apoio do ensino de Bases de Dados
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
DEPARTAMENTO CURRICULAR DE CIÊNCIAS FÍSICO-NATURAIS
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Metodologias ativas de aprendizagem Currículo integrado
Metas de Aprendizagem na área das TIC
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Educação e Tecnologias
Generalidades sobre e-learning
TIC 10º ano de escolaridade
Integração pedagógica das TIC
Exploração de Recursos Virtuais Teresa Silva Teresa Faria Madalena Santos
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Meteorologia e Estações Meteorológicas Centro Nónio Centro Nónio Faculdade de Ciências Universidade de Lisboa sessão de trabalho.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 2 Maio 2007 – EB 2, 3 António.
Utilização educativa das TIC Cenários de trabalho Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL 9 Maio 2007 – EB 2, 3 Avelar Brotero.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Cenários de trabalho de natureza curricular com as TIC
Usar as TIC na escola com a Plataforma Moodle
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos, Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL – Março 2007
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Construção de Sites com o Google Pages Creator Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Esc. Sec. com 3.º Ciclo Pedro.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Trabalho Projecto e TIC Grupo de Trabalho da Esc. Sec. António Arroio 22 Março Centro de Competência CRIE - FCUL Questões colocadas na Plataforma.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Démarche de Referencialização Trabalho Prático de Cariz Cooperativo Metodologia de Resolução de Problemas.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e no 1º ciclo do Ensino Básico Centro de Formação do SIPE.
EDUCADORA DULCE CORREIA Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Perguntas de Modelação
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Transcrição da apresentação:

Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Abril e Maio de 2007 Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt

Objectivos   Reflectir sobre as potencialidades pedagógicas da utilização das TIC em Física e Química   Explorar recursos virtuais, por exemplo software simples, applets, simulações que permitam: - elaborar propostas de trabalho com os alunos - envolver os alunos em trabalho colaborativo à distância   Planificar a utilização com alunos dos recursos explorados   Partilhar as experiências de utilização realizadas

Calendarização 11 Abril – Explorar recursos + ideias para usar 2 Maio – Explorar recursos + concretizar com alunos ? (data a definir) – Troca de experiências

Plano da 1.ª sessão Apresentação… expectativas Linhas orientadoras do trabalho no Centro CRIE – FCUL As TIC em Física e Química Porquê? Para quê? Explorar recursos virtuais (applets) Partilhar ideias Planear trabalho futuro

Linhas orientadoras TIC na Educação como indutoras de transformação educativa contemplando uma utilização que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica da escola valorizando uma formação de professores participada, uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto

Competências onde pode fazer sentido usar TIC (…) análise e discussão de evidências, situações problemáticas, que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico (…) (…) realização de pesquisa bibliográfica, observação, execução de experiências,(…), avaliação dos resultados obtidos, planeamento e realização de investigações, elaboração e interpretação de representações gráficas (…) (…) situações de aprendizagem centradas na resolução de problemas, com interpretação de dados, formulação de problemas e de hipóteses, planeamento de investigações, previsão e avaliação de resultados, estabelecimento de comparações, realização de inferências, generalização e dedução. Ciências Físicas e Naturais – Orientações curriculares ensino básico, ME, Dep Educação Básica

Exemplos de Applets Simulações http://www.walter-fendt.de/ph14e/ - (2ª lei de Newton) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=345.0 - (bola saltitante) http://www.miamisci.org/ph/phpanel.html - (ácidos, bases e pH) Animações http://www.physicsclassroom.com/mmedia/newtlaws/efff.html (o elefante e a pena) http://www.physicsclassroom.com/mmedia/index.html http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/newtlaws/sd.html (paraquedista) Outras aplicações interactivas http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/aplicacoes_interactivas/index.htm

Escolher e analisar um recurso Tarefa 1 Escolher e analisar um recurso Público a que se destina (básico/secundário) Correcção científica Áreas/Temas do currículo: onde usar? Tópicos/conceitos que é possível abordar com... Potencialidades Limitações (Não usava porque... Usava mas…) Ideias para usar com alunos (Para quê? Como?) Lista de recursos

Tarefa 2 Até à próxima sessão Continuar a explorar recursos e equacionar a sua exploração com alunos Partilhar na plataforma do Centro CRIE as suas explorações http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/

Paraquedista http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/newtlaws/sd.html