Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Física - Química e TIC Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas Abril e Maio de 2007 Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt
Objectivos Reflectir sobre as potencialidades pedagógicas da utilização das TIC em Física e Química Explorar recursos virtuais, por exemplo software simples, applets, simulações que permitam: - elaborar propostas de trabalho com os alunos - envolver os alunos em trabalho colaborativo à distância Planificar a utilização com alunos dos recursos explorados Partilhar as experiências de utilização realizadas
Calendarização 11 Abril – Explorar recursos + ideias para usar 2 Maio – Explorar recursos + concretizar com alunos ? (data a definir) – Troca de experiências
Plano da 1.ª sessão Apresentação… expectativas Linhas orientadoras do trabalho no Centro CRIE – FCUL As TIC em Física e Química Porquê? Para quê? Explorar recursos virtuais (applets) Partilhar ideias Planear trabalho futuro
Linhas orientadoras TIC na Educação como indutoras de transformação educativa contemplando uma utilização que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica da escola valorizando uma formação de professores participada, uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto
Competências onde pode fazer sentido usar TIC (…) análise e discussão de evidências, situações problemáticas, que permitam ao aluno adquirir conhecimento científico (…) (…) realização de pesquisa bibliográfica, observação, execução de experiências,(…), avaliação dos resultados obtidos, planeamento e realização de investigações, elaboração e interpretação de representações gráficas (…) (…) situações de aprendizagem centradas na resolução de problemas, com interpretação de dados, formulação de problemas e de hipóteses, planeamento de investigações, previsão e avaliação de resultados, estabelecimento de comparações, realização de inferências, generalização e dedução. Ciências Físicas e Naturais – Orientações curriculares ensino básico, ME, Dep Educação Básica
Exemplos de Applets Simulações http://www.walter-fendt.de/ph14e/ - (2ª lei de Newton) http://www.phy.ntnu.edu.tw/ntnujava/index.php?topic=345.0 - (bola saltitante) http://www.miamisci.org/ph/phpanel.html - (ácidos, bases e pH) Animações http://www.physicsclassroom.com/mmedia/newtlaws/efff.html (o elefante e a pena) http://www.physicsclassroom.com/mmedia/index.html http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/newtlaws/sd.html (paraquedista) Outras aplicações interactivas http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/aplicacoes_interactivas/index.htm
Escolher e analisar um recurso Tarefa 1 Escolher e analisar um recurso Público a que se destina (básico/secundário) Correcção científica Áreas/Temas do currículo: onde usar? Tópicos/conceitos que é possível abordar com... Potencialidades Limitações (Não usava porque... Usava mas…) Ideias para usar com alunos (Para quê? Como?) Lista de recursos
Tarefa 2 Até à próxima sessão Continuar a explorar recursos e equacionar a sua exploração com alunos Partilhar na plataforma do Centro CRIE as suas explorações http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/
Paraquedista http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/newtlaws/sd.html