Resultados Alcançados em 2004 Paulo Sérgio Nunes Diretor DENASUS Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundos Municipais de Saúde
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
MESA 3 PAPEL DO CONSELHO DE SAÚDE APÓS A LEI COMPLEMENTAR Nº141/12
Estabelece a nova Estrutura Administrativa de SC
Retirada dos gastos com saúde da lei de responsabilidade fiscal
REGULAMENTAÇÃO DA EC 29.
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Avaliação da Atenção Básica no Brasil
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
O PAPEL DO GOVERNO MUNICIPAL PARA ASSEGURAR O ATENDIMENTO
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
A IMPORTÂNCIA DA INFORMAÇÃO
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Momento histórico Se o controle econômico-financeiro não tivesse falhado, se as auditorias dos Bancos Centrais fossem mais competentes e criativas, quanto.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Instruções para preenchimento do Plano de Providência.
Secretaria de Gestão Estratégica Participativa
DENASUS/Coordenação Geral de Auditoria
MISSÃO DO DENASUS EXERCER AÇÕES DE AUDITORIA NO ÂMBITO DO SUS, CONTRIBUINDO PARA A QUALIDADE DA ATENÇÃO À SAÚDE E PARA A CIDADANIA.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
PROPOSTA PLANEJAMENTO 2009 Equipe do Nordeste (parte) Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará.
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
Goiânia, junho de 2013 Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS Programa ç ão Anual de Sa ú de - PAS.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA
Fórum de Secretários Executivos
PROPOSTA PLANEJAMENTO PARA O EXERCÍCIO DE 2009 Região Sul e Sudeste Coordenador : Ney – Paraná Relator - João Batista – Minas Gerais.
PLANEJAMENTO DENASUS 2009 REGIÕES CENTRO-OESTE E NORTE.
Ricardo de Oliveira Coordenador de Planejamento CONTRATO DE GESTÃO DO INMETRO.
Programação de Ações de Vigilância da Saúde/PAVS
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda Audiência Pública 1º Quad Base Legal “§ 4º - Até o final dos meses de maio, setembro.
Ciclo de Planejamento PPA.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Auditoria de Natureza Operacional Programa Bolsa-Família
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
MPS - Ministério da Previdência Social SPPS - Secretaria de Políticas de Previdência Social 48º CONGRESSO NACIONAL DA ABIPEM DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE.
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PROGRAMA DE CONTROLE DO TABAGISMO
II CONGRESSO DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE Manaus, 15 de abril de SIOPS/2014 SIOPS, CERTIFICAÇÃO DIGITAL E LEGISLAÇÃO.
Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas Fundação de Vigilância em Saúde a Evento : Fórum Regional Norte /ANVISA – Belém – PA 23 a 25 de abril de 2007.
PROPOSTA DE PLANEJAMENTO 2009 Região Nordeste – parte 2 Grupo COARN AL – BA – PE – SE – e contribuições da CGDNCT Coordenadora: Teresa de Fátima (PE) Relatora:
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
O papel do Tribunal de Contas no apoio à sustentabilidade econômica dos municípios do Brasil.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
PACTUAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE NO ESTADO
Transcrição da apresentação:

Resultados Alcançados em 2004 Paulo Sérgio Nunes Diretor DENASUS Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS Atividade de Controle % Auditoria / Visita Técnica ,20 % Fiscalização Perícia ,18 % TOTAL ,30 % Demonstrativo por Tipo de Atividade

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS Comparativo Legislativo Municipal ,92% Usuário do SUS ,21 % CGU ,41 % Min. Pub. Estadual ,00 % Min. Pub. Federal ,24 % Polícia Federal ,00 % Interna Denasus ,82 % Gabinete do Ministro ,23 % Outros ,64 % TOTAL Demonstrativo por Demandante

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS % Denasus – Nível Central ,29% SEAUDs DIAUDs ,12 % SNA Estadual ,00 % SNA Municipal ,29 % TOTAL ,16 % Número de Servidores Treinados

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS fiscalização e visita técnica As atividades de controle realizadas superaram as metas estabelecidas em 259,30%, com a inclusão no seu elenco de ações das atividades de fiscalização e visita técnica; inclusão de 96 servidores A elaboração da Programação Anual de Auditoria e Fiscalizações - PAAF; da reorganização dos serviços e da inclusão de 96 servidores do DENASUS nas ações de auditoria. O aumento significativo da participação do DENASUS como principal demandante deveu-se: ao planejamento, a elaboração de programação e a realização da parceria com a CGU. Destaca-se o aumento de 130,23% das demandas oriundas do Gabinete do Ministro da Saúde e a redução no atendimento de solicitações do MPF em 67,29%. A reorganização dos processos de trabalho e a priorização de atendimento de Estados e Municípios com as atividades relacionadas ao desenvolvimento e cooperação técnica permitiram superar a meta estabelecida no PPA-2004/2007 em 33,33 %.

Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS Dificuldades para operacionalizar as aquisições de equipamentos e materiais permanentes, considerando que o processo licitatório é aberto nos últimos meses do exercício, pelas unidades gestoras dos Núcleos Estaduais do Ministério da Saúde. Acesso limitado aos bancos de dados dos sistemas de informações governamentais tais como: SIAFI, SICAD, SISPP, SIREP, SIOPS, etc. Não cumprimento pelos estados da determinação contida no art. 3º parágrafos 1º e 2º da PT/GM/MS nº. 401/2003 quanto a sua competência para a realização de auditoria, acarretando um grande volume de devoluções das demandas não realizadas para o nível federal. Ineficiência da sistemática de acompanhamento das recomendações de ações de auditoria, prejudicando uma maior efetividade da atenção à saúde da população. Dificuldades

Conclusões As decisões gerenciais adotadas durante os exercícios de 2003 e 2004 afetaram em muito a produtividade do Departamento, permitindo um aumento no número de auditorias realizadas, no número de unidades visitadas e no número de Secretarias apoiadas. Se levarmos em consideração apenas os recursos do orçamento da União, utilizamos 4,59% a mais do que o utilizado em 2003, reduzindo significativamente o custo médio por ação de controle. Entretanto, verifica-se que a produção pode ser ainda maior se considerarmos que algumas decisões foram tomadas no segundo trimestre de 2004, e surtirão efeito no decorrer de 2005, em especial quanto ao planejamento das ações visando uma melhor utilização dos recursos orçamentários. Destaca-se como preocupante o fato de que os recursos destinados a investimento em material permanente vêm sendo reduzidos anualmente em função de dificuldades operacionais no processo de aquisição. Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS

O DENASUS auditou cerca de 20% dos 30 bilhões de reais cerca 20% dos 30 bilhões de reais cerca de (R$ ,00) seis de (R$ ,00) seis bilhões de reais alocados para o SUS no orçamento do Ministério da Saúde. Ministério da Saúde Departamento Nacional de Auditoria do SUS DENASUS