SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Advertisements

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
DESAFIOS DE MOBILIDADE PROPOSTAS EMERGENCIAIS
Transporte Público Urbano
Sistema de Informação Gerencial
SEMINÁRIO DO CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE novembro/2010
Delegação, centralização e descentralização
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.

Seminário Energia Nuclear pós-Fukushima
Conferência das Cidades Mato Grosso
SEMINÁRIO SUSTENTABILIDADE DO DESENVOLVIMENTO – GPIDECA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CIDADES SUSTENTÁVEIS VITÓRIA MAIO 2012.
Logística de Distribuição
Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão
A crise De 1998 a 2005, houve queda nas capitais brasileiras da quantidade de passageiros transportados nos Sistemas de Transporte Público de Passageiros.
A CAMPANHA CONCEITO ALVO AÇÕES PRODUTOS RESULTADOS CAMPANHA.
Congresso Nacional Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado.
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SERRA GAÚCHA NOS TRILHOS CAXIAS DO SUL – 25 E 26 DE AGOSTO DE 2008
PLANO ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO
Boas vindas em nome do Ministério da Cidades e da UFMG PROGRAMA DE APOIO À EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA – PROEXT MEC/CIDADES.
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
NEOCONSTITUCIONALISMO
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
Conferência das Cidades Mato Grosso
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
PROJETOS EM DESENVOLVIMENTO E MOBILIDADE URBANA
Planejamento da Mobilidade Urbana para Cidades Sustentáveis
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
Trabalhando com Grupos
CONSTRUÇÃO DA AGENDA 21 DA CIDADE DE ANÁPOLIS/GO
Debate Políticas Públicas Setoriais
As Perspectivas do Sistema de Trens Urbanos de Maceió
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
Painel Transporte Metroferroviário nas Cidades
A REGIÃO METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO UM PACTO PELA GOVERNANÇA
SECTOR DOS TRANSPORTES
Projeto – Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana Belo Horizonte – 31/08/2009 Experiências internacionais e nacionais sobre a governança.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Correção da 2.ª ficha de avaliação
Seminário do Setor Portuário
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Controle social e monitoramento das políticas públicas Um conjunto de práticas que visa ao acompanhamento e ao controle sistemático de uma determinada.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
MODELOS DE URBANISMO E MOBILIDADE
Sistema Viário.
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade. Desenvolvimento econômico Processo de mudança social que pode conduzir à satisfação das necessidades humanas,
TEMA E PROBLEMA.
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
PAINEL 3: Interface entre Planejamento Urbano e Planejamento Regional Rosa Moura – SEDU/Paraná Brasília, setembro de 2009.
A Política de Mobilidade Urbana no desenvolvimento das cidades
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
BÁRBARA BARROS PATRÍCIA FONSECA PEDRO HENRIQUE Unidade 10.
Escola Centro-Oeste de Formação da CUT – Apolônio de Carvalho Centro de Formação em Economia Solidária da região Centro-Oeste.
Plano de Mobilidade Urbana de Salvador
Sistema de Informações Gerenciais
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Resultados Em São Paulo, a CET monitora mais de 30 rotas e realiza anualmente a Pesquisa de Desempenho do Sistema Viário Principal (DSVP) com dados de.
Plano, Projeto e Programa FSV – Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Adm. e Planejamento em Serviço Social II Docente: Juliane Barroso.
AMBIENTE E O CONTEXTO 1 FEDERASSANTAS A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais – FEDERASSANTAS – foi criada em janeiro.
Urbanização Brasileira
Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros.
1 Campos e armas da competição José Celso Contador Material adaptado pela Profª Bruna Rossetti.
PREMISSA: Não existe risco inerente ao trabalho, o que há são situações e fatores de risco peculiares a determinadas atividades/ambientes de trabalho,
Portos e Vias Navegáveis
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO EM ÁREAS URBANAS O PAPEL DO SISTEMA METROFERROVIÁRIO EM ÁREAS URBANAS Eng. RAUL DE BONIS ALMEIDA SIMÕES Diretor de Planejamento, Expansão e Marketing CBTU / Ministério das Cidades

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 o papel do sistema metroferroviário em áreas urbanas: um tema e uma questão que, por várias razões, vêm provocando inúmeros debates e muito desgaste no Brasil

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 exemplos de fatores ou razões que têm influenciado o exame dessa questão no Brasil: - o tratamento dispensado ao problema da escolha modal tem apresentado, em geral, forte influência de interesses setoriais / comerciais; - o debate referente à escolha modal tem desconsiderado a questão maior que é a necessidade de que os sistemas de transporte apresentem respostas adequadas à necessidades da população; (cont.)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 continuação: - os problemas relacionados à mobilidade e aos transportes ocupam posição de destaque no contexto do enfrentamento da crise urbana e assim na para a concretização de soluções que permitam avançar nos processos de desenvolvimento urbano; - no tocante ao Brasil, os problemas relacionados à crise urbana exigem iniciativas firmes no sentido de enfrentá-los e criar condições para o desenvolvimento. Isto se aplica muito particularmente ao setor de transportes. (cont.)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 continuação: -as opções metroferroviárias em geral dizem respeito às grandes cidades, aglomerados urbanos e regiões metropolitans, locus dos patamares mais elevados em relação aos problemas urbanos. Tal condição exige determinação e decisões mais firmes e complexas do que as relacionadas às demais cidades.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 No caso da presente palestra o tratamento dispensado à análise da questão - o papel do sistema metroferroviário em áreas urbanas - apresenta um viés predominantemente técnico.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Quais os principais problemas urbanos - especialmente em se tratando das grandes cidades - e assim as questões a trabalhar com vistas ao desenvolvimento? São inúmeros os graves problemas, por exemplo: ocupação desordenada do espaço urbano; ocupações irregulares; ocupações de risco; carência habitacional e de saneamento; níveis inaceitáveis em relação à segurança pública; agressão ao meio ambiente; respostas inadequadas por parte do setor de transportes, etc.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Em síntese podemos mencionar: - a cidade partida e não a cidade para todos; - injusta e excludente para a grande maioria de sua população; - incapaz de oferecer condições adequadas de qualidade de vida; - agressiva ao meio ambiente, considerando-se aí as várias formas ou facetas de agressão ao meio ambiente; - a predominância do interesse de poucos em detrimento dos direitos da maioria, etc.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Avançar no sentido do desenvolvimento urbano desejado significa portanto e especialmente construir novos patamares de resposta em relação ao conjunto dessas questões e problemas (vide conceito de desenvolvimento sustentável)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 A quem interessa avançar nas soluções que dizem respeito ao desenvolvimento de nossas grandes cidades, aglomerados urbanos e regiões metropolitanas? - diretamente, às próprias cidades, aglomerados urbanos e regiões metropolitanas; - mas igualmente a todo o país, especialmente se considerados em seu conjunto.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 E relativamente ao setor de transportes? Quais os principais problemas atualmente observados nas grandes cidades, aglomerados urbanos e regiões metropolitanas, no Brasil?

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de baixa produtividade; -níveis muito baixos de qualidade de serviço. (velocidades, tempos de percurso, conforto, segurança, etc.); - baixo nível de eficiência energética; - fortes agressões ao meio ambiente; - níveis inaceitáveis de exclusão relativamente aos serviços de transporte público; -níveis inaceitáveis de desigualdade (cidade partida), - sérios problemas no campo institucional; etc.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 O problema efetivamente central em relação ao setor de transportes nos casos das grandes cidades, aglomerados urbanos e regiões metropolitanas: - conseguir que os respectivos sistemas de transporte dessas áreas proporcionem condições adequadas de mobilidade à população e de sustentação a processos que conduzam ao desenvolvimento sustentável.

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Nesse sentido, as escolhas modais devem ser realizadas principalmente no intuito de avançar a concretização de objetivos relacionados ao desenvolvimento sustentável, para o que a questão da mobilidade ocupa posição de destaque

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Quais as características principais de um sistema metroferroviário? - grande capacidade de transporte; - velocidades médias mais elevadas do que as proporcionadas pelas demais opções de transporte público (muitas vezes maior mesmo do que as oferecidas pela opção veículo particular) (cont.)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 cont. - proporciona níveis mais elevados de eficiência energética se comparada às demais opções modais; - pouco exigente do ponto de vista das faixas necessárias para a implantação das vias - especialmente nos casos de linhas duplas ou múltiplas - se comparada à opção rodoviária; (cont.)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 cont. - Constitui uma opção muito menos poluidora do que a rodoviária pelo fato de queimar menos combustível por passageiro transportado e, mais ainda, se utilizar tração elétrica,; - em função de suas características, os eixos metroferroviários oferecem condições adequadas para o estabelecimento - ou fortalecimento - de eixos de desenvolvimento urbano (combinação de políticas urbanas)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Consideradas as questões destacadas nos quadros anteriores, é possível pensar-se, de maneira objetiva e a partir de argumentos predominantemente técnicos, no papel ou em papéis que podem ser atribuídos aos sistemas metroferroviários. Por exemplo:

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de componente estruturador de seus respectivos sistemas de transporte (argumento mais comumente citado); -sistema de suporte a projetos de corredores de desenvolvimento (relação com o espaço urbano, níveis reduzidos de ruído e vantagens relativas no tocante à poluição) -soluções adequadas para os casos de corredores de grande extensão (velocidades comerciais, tempos de percurso); (cont.)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 cont. - solução que apresenta fortes vantagens relativas quando em casos de corredores que correspondam a patamares de demanda superiores a 220 mil passageiros/dia ou 22 mil passageiros/hora/sentido. (capacidade, conforto, nível de exigência em relação à largura da faixa a ocupar, poluição atmosférica) (cont.)

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 cont. - componente de solução ou política que destaque especialmente a necessidade de diminuição da poluição atmosférica; -idem, relativamente a soluções ou políticas que objetivem predominantemente elevação nos níveis de eficiência energética

SEMINÁRIO FORTALEZA NOS TRILHOS - O desafio da Integração Metropolitana Fortaleza, CE, 11 e 12 de setembro de 2007 Em síntese: - a escolha modal deve ser efetivamente vinculada à realização de objetivos concernentes ao desenvolvimento e daí derivam os papéis a serem atribuídos à opção metroferroviária ou a qualquer outra modalidade de transporte