Coordenadoria de Políticas e Organização das Redes de Atenção à saúde Célula de Atenção Primária a Saúde Plano de Fortalecimento da Atenção Primária.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

PLANO DIRETOR DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Universidade Federal de Pelotas
Nível de Liquidação E/C
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
MISSÕES ESTADUAIS.
Exercícios Porcentagem.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
cve Coordenação de Vigilância Epidemiológica
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
CONCEITO “É o repositório das diversas interações do paciente com o sistema de saúde, que gera informações codificadas e estruturadas, viabiliza sistemas.
O NASF NO MATRICIAMENTO DAS EQUIPES DE REFERÊNCIA CEARÁ, 2013.
FÓRUM MACRORREGIONAL DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
SUPERINTENDÊNCIA DE SERVIÇOS DE SAÚDE Missão Normatização dos processos técnico-administrativos e de avaliação dos serviços da rede assistencial.
Custas Processuais nos Estados Brasileiros
A NOVA REDE DE ASSISTÊNCIA DE SAÚDE DO CEARÁ
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Renda até 2 SM.
PEC 301/2013 Medicamentos mais Baratos Deputado Francisco Chagas - PT
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Justificativas Racionalização do uso do Plano – evitar desperdícios Correção de distorções Tratamento isonômico para cônjuges servidores Manutenção da.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO II – Nº 10.
Secretaria de Estado da Saúde 11ª Regional de Saúde Audiência Pública – Hospital Santa Casa de Campo Mourão 15/07/2013.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
Influenza A (H1N1).
Contextualização Aspectos Geográficos Situado na região litorânea do Estado de Sergipe km de extensão geográfica População: habitantes.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 7.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 01.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
Os números a seguir, representam as notas de
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
MACRORREGIÃO CENTRO JUNHO Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina 1: Alinhamento Conceitual Rede de Atenção à Urgência e Emergência: Oficina.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
SECRETARIA DE SAÚDE DE FORTALEZA OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO SÍNTESE DO SEMINÁRIO DE DR EUGÊNIO VILAÇA E DEFINIÇÃO DE PRIORIDADES SISTEMATIZADO-
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Projeto Medindo minha escola.

Regionalização Solidária.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Rio Verde - Goiás - Brasil
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
“O cuidado que eu preciso”: SUS pelo cuidado em liberdade
LEILÃO nº 3/2014 Dia 12 de setembro, às 14 horas.
Regras distribuição pontos simulador coliseum
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Transcrição da apresentação:

Coordenadoria de Políticas e Organização das Redes de Atenção à saúde Célula de Atenção Primária a Saúde Plano de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde

Nossa agenda Nossos desafios: Ampliar a cobertura e a qualidade da atenção prestada pelas equipes de atenção primária a saúde. Melhorar a Ambiência das Unidades de Atenção Primária a Saúde ( UAPS ) Buscar um modelo de gestão de alto desempenho, tendo como eixo estruturante a Atenção Primária; Olhar para o futuro: Gestão para Resultados.

A MUDANÇA NO SISTEMA DE SAÚDE: Estruturar as Redes de Atenção à Saúde prioritárias sendo coordenadas pela APS

A ESTRUTURA OPERACIONAL DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede Cegonha Rede de Atenção Psicossocial Rede de Atenção as Condições Crônicas Rede de Atenção as Urgências e Emergências SISTEMAS LOGÍSTICOS Sistema de Acesso Regulado Registro Eletrônico em Saúde Sistema de Transporte em Saúde PONTOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS PONTOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS PONTOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS PONTOS DE ATENÇÃO SECUNDÁRIOS E TERCIÁRIOS SISTEMAS DE APOIO Sistema de Apoio Diagnóstico e Terapêutico Sistema de Assistência Farmacêutica Tele assistência Sistema de Informação em Saúde ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE POPULAÇÃO

Implantação das Redes de Atenção a Saúde prioritárias , considerando os indicadores epidemiológicos de Fortaleza. Rede Cegonha ( materno e infantil ) Rede de Atenção às condições Crônicas (hipertensão ,diabete , câncer de colo e de mama ) Rede de Atenção em Urgência e Emergência Rede de Atenção Psicossocial.

Como fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS)? Estrutura Física: Recursos Gerenciamento Pessoal: Trabalho em equipe Processo Cuidado clínico e Cuidado interpessoal: Definição e gerenciamento de problemas e necessidades Resultado Estado de saúde: Estado funcional Alívio de sintomas Avaliação do usuário: Satisfação Empoderamento 6

O PLANO DIRETOR DE ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE DE FORTALEZA

O PLANO DIRETOR DE FORTALECIMENTO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA SAÚDE DE FORTALEZA . O Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde se caracteriza como um esforço conjunto de profissionais, gestores e cidadãos no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, através do: planejamento, organização, operacionalização e monitoramento de ações que visam resultados concretos na melhoria dos indicadores de saúde, na qualidade e na resolubilidade da assistência à saúde.

As intervenções do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde os problemas se manifestam: 1- A normalização da atenção primária à c saúde através do Manual da Atenção Primária à Saúde com normas e diretrizes operacionais ; 2-O diagnóstico local da atenção primária à saúde: Os processos de territorialização, o cadastramento das famílias por riscos sócio-sanitários e a definição da situação local; 3-A organização dos processos de trabalho, o que envolve os processos de humanização e acolhimento dos usuários, a organização da atenção programada por ciclos de vida e com base em riscos e a organização da atenção às urgências por graus de risco;

As intervenções do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde 4- A organização da vigilância em saúde através das ações de atenção primária em vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e vigilância ambiental; 5- A implantação dos sistemas logísticos como o cartão SUS,o prontuário familiar eletrônico, as relações com o sistema de transporte sanitário e com a central de regulação; 6-A implantação do sistema de apoio diagnóstico e terapêutico(SADT); - 7- A implantação do sistema de assistência farmacêutica, tanto nos ciclos logísticos quanto no uso racional dos medicamentos;

As intervenções do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde • -8 -O fortalecimento do controle social pelos Conselhos Locais de Saúde. • 9- A implantação do programa de qualidade da atenção primária à saúde com o processo de certificação das equipes no PMAC •10- A implantação da gestão da clínica, através da elaboração e implantação das linhas-guia e protocolos clínicos com a utilização da tecnologia de gestão de patologia - o que implica a programação por riscos, o contrato de gestão, o sistema de monitoramento eletrônico, a educação permanente dos profissionais da atenção primária e de educação em saúde dos usuários e da tecnologia de auditoria clínica. • 11-Os investimentos em infra-estrutura física e em equipamentos.

As intervenções do Plano Diretor da Atenção Primária à Saúde 12 -A avaliação do Plano Diretor da APS , através da aplicação de uma linha de base, da avaliação de processos e resultados e da avaliação das opiniões de profissionais e usuários.

ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE OS MACROPROCESSOS DE ORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃ0 PRIMÁRIA A SAÚDE

Atenção Primária à Saúde Atributos: Primeiro contato, Longitudinalidade, Integralidade, Coordenação, Focalização na família, Orientação comunitária e Competência cultural Funções: Resolubilidade, Cmunicação e Responsabilização

MACROPROCESSO ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PROCESSOS ESTRATÉGICOS (GERENCIAIS Territorialização Agenda da equipe de saúde Gestão de caso Gestão da qualidade – nível 1: Segurança Registro clínico - Prontuário Protocolo clínico Gestão de pessoas Gerenciamento de resíduos Programação da atenção Gestão da condição de saúde para condições crônicas Educação permanente Planejamento local Monitoramento e avaliação PROCESSOS FINALÍSTICOS ENTRADA Cadastramento Classificação de risco das famílias SAÍDA Classificação de risco para urgência e emergência Atenção à condição aguda (urgência) Estratificação de risco para a condição crônica Atenção à condição crônica (por ciclo de vida, patologias, condições) Plano de cuidados Imunização Farmácia clínica Ações de vigilância em saúde Educação em saúde PROCESSOS DE APOIO Agendamento de consultas e procedimentos especializados Apoio diagnóstico Transporte sanitário Controle patrimonial Assistência farmacêutica Suprimento e Estoque – material de consumo Manutenção predial e de equipamentos Sistemas de informação Higiene e limpeza

Territorialização Compreender o processo de territorialização Conhecer o processo de territorialização do município Definir a territorialização das APS Realizar o diagnóstico local da área de abrangência Realizar o planejamento da infraestrutura da APS

Cadastro e classificação de risco familiar Atualizar ou realizar o cadastro familiar Realizar a classificação de risco familiar Organizar o prontuário da família Realizar o acompanhamento das famílias de acordo com o grau de risco

Organização da demanda programada Realizar o aprazamento e atendimento à demanda programada Definir os fluxos internos de atendimento na UBS Realizar a programação da demanda para a atenção secundária especializada e para o apoio diagnóstico Definir os fluxos de encaminhamento para a atenção secundária e apoio diagnóstico Realizar o monitoramento do atendimento

Organização da demanda espontânea Compreender o modelo de atenção às condições agudas Realizar o atendimento à demanda espontânea Organizar os processos de observação, estabilização e encaminhamento de pacientes com maior gravidade Definir os fluxos internos de atendimento na UBS Definir os fluxos para encaminhamentos na Rede U/E

Contratualização Realizar alinhamento sobre contratualização Realizar discussão com as equipes e definição de metas Monitorar o cumprimento das metas

I-ESTRUTURA AÇÕES DE MELHORIAS NOS SISTEMAS DE APOIO LOGÍSTICO

1- Atendimento ao Cliente- HORÁRIO DE 7 ÀS 19 HORAS organização da recepção, sinalização interna das UAPS, e acolhimento para o direcionamento do cliente) 2- Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Laboratório com horário de coleta de 07h às 10h e entrega do exame em até 48 horas)

3- Assistência Farmacêutica Fornecimento regular e contínuo de um elenco de medicamentos padronizados a partir das diretrizes clínicas do Ministério da Saúde e validado pela CIB Relação Municipal de Medicamentos- REMUME e Material médico-hospitalar .

4-Prontuário Eletrônico- Iniciada a implantação nas unidades, integra as informações com todos os sistemas de informação do Ministério da Saúde e possibilita o acompanhamento quantitativo e qualitativo do atendimento dos profissionais aos usuários.. 5-Telemedicina- Iniciado a implantação de 20 pontos em unidades de ensino

I-ESTRUTURA AÇÕES DE MELHORIAS NA ÁREA FÍSICA DAS UNIDADES (REFORMA E AMPLIAÇÃO)

UAPS reformadas/ampliadas entregues UAPS em reforma e ampliação Situação atual das reformas e ampliações das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Coordenadoria Regional de Saúde UAPS reformadas/ampliadas entregues UAPS em reforma e ampliação I Lineu Jucá Casimiro Filho Rebouças Macambira Virgílio Távora Francisco Domingos da Silva Fernando Façanha João Medeiros 4 Varas II Frei Tito Miriam Mota Odorico de Moraes Benedito Arthur de Carvalho Rigoberto Romero Célio Brasil Girão Irmã Hercília Aída Santos Flávio Marcílio III George Benevides Santa Liduína Humberto Bezerra Ivana Paes Meton de Alencar Eliezer Studart Anastácio Magalhães Hermínia Leitão 26

UAPS reformadas/ampliadas entregues UAPS em reforma e ampliação Situação atual das reformas e ampliações das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Coordenadoria Regional de Saúde UAPS reformadas/ampliadas entregues UAPS em reforma e ampliação IV Abel Pinto Luis Albuquerque Mendes Turbay Barreira Dom Aloísio Lorscheider (Policlínica Nascente) Gutemberg Braun Oliveira Pombo Ocelo Pinheiro Valdevino de Carvalho Roberto Bruno V Edmilson Pinheiro Pedro Celestino Jurandir Picanço Siqueira Abner Cavalcante Zélia Correia José Walter VI Alarico Leite Edmar Fujita Evandro Ayres Janival de Almeida João Hipólito Manoel Carlos Pedro Sampaio Vicentina campos Anisio Teixeira Mattos dourado Monteiro de Morais Waldo Pessoa César Cals Hélio Goes Galba de Araújo Terezinha Parente 27

UAPS reformadas/ampliadas entregues UAPS em reforma e ampliação Situação atual das reformas e ampliações Coordenadoria Regional de Saúde UAPS reformadas/ampliadas entregues UAPS em reforma e ampliação I 4 II 3 6 III 2 IV 5 V VI 12 TOTAL 34 23 28

AÇÕES DE MELHORIA NA AMBIÊNCIA DAS UNIDADES I-ESTRUTURA

Melhoria na Ambiência das Unidades Investimento Valor Itens Quantidade Equipamentos e mobiliários R$ 1.190.948,20 Ar condicionado 299 Armário Vitrine 334 Balança antropométrica 260 Cadeira fixa 598 Cadeira giratória Maca/mesa para exame clínico Mesa birô Bebedouros elétricos R$ 224.487,00 Industrial de 4 torneiras 101 Coluna para garrafão de 20 litros 93 Televisores R$ 157.011,40 TV 42” 91 30

Melhoria na Ambiência das Unidades Material médico-hospitalar e material permanente R$ 379.783,36 Fax Bebedouro 2 saídas Bebedouro de coluna para garrafão de 20 litros Geladeira frost free 280 litros Laringoscópio adulto Laringoscópio infantil Ambu adulto Ambu infantil Colposcópio Desfibrilador Eletrocardiógrafo portátil digital Carro maca hospitalar Mesa mayo Prancha de massagem cardíaca Suporte para soro de parede Biombo Cadeira de rodas 31

Melhoria na Ambiência das Unidades Máquinas e equipamentos   R$ 1.032.922,82 Negatoscópio de 1 corpo Frigobar para insulina Esfignomanômetro de coluna, adulto Esfignomanômetro obeso Esfignomanômetro Infantil Estetoscópio Computadores completos Móveis e utensílios R$ 494.012,15 Longarina de 3 lugares Estante de 5 prateleiras Escada de 2 lugares Biombo de 3 faces Lixeira 10 l com pedal (banheiro) Balde porta detritos 20 l com pedal Lixeira 10 l com pedal Dispensador de sabonete líquido Poltrona para coleta Dispensador de Alcool Gel Suporte para Papel Toalha Suporte para papel higiênico Banqueta giratória em aço inox (Mocho estofado - Prevenção) Suporte p/ TV 42' 32

AÇÕES DE MELHORIA NA GESTÃO DE PESSOAS I-ESTRUTURA AÇÕES DE MELHORIA NA GESTÃO DE PESSOAS 33

Seleção Pública para Gestores: 108 gestores GESTÃO DE PESSOAS Seleção Pública para Gestores: 108 gestores Adesão do Município ao PROVAB: 80 médicos Projeto MAIS MÉDICOS: 140 médicos 34

GESTÃO DE PESSOAS 91 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) 327 equipes de Saúde da Família completas (372 médicos, 390 enfermeiros, 349 aux de enfermagem) 62 Equipes de Agentes Comunitários de Saúde (EACS) 237 Equipes de Saúde Bucal (ESB) completas 284 dentistas e 243 auxiliares de Saúde Bucal 2.456 agentes comunitários de saúde 12 equipes do Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) compostas por 33 assistentes sociais, 21 fisioterapeutas, 16 psicólogos, 24 farmacêuticos, 10 fonoaudiólogos e 11 terapeutas ocupacionais. 35

AÇÕES DE MELHORIA NA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO II-PROCESSO AÇÕES DE MELHORIA NA ORGANIZAÇÃO DOS PROCESSOS DE TRABALHO 36

Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária Realização de Oficinas com Gestores das Unidades de Saúde, Coordenadores Regionais e Profissionais – parceria com a Consultoria: Elaboração do Mapa Estratégico – abril/2013 Avaliação da Atenção Primária – PCATool (ferramenta de avaliação da Atenção Primária) – maio/2013 Gerenciamento por Processos e Territorialização – junho/2013 Cadastro das Famílias e Diagnóstico Local – julho/2013 Formulação das Diretrizes Clínicas – julho/2013

Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária Estratificação de Riscos e Classificação das Famílias – agosto/2013 Auditoria em Serviços de Atenção Primária – setembro/2013 Acolhimento aos Eventos agudos – outubro/2013 Validação interna das Diretrizes Clínicas – novembro/2013

Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária Primary Care Assessment Tool – PCATool Criado por Starfield e colaboradores Mede a presença e extensão de atributos da APS através da experiência de usuários e/ou profissionais de saúde e/ou de gestores Validado no Brasil em sua versão para adultos, para crianças e para profissionais Produz escores de cada atributo da APS, além de um Escore Essencial e Geral de APS Cada atributo avalia duas dimensões: Estrutura e Processo

Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária Seleção e Formação de 16 Tutores Regionais (Técnicos das Coordenadorias Regionais) : Acompanhamento e Alinhamento Conceitual com os Profissionais das 92 Unidades de Saúde Perfil: liderança, vivência no SUS 01 Tutor para 6-10 Unidades Exclusivo para essa função Visita semanal as Unidades *Acompanhamento Sistemático por duas Supervisoras da Célula de Atenção Primária à Saúde e Equipe de Consultores. 40

Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária e das Redes de Atenção a Saúde Criação dos Grupos Tarefas para Implantação dos Macroprocessos da Gestão em Saúde-Plano de Ação para os Grupos Tarefas: Atenção Primária à Saúde Atenção Ambulatorial Especializada Atenção Hospitalar Hospital da Mulher Assistência Farmacêutica Apoio Diagnóstico e Terapêutico Diretrizes Clínicas Registro Eletrônico Comunicação Social 41

Implantação do Plano Diretor de Atenção Primária Grupo de Condução da SMS: Monitoramento e Avaliação dos Grupos Tarefas Proposição das Temáticas para as Oficinas Acompanhamento do processo de Educação Permanente

no Bloco de Investimentos Ações Implementadas no Bloco de Investimentos 43

INVESTIMENTO NA ESTRUTURAÇÃO DAS UBS: REFORMA E AMPLIAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL REFORMA E AMPLIAÇÃO DE UBS RECURSOS ESTIMATIVA DA DESPESA MINISTÉRIO DA SAÚDE TESOURO MUNICIPAL I 09 2.444.466,8 266.250,00 2.178.216,8 II 11 3.329.098,86 1.801.046.10 1.528.052,7 III 08 2.171.491,5 512.800,12 1.658.691,14 IV 2.749.341,2 985.198,8 1.764.142,4 V 05 1.247.999,49 130.500,00 1.117.499,40 VI 15 3.790.341,20 3.294.512,91 495.828,30 TOTAL 60 15.732.739,05 6.990.307,93 8.742.431,12 44

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORMA / AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE SER I LOTE 01 REQUALIFICA UBS (Reforma) REQUALIFICA UBS (Ampliação) R$ POR POSTO (VALOR INICIAL) - UBS Francisco Domingos da Silva -- R$ 67.435,00 R$ 288.489,58 - UBS Lineu Jucá R$ 50.600,00 R$ 276.490,86 - UBS Quatro Varas R$ 266.540,01 - UBS Virgilio Távora R$ 250.633,31 VALOR TOTAL R$ 118.035,00 R$ 1.082.153,76 LOTE 02 - UBS Fernando Façanha - UBS Floresta R$ 73.255,00 R$ 337.043,74 - UBS Joao Medeiros R$ 241.119,26 - UBS Rebouças Macambira R$ 74.960,00 - UBS Casemiro Filho R$ 148.215,00 R$ 1.362.313,13

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORMA / AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE SER II LOTE 03 REQUALIFICA UBS (Reforma) REQUALIFICA UBS (Ampliação) R$ POR POSTO (VALOR INICIAL) - UBS Frei Tito R$ 191.393,46 -- R$ 311.871,28 - UBS Pio XII R$ 186.826,08 R$ 304.055,83 - UBS Rigoberto Romero R$ 347.472,69 R$ 390.854,83 VALOR TOTAL R$ 725.692,23 R$ 1.006.781,94 LOTE 04 - UBS Célio Brasil Girão R$ 84.289,39 R$ 281.993,03 - UBS Irmã Hercília R$ 297.298,37 R$ 288.179,28 - UBS Mirian Porto R$ 177.177,42 R$ 310.933,12 - UBS Benedito Artur de Carvalho R$ 152.177,76 R$ 301.361,96 R$ 710.942,94 R$ 1.182.467,39 LOTE 05 - UBS Aída Santos R$ 133.805,55 R$ 307.853,05 - UBS Odorico de Morais R$ 134.892,50 R$ 290.206,71 - UBS Paulo Marcelo R$ 307.301,15 - UBS Flávio Marcílio R$ 95.712,88 R$ 298.575,59 R$ 364.410,93 R$ 1.203.936,50

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORMA / AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE SER III LOTE 06 REQUALIFICA UBS (Reforma) REQUALIFICA UBS (Ampliação) R$ POR POSTO (VALOR INICIAL) - UBS Eliezer Studart R$ 61.548,93 -- R$ 326.496,50 - UBS George Benevides R$ 62.715,09 - UBS Humberto Bezerra R$ 59.809,42 R$ 234.883,29 - UBS Santa Liduína R$ 60.333,80 R$ 196.366,97 VALOR TOTAL R$ 244.407,24 R$ 1.084.243,26 LOTE 07 - UBS Anastácio Magalhães R$ 82.060,13 R$ 420.141,62 - UBS Hermínia Leitão R$ 65.702,77 R$ 245.295,57 - UBS Ivana Paes R$ 64.364,27 R$ 210.905,56 - UBS Meton de Alencar R$ 56.265,71 R$ 268.392,88 R$ 1.087.248,31

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORMA / AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE SER IV LOTE 08 REQUALIFICA UBS (Reforma) REQUALIFICA UBS (Ampliação) R$ POR POSTO (VALOR INICIAL) - UBS Abel Pinto R$ 81.166,61 -- R$ 241.119,26 - UBS Filgueiras Lima R$ 71.638,85 - UBS Luís Costa R$ 71.152,82 - UBS Ocelo Pinheiro R$ 68.164,57 R$ 229.932,55 - UBS Oliveira Pombo R$ 137.062,83 - UBS Luís Albuquerque R$ 59.421,22 R$ 210.905,56 VALOR TOTAL R$ 488.606,90 R$ 1.394.128,44 LOTE 09 - UBS Gutemberg Braun R$ 119.282,19 R$ 276.490,86 - UBS José Valdevino de Carvalho R$ 70.186,23 R$ 285.057,81 - UBS Parangaba R$ 66.943,87 R$ 250.633,31 - UBS Projeto Nascente R$ 175.975,54 R$ 266.540,01 - UBS Roberto Bruno R$ 64.204,04 R$ 496.591,87 R$ 1.355.212,85

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORMA / AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE SER V LOTE 10 REQUALIFICA UBS (Reforma) REQUALIFICA UBS (Ampliação) R$ POR POSTO (VALOR INICIAL) - UBS Siqueira -- R$ 55.000,00 R$ 337.043,74 - UBS Edmilson Pinheiro R$ 75.000,00 R$ 241.119,26 - UBS Jurandir Picanço R$ 229.932,55 - UBS Zélia Correia R$ 219.951,97 - UBS Pedro Celestino VALOR TOTAL R$ 130.000,00 R$ 1.247.999,49

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REFORMA / AMPLIAÇÃO DE UNIDADES BÁSICA DE SAÚDE SER VI LOTE 11 REQUALIFICA UBS (Reforma) REQUALIFICA UBS (Ampliação) R$ POR POSTO (VALOR INICIAL) - UBS João Hipólito R$ 149.871,28 -- R$ 250.633,31 - UBS Manoel Carlos R$ 184.205,13 R$ 285.057,81 - UBS Matos Dourado R$ 207.200,46 R$ 420.141,62 - UBS Monteiro de Moraes R$ 339.586,08 R$ 309.778,95 VALOR TOTAL R$ 880.862,95 R$ 1.265.611,69 LOTE 12 - UBS Anísio Teixeira R$ 255.281,88 R$ 357.162,14 - UBS Cesar Cals de Oliveira R$ 71.600,00 R$ 251.384,61 - UBS Vicentina Campos R$ 181.951,80 R$ 282.920,44 - UBS Waldo Pessoa R$ 332.278,68 R$ 333.811,36 R$ 769.512,36 R$ 1.225.278,55 LOTE 13 - UBS Galba de Araujo R$ 74.600,00 - UBS Hélio Goes R$ 149.676,19 - UBS Pedro Sampaio R$ 276.469,95 R$ 376.540,33 - UBS Terezinha Parente R$ 321.140,34 R$ 747.286,48 R$ 1.299.451,17

As Reformas e Ampliaçoes em Fotos

POSTO DE SAÚDE EDMAR FUJITA Anterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE EDMAR FUJITA Posterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE JANIVAL DE ALMEIDA Anterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE JANIVAL DE ALMEIDA Posterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE ALARICO LEITE Anterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE ALARICO LEITE Posterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE HUMBERTO BEZERRA Anterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE HUMBERTO BEZERRA Anterior à Reforma

POSTO DE SAÚDE HUMBERTO BEZERRA Posterior à Reforma

As novas Unidades

INVESTIMENTO NA ESTRUTURAÇÃO DE UNIDADES: CONSTRUÇÃO 62

INVESTIMENTO NA ESTRUTURAÇÃO DE UNIDADES: CONSTRUÇÃO 63

INVESTIMENTO NA ESTRUTURAÇÃO DE UNIDADES: CONSTRUÇÃO 64

III-RESULTADOS Redes de Atenção à Saúde que atendam às expectativas e necessidades da população; Implantação de um sistema de monitoramento e avaliação dos indicadores Epidemiológicos e de cobertura assistencial; Implantação da Sala de situação em saúde

“Há os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude “Há os que se queixam do vento, os que esperam que ele mude. E há os que procuram ajustar as velas” William G Ward

IMACULADA FONSECA-COPAS ANDRÉ BOMFIM-CEAPS FORTALEZA-MARÇO DE 2014 OBRIGADO! IMACULADA FONSECA-COPAS ANDRÉ BOMFIM-CEAPS FORTALEZA-MARÇO DE 2014