Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Chuvas ácidas.
Advertisements

Petróleo Surgimento do petróleo
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
Resíduos Sólidos Tratamento e Disposição Final
ENERGIA E MEIO AMBIENTE
Central Termoeléctrica
Biomassa.
Colegio Salvatoriano Bom Conselho Carvão
Formação do Petróleo O Petróleo teve origem há muitos milhões de anos quando, no fundo dos oceanos, se acumularam sedimentos juntamente com restos de seres.
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
Poluição do Ar Trabalho realizado por: Daniel Martins; Filipe Aires; Fernanda Silva; Rita ribeiro.
Problemas Ambientais Meio Ambiente.
Escola: COOPEN Alunos: Marina, Yasmin e Miguel Série:4º ano A
3 Analisar perturbações ambientais Habilidades
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Gustavo Camargo da Silva Igor Raineri Nunes João Pedro Cabral
Escola: EEEP Osmira Eduardo de Castro Cidade: Morada Nova-CE Profª: Oberlania Alves.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
COMBUSTÃO, EFEITO ESTUFA E ENERGIA ALTERNATIVA Prof.MSc. Arthur M.A.
Ciclos Biogeoquímicos. Ciclo em escala global, de elementos ou substâncias químicas que necessariamente contam com a participação de seres vivos. Principais.
Trabalho De Quimica Tema: Hidrocarbonetos e Combustível fossil Nome: Fabio, willian.
POLUIÇÃO AMBIENTAL. O termo poluição refere-se à presença concentrada no ambiente de determinadas substâncias ou agentes físicos (poluentes) que afetam.
Revolução Industrial Século XVIII. INGLATERRA Rica Burguesia Lei dos cercamentos Êxodo rural Localização Geográfica Reserva de carvão mineral.
Aplicaçao do carvao mineral  Gerar eletricidade;  Produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes ;  Auxiliar no derretimento do minério de ferro para a.
Fontes de energia renováveis: Biomassa
PETRÓLEO PROF. CÉSAR. PETRÓLEO  Petra = pedra  Oleum = óleo  Características: líquido viscoso, preto ou cinza escuro, menos denso que a água.  d água=
BASALTO: É uma rocha formada pelo resfriamento rápido da lava exposta ao vento e à chuva. É muito usada na pavimentação de pisos e revestimento de paredes.
O que a química estuda ? energia matéria transformações.
Clique para iniciar....
Fontes Energéticas Evolução Histórica
FONTES DE ENERGIA GEOGRAFIA – CIC/2017.
Fontes alternativas de energia
Fontes Energéticas Evolução Histórica
TIPOS DE ROCHAS. A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação.
Energia.
Estrutura geológica Brasil
2.2.1 Lei de Avogadro, volume molar e massa volúmica
CAPÍTULO 11 – VALOR DO PLANETA
recursos não energéticos
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO MUNDO
FUNDAMENTOS QUÍMICOS DA VIDA
Óxido Grupo: Diogo, jonathan, lara, Leandra, ronald, tiago, washitong, emanuel.
TRABALHO DE CIENCIAS Escola Estadual Vespasino Martins
ESTRUTURA DA TERRA.
Funções Orgânicas Prof. Fernanda.
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
SOLO E A NOSSA SAÚDE Página 251.
Exploração de recursos minerais e energéticos na América
Grupo1 – MIEM José Pereira Luís Tunes Maria Barbosa Paulo Abreu
GASES ATMOSFÉRICOS Bruna Lopes Guy Jann Terra.
Frente A: Mol e gases Frente B: Ligações químicas
ESCOLA ESTADUAL PAULO DE SOUZA FIRMO – EXTENSÃO JIBOIA
Substância, matéria, corpo e objeto - O que são?
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ANOTAÇÃO: Para alterar a imagem no slide, selecione e exclua a imagem. Em seguida, use o ícone Imagens no espaço reservado para inserir sua própria imagem.
Ar.
Energias alternativas
e suas características
O amadurecimento do ser envolve alguns tropeços e saiba que não teríamos novas árvores se os frutos não caíssem!
Relevo do Brasil (Orografia Brasileira)
Energia Termoelétrica
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
ENERGIA ¹.
O que você deve saber sobre
recursos não energéticos
Universidade Federal do Tocantins Curso: Ciências Biológicas Disciplina: Física para Ciências Biológicas Aluno: Porto Nacional TO.
Elaborado e produzido por: Prof. Msc. Henrique Schnitzspahn Aula 25 – Frente 2 - Apostila 6 Fontes de Energia.
Biologia Fósseis. Componentes: Deivid Garbrecht Feltz; Thiago Ferreira Lick. Orientador(a): Meris Teresinha Tênis Vila Pavão-ES 2019.
Transcrição da apresentação:

Começou a ser utilizado em larga escala, como fonte de energia, na época da Revolução Industrial (século XVIII). Nesta época era usado para gerar energia para as máquinas e locomotivas. Até hoje é usado como fonte de energia. HISTÓRIA

O QUE É ? Quase sempre em um pedaço de carvão achado ao acaso, podem descobrir-se vestígios de uma formação celulósica da madeira.

DEFINIÇÃO E USO O carvão mineral, que possui cor preta, é uma rocha sedimentar de origem fóssil (formado a partir da sedimentação de resíduos orgânicos, em condições específicas). Ele é encontrado em jazidas localizadas no subsolo terrestre e extraído pelo sistema de mineração. O carvão, ao ser queimado, libera altas quantidades de energia, por isso é ainda muito usado em usinas termoelétricas e indústrias de siderurgia.

IMPORTÂNCIA DO CARVÃO MINERAL O carvão mineral é formado por troncos, raízes, galhos e folhas de árvores gigantes que cresceram há 250 milhões de anos em pântanos rasos. Essas partes vegetais, após morrerem, depositaram-se no fundo lodoso e ficaram encobertas. O tempo e a pressão da terra que foi se acumulando sobre o material transformaram-no em uma massa negra homogênea – as jazidas de carvão.

As maiores reservas de carvão mineral no Brasil situam-se nos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. JAZIDAS NO BRASIL

O carvão mineral é composto por: carbono (grande parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas. COMPOSIÇÃO

A queima do carvão mineral, para gerar energia, lança no ar partículas sólidas e gases poluentes. Estes gases atuam no processo do efeito estufa e do aquecimento global. Portanto, o carvão mineral não é uma fonte de energia limpa e deveria ser evitada pelo ser humano. Porém, em função de questões econômicas (em algumas regiões do mundo é uma fonte barata), ainda é muito utilizado para gerar energia elétrica em usinas termoelétricas. Além do gás carbônico, a queima do carvão mineral lança no ar também o gás metano e outras substâncias tóxicas. GERAÇÃO DE POLUIÇÃO

COMPONENTES:  DEUZILENE  GABRIELLE  LUCIÉRICA