Linguagem e ideologia Baseado nos textos de:

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Transcrição da apresentação:

Linguagem e ideologia Baseado nos textos de: José Luiz Fiorin, Adilson Citelli, M.L. e M. B. Abaurre Profa. Érica L. Lima de Paulo

Definição segundo o Houaiss “Ideologia é um sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos”

De acordo com Abaurre, “se a ideologia é definida como um sistema de ideias, precisamos identificar, no texto, as ideias básicas que, nele presentes, podem ser associadas aos valores, aos princípios, às crenças de um determinado grupo social.”

Segundo Fiorin, “embora haja, numa formação social, tantas visões de mundo quantas forem as classes sociais, a ideologia dominante é a ideologia da classe dominante. No modo de produção capitalista, a ideologia dominante é a ideologia burguesa.”

Alguns valores aceitos pela classe dominante e que encontram expressão na linguagem da propaganda são: o valor do tradicional, do antigo, conjugado com o moderno e com o que tem qualidade; a juventude e a beleza; o requinte dos alimentos e bebidas; ecologia e alimentos naturais, etc.

Exemplos de ideologias do século XX - Ideologia fascista (caráter autoritário, militarista) - Ideologia comunista (igualdade social) - Ideologia democrática (participação na vida política) - Ideologia capitalista (visa o lucro e riquezas) - Ideologia conservadora (valores morais e sociais) - Ideologia anarquista (liberdade e a eliminação das formas de controle de poder) - Ideologia nacionalista (exaltação e valorização da cultura do próprio país) - Outros tipos: ideologia machista, ideologia feminista, ideologia política, religiosa, etc.

Formação ideológica: conjunto de valores e crenças a partir dos quais julgamos a realidade na qual estamos inseridos Formação discursiva: “é um conjunto de temas (categorias ordenadoras do mundo natural: alegria, medo, vergonha, solidariedade, honra, liberdade, opressão, etc.) e de termos (elementos que estabelecem uma relação com o mundo natural: mesa, carro, árvore, mulher, etc.) que concretizam uma visão de mundo específica.” (Abaurre)

Sempre que identificamos, em um conjunto de texto, uma regularidade (recorrência de temas e termos), estamos diante de uma mesma formação discursiva. Vejamos, por exemplo, as propagandas do www.thechive.com. Quais os temas presentes nesta formação discursiva? Esses temas estão relacionados à qual formação ideológica?

Discurso e texto Quando consideramos os fatores extralinguísticos associados ao contexto de produção de um texto, percebemos a importância de sua participação na construção de sentido, na definição de uma formação ideológica e discursiva. Como membros de uma sociedade, tomamos contato com a formação discursiva própria do nosso grupo social, que se torna base dos discursos que construímos, mesmo sem termos consciência disso.

DISCURSO Refere-se ao uso da língua em um contexto específico, ou seja, à relação entre os usos da língua e os fatores extralinguísticos presentes no momento em que esse uso ocorre. É o espaço de materialização das formações ideológicas.

TEXTO: É o espaço de concretização do discurso. É uma manifestação individual, o sujeito escolhe como organizar os elementos de expressão para veicular o discurso do grupo a que pertence. A liberdade do autor de um texto nunca é total, já que todos os membros de um grupo social expressam, em alguma medida, a formação discursiva que reflete a sua ideologia.

CONTEXTO Para que haja a interpretação de um texto precisamos do CONTEXTO. Como afirma Citelli, “se as palavras nascem neutras, mais ou menos como estão em estado de dicionário, ao se contextua-lizarem, passam a expandir valores, conceitos, pré-conceitos (…). As palavras, no contexto, perdem sua neutralidade e passam a indicar aquilo a que chamamos propriamente de ideologias.”

Modalidades discursivas Citelli, retomando Eni Orlandi, apresenta três tipos de discurso, dentro dos quais podemos agrupar vários outros tipos. Há sempre a possibilidade da ocorrência simultânea de mais de um discurso. São eles: discurso lúdico, discurso autoritário e discurso polêmico

Discurso lúdico É marcado pelo jogo de interlocuções, caracterizado pelo quase desaparecimento do imperativo e da verdade única e acabada. Aparece principalmente em textos com forte polissemia, como música, literatura, jogos de palavras, etc.

Discurso polêmico: Apresenta maior grau de persuasão e menor grau de polissemia que o lúdico. Caracteriza-se por apresentar argumentos que podem ser contestados. Aparece em situações como: editorial jornalístico, discussão entre amigos, defesa de tese, aula, etc.

Discurso autoritário É a formação discursiva persuasiva por excelência. O destinatário da mensagem não tem qualquer possibilidade de interferir e modificar o que está sendo dito. É a dominação pela palavra, na voz de um emissor que irá ditar verdades. É encontrado principalmente em relações como: pai e filho, padre e fiéis, militares, etc.

Características do discurso autoritário: uso do imperativo, caráter parafrástico, não há espaço para a fala do receptor, a mensagem é clara, o grau de polissemia é diminuído. Ocorre muitas vezes no texto publicitário, mesmo que de forma não explícita.