Texto formal e coloquial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Advertisements

Comportamento do Consumidor
15:20.
A publicidade e o mercado
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO I Paulo Neto
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Criação de anúncio.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
O SEGREDO finalmente revelado Edgar Andrade & Márcia Rodrigues.
O Poder da Comunicação.
CRM Customer Relationship Management
A EXISTÊNCIA ÉTICA.
Intencionalidade discursiva
Professora: Aíla Rodrigues
Objetivos do Comportamento do Consumidor
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Disciplina: Marketing Aula 1
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Administração Mercadológica IV
Profª. Drª Juliana Sabbatini – Facamp Marketing II Comportamento de Compra x Consumo O que provoca as decisões de compra? Forças Sociais – tendências demográficas,
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
METODOLOGIAS DE PESQUISA
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O Modelo AIDA de Comunicação Eficaz
PENSAMENTO HUMANO ENQUANTO PENSAMENTO FILOSÓFICO.
Programação Neurolingüística
O COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES X IDENTIDADE CULTURAL
Comportamento do consumidor
Introdução ao Marketing
Existe falar certo e falar errado? (p. 68 e 69)
Manuscrito de um Shaumbra Caderno 6 Páginas 32, 33, 34, 35 JUN/09.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
ASPECTOS DA PERSONALIDADE E DO COMPORTAMENTO DOS CONSUMIDORES
Homem X Comunicação.
QUEM É O CONSUMIDOR.
Os comportamentos de compra.
O Comportamento Humano Psicologia do Consumidor
PROMOVENDO PRODUTOS. Introdução A decisão de compra é fruto da interação de três fatores: O que o comprador quer? O que ele sabe? Em quem ele acredita?
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
MARKETING BÁSICO Módulo X – Metodologias de Pesquisa
SITUAÇÕES.
As marcas ideológicas dos textos
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Estratégias de mensagem
Jingle Vem do inglês e quer dizer música pequena
A Liderança transformacional
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
O comportamento do Consumidor
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Émile Durkheim.
MAX WEBER Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles,
Funções da Linguagem.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Saúde & Alimentação Saudável:
Sócrates e o nascimento da Filosofia
FOLDER PUBLICITÁRIO.
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Transcrição da apresentação:

Texto formal e coloquial Frase formal (não-coloquial, não-popular) : usada formalmente por escrito, e em circunstâncias formais também oralmente, com palavras que não são do conhecimento da população em geral. Frase coloquial (coloquialismo) : usando uma linguagem simples, em geral oralmente, com textos resumidos e informais.

formal e coloquial Formal: Está certo (concordo). Coloquial: Tá certo. Formal: Sou totalmente indiferente quanto a isto. Coloquial: Tô nem aí. Formal: Sua afirmação foi encarada com ceticismo. Coloquial: Não acreditaram no que ele disse.

Formal: Não é possível Formal: Paradoxalmente; Coloquial: Ao contrário do que todo mundo pensa. Formal: Ele foi flagrado. Coloquial: Ele foi pego com a boca na botija. Formal: Não é possível Coloquial: Não dá pra ou para

Técnica AIDA O publicitário deve conseguir, através de uma comunicação quase instantânea, que sua mensagem persuasiva seja percebida e compreendida – e com suficiente impacto para influir nas atitudes e opiniões, para determinar um efeito no consumidor-alvo.

Técnica AIDA Só existe mercado onde há gente. Assim, para fazer comunicação persuasiva – propaganda – é preciso entender de gente. Daí a busca pelas ciências comportamentais – em especial a psicologia, como a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do homem, do indivíduo.

Técnica AIDA Exemplo desta "psicologia empírica" é uma teoria desenvolvido pelo psicólogo Jean Arren, por volta de 1912, conhecida pelo nome de sistema AIDA. Trata-se de uma decomposição do comportamento do comprador em 4 etapas "A.I.D.A.": Atenção, Interesse, Desejo e Ação

Técnica AIDA Chamar Atenção Despertar Interesse Gerar Desejo Estimular a Ação

Técnica AIDA Se a mensagem conseguir levar a esses "estados mentais", levará a aceitação/venda do produto/serviço. Sob uma ótica de Marketing, acrescentaríamos uma letra a mais, para que pudéssemos "manter" este cliente que concretizou a compra. Esta seria o "S" - de satisfação.

Técnica AIDA ATENÇÃO É a capacidade de concentração da consciência sobre um objeto; o poder de notar um objeto no meio de um conjunto. Aplicação cuidadosa da mente a alguma coisa; concentrar em algo.

Técnica AIDA INTERESSE Prestamos tanto mais atenção num objeto quanto mais eles nos interessa. O interesse depende das inclinações, das tendências, dos valores e crenças de cada pessoa. O interesse é aquilo que convém, que importa, seja em que domínio for.

Técnica AIDA DESEJO É a expressão consciente da necessidade. É o impulso da vontade de querer algo ou alguma coisa em dado momento ou devido a uma oportunidade. AÇÃO OU ATO VOLUNTÁRIO É a vontade de agir, segundo suas preferências.

Persuasão Existem 3 fatores de influência, que agindo isoladamente ou em conjunto, interferem na mente do ser humano. Na realidade são técnicas de persuasão. São elas: sugestão, imitação e empatia.

Persuasão SUGESTÃO Significa uma idéia ou um plano de ação que o indivíduo aceita incondicionalmente. Formas de atuação: através do sentido afetivo da mente (distancia o racional); através de prestígio, quando emana de pessoas de conceito ou famosas; pela repetição (de tanto ouvir, no subconsciente cria-se a veracidade);

Persuasão pela convicção (quem fala com convicção, quem tem confiança naquilo que diz,tem mais possibilidade de sugestionar); pela atmosfera (o espaço que circunda um objeto ou anúncio. Característica do veículo

Métodos de Persuasão 1 - Direta - quando se caracteriza por uma ordem ou um convite. ex.: venha... vá correndo... compre... faça... experimente... jogue... 2 - Indireta - não impõem nenhuma conduta, mas lança na mente uma semente e deixa o "consumidor" formar sua própria conduta. Ex.: "A segurança de sua família pode depender dos pneus do seu carro..."

Métodos de Persuasão 3. Imitação Imitar é uma tendência natural do ser humano. Movimentos culturais hábitos e costumes moda (vestuário, música, gírias, etc.) Exemplo na propaganda: "Lux, preferido por 9 entre 10 grandes estrelas..." "A bebida preferida em todo o mundo...”

Métodos de Persuasão EMPATIA É a capacidade de sabermos nos "colocar" no lugar da outra pessoa... e percebermos as coisas como se fôssemos ela. Ex.: na novela, uma atriz sofre muitas injustiças para que nós possamos nos identificar com os problemas dela; o fato do consumidor se identificar (Imaginar) em cenas de "rara beleza" (um iate ancorado no mar de Angra...).