Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Advertisements

Letramento: um tema em três gêneros
Dinâmica e Gênese dos Grupos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A Psicologia Sócio-Histórica
O PROJETO ÉTICO-POLÍTICO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CONCEITOS ELEMENTARES
Unidade iii Marxismo Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
Avaliação Psicomotora
KARL MARX MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Pedagogia Histórico-Crítica (Dermeval Saviani)
SLIDES ELABORADOS PELAS ALUNAS DO SEGUNDO PERÍODO DE PEDAGOGIA
Faculdade Dom Bosco SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Revisão para Avaliação I
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
Educação Ambiental.
ÉTICA, MORAL E ENGENHARIA
Do Meio Natural ao Meio Técnico-Científico e Informacional
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
Searle, John. Consciência e Linguagem. S. Paulo: Martins Fontes 2010
Educação Ambiental.
Perfil do Profissional
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
CONCEITO ANTROPOLOGICO DE CULTURA
Plano de Trabalho Docente
Professora Suraia Rahmé
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Selma Garrido Profª. MSc. Eunice Nóbrega Portela
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ÉMILE DURKHEIM ( ): TEORIA DOS FATOS SOCIAIS
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Estado necessita da Educação, e a Educação do Estado.
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Searle, John. Consciência e Linguagem. S.Paulo: Martins Fontes,2010 A Intencionalidade e seu lugar na natureza.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Os métodos de ensino Método é o conjunto sistematizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem dos alunos, visando a consecução de objetivos.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
O objetivo das ações propostas em educação ambiental é a de promover transformações sociais na realidade dentro de uma perspectiva crítica, considerando.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Professor: Karina Oliveira Bezerra
CURSO: Licenciatura em Educação Física
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
IDEOLOGIA.
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
Texto : Sobre a Natureza e Especificidade da Educação
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
O Poder Simbólico Pierre Bourdieu.
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PARA A PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
Psicologia da Educação
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Émile Durkheim
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Transcrição da apresentação:

Educação

Educação A educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses. É o processo pelo qual a sociedade atua constantemente sobre o desenvolvimento do ser humano no intuito de integrá-lo no modo de ser social vigente e de conduzi-lo a aceitar e buscar os fins coletivos.

A educação é um fato histórico É o processo que ocorre no decorrer da formação do homem. É um processo histórico em duplo sentido: primeiro, no sentido de que representa a própria história individual de cada ser humano (ontogênese); segundo, no sentido de que está vinculada à fase vivida pela espécie humana, em sua contínua evolução (filogênese).

A educação é um fato histórico

A educação é um fato existencial Refere-se ao modo como o homem se faz homem. O homem se faz homem através de suas próprias ações, de suas relações com outros homens e com a natureza. A educação é o processo, pelo qual, o homem adquire sua essência.

A educação é um fato social É o procedimento pelo qual a sociedade se reproduz a si mesma ao longo de sua história. Contudo, neste processo de auto-reprodução está contida, desde logo, uma contradição: a sociedade desejaria fazer-se no tempo futuro o mais igual possível a si mesma; porém, a dinâmica da educação atua em sentido oposto, engendra necessariamente o progresso social, isto é, a diferenciação do futuro em relação ao presente. Daí deriva o duplo aspecto do fato social da educação: incorporação dos indivíduos ao estado existente (a intenção de perpetuidade, de conservação, de invariabilidade, inércia pedagógica, estabilidade educacional) e progresso, isto é, necessidade de ruptura do equilíbrio presente, de adiantamento, de criação do novo.

A educação é um fenômeno cultural A educação é transmissão cultural. É transmissão não somente dos conhecimentos, experiências, usos, crenças, valores, etc., mas também dos métodos utilizados pela totalidade social para exercer sua ação educativa. O método pedagógico é parte da cultura existente. O saber é o conjunto dos dados da cultura incorporado pelo conjunto da sociedade e que podem ser expressos pela linguagem.

Sociedades iletradas Nas sociedades iletradas não existe saber graficamente conservado pela escrita e, contudo, há transmissão do saber pela prática social, pela via oral e, portanto, há educação.

Nas sociedades altamente desenvolvidas Nas sociedades com divisões internas em classes opostas, a educação não pode consistir na formação uniforme de todos os seus membros, porque se busca manter a desigualdade social presente. Por isso, em tais sociedades, a educação pelo saber letrado, pelo saber socialmente produzido é sempre privilégio de um grupo ou classe.

A educação se desenvolve sobre o fundamento do processo econômico da sociedade Porque é ele que: determina as possibilidades e as condições de cada fase cultural; determina a distribuição das probabilidades educacionais na sociedade, em virtude do papel que atribui a cada indivíduo dentro da sociedade; proporciona os meios materiais para a execução do trabalho educacional, sua extensão e sua profundidade; dita os fins gerais da educação, que determina se: em uma dada comunidade serão formados indivíduos de níveis culturais distintos, de acordo com sua posição no trabalho comum (na sociedade fechada, dividida) ou se todos devem ter as mesmas oportunidades e possibilidades de aprender (sociedades democráticas).

A educação é uma atividade teleológica A formação do indivíduo sempre visa a um fim. Está sempre "dirigida para". No sentido geral esse fim é a conversão do educando em membro participante da sociedade. No sentido restrito, formal é galgar os vários níveis da escolarização em função da carreira e/ou do emprego. O que determina os fins da educação são os interesses do grupo que detêm o comando social.

A educação é uma modalidade de trabalho social Trata de formar os membros da sociedade para o desempenho de uma função de trabalho no âmbito da atividade total.

A educação é um fato de ordem consciente É determinada pelo grau de desenvolvimento alcançado pela sociedade. Seu objetivo é suscitar no educando a consciência de si e do mundo e a formação da autoconsciência social em todos os indivíduos. Para atingir um certo estágio de consciência a educação passa, num primeiro momento pela inconsciência cultural (educação primitiva, iletrada) e atravessa múltiplas etapas de consciência crescente de si e da realidade objetiva (mediante o saber adquirido, a cultura, a ciência, etc.) até chegar à plena autoconsciência. Esta será a etapa em que todos os indivíduos alcançam igualmente o máximo de consciência crítica de si e de seu mundo permitida pelo estado de adiantamento do processo da realidade (máxima consciência historicamente possível).

A educação é por essência concreta É concebida em função das condições concretas existentes. Sua realização depende das situações históricas objetivas, das forças sociais presentes, de seu conflito, dos interesses em jogo, da extensão das massas privadas de conhecimento, etc.

A educação é por natureza contraditória Implica simultaneamente conservação (dos dados do saber adquirido) e transformação, ou seja, crítica, negação e transformação do saber existente.

“O trabalho educativo é o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada indivíduo singular, a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens.” (Dermeval Saviani – Pedagogia Histórico-Crítica. São Paulo: Autores Associados – 2003 p. 13)