LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colégio de s. teotónio Sessão de Educação para a Saúde.
Advertisements

SE VOCÊ NÃO ME ESCOVA, EU DANÇO!
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
Antes de te ensinarmos o que é a Higiene Oral, vamos apresentar-te os amigos que te vão acompanhar.
A importância dos Dentes
ORIENTAÇÃO ODONTOLÓGICA PARA CRIANÇAS DE 6 A 12 ANOS
Oral Vip Bebê Clínica.
ODONTOLOGIA PARA BEBÊS
Higiene Bucal.
Olá amigos, Hoje aprenderemos sobre os hábitos de higiene
SAÚDE BUCAL DO HIPERTENSO
Escovando os dentes do gato
SAÚDE BUCAL Prof. Ivan Capillé.
PERIODONTIA (Tratamento da Gengiva e do Osso)
Saúde Bucal Qualidade de Vida!.
A nossa Biblioteca recebeu o Kit SOBE e, desse modo, dá início à participação no Projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares. É um Projeto da responsabilidade.
Estresse.
DISCIPLINA: INFORMÁTICA APLICADA I CURSO: AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Por: Karlla Siqueira Tristão
Aluno (a): Ana Paula Krolow Bonetz Curso: Auxiliar em Saúde Bucal – ASB Disciplina: Informática Aplicada I – Atividade 2 Orientador: Nilzo Machado.
Cuidando do seu sorriso
A DENTIÇÃO HUMANA No decorrer da sua vida, o ser humano possui duas dentições: a 1º conhecida como dentes de leite, é a decídua; ela é formada até 3.
Como cuidar bem dos seus dentes: Escovação
EDUCAÇÃO EM SAUDE III ESCOVAÇÃO.
Prevenção com a Higiene Bucal
ALUNA: LUCI FERNANDES COCZENSKI
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - SEAC AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL-EAD
Escola de Educação profissional SEAC
Atividade 2 - Power Point
Atividade de PowerPoint
GENGIVITE.
SORRISO BONITO E SAUDÁVEL
Saúde bucal.
CÁRIE DENTARIA.
E B 2 3 de Cabeceiras de Basto 2008/2009
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
GENGIVITE.
CÁRIES Nesta apresentação iremos ver como é importante mantermos uma boa higiene bucal, para conservar um bom sorriso e prevenir as cáries.
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
CÁRIE DENTÁRIA PAULA NADINE PAHL SEAC- ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Cárie Nome: Eduarda Bonetz Curso: Auxiliar Em Saúde Bucal Professor: Nilzo Machado Disciplina: Informática Aplicada Data:
SEAD-Serviço de Educação à Distância
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
PREVENÇÃO DAS DOENÇAS BUCAIS
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Celine Perin Professor: Nilzo Machado Auxiliar em Saúde Bucal - EAD
Daiane da Silva Biehl de Carvalho Auxiliar em Saúde Bucal – ASB
10 motivos para melhorar a sua saúde bucal.
HIGIENE BUCAL.
SAÚDE BUCAL SEAC Serviço de Educação a Distancia
Dicas de escovação.
SAÚDE BUCAL PARA A VIDA TODA.
Curso: Auxiliar em Saúde Bucal Nome: Gleycamar Meireles Pereira Professor: Nilzo Machado Informática Aplicada 1 Atividade 2: Power point  
SEAD- Serviço de Educação à Distância- Escola SEAC
Prof. Nilzo Machado SANTA ROSA - RS 2013
A maneira certa de escovar os dentes
CURSO AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL NOME:KELLY CRISTINE ARAÚJO DE LIMA
Prevenção de doenças bucais.
HIGIENE BUCAL.
Saúde Bucal anos Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Saúde Bucal.
Vamos aprender a ser saudáveis?
Saúde Bucal Gestantes Prefeitura Municipal de Porto Alegre
Alimentação e Saúde Trabalho realizado por: João Pacheco nº13
GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO SERVIÇO DE SAÚDE COMUNITÁRIA Enquanto o bebê estiver só com os dentes da frente, continue usando a fralda ou opte pela escova.
Clínica Vitaldent Póvoa de Varzim Conselhos para melhorar a sua saúde oral.
Drª Lucivânia de O.Pires
Transcrição da apresentação:

LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA HIGIENE BUCAL LUCIANA CONTI PICCOLI MÁRCIO PELEGRINA

A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpas e saudáveis para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose. Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

A finalidade da higiene bucal é prevenir e evitar a formação da indesejada placa bacteriana ou biofilme, que é uma película pegajosa aderente e transparente constituída por bactérias e açúcares, formando-se constantemente sobre os seus dentes e gengivas. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde bucal, como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal. Inicialmente esta película assume uma consistência mole e se não for removida nesta fase, ela vai mineralizar, tornando-se dura designando-se de tártaro ou cálculo.

Melhora a qualidade de vida Melhora a qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes sem cuidados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Uma boa higiene bucal permite que você consiga desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a sua fala, uma vez que os seus dentes duram mais tempo. Evita assim situações como o mau hálito ou um sorriso desagradável.

Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar Uma boa saúde oral está associada ao bem-estar. Assim, os cuidados preventivos adotados devem ser diários, os quais inclui a escovação e o uso do fio dental. Com esta atitude, impede que os problemas surjam. Os dentes devem ser escovados no mínimo duas vezes por dia, de preferência sempre depois das refeições e antes de dormir, e deve-se usar fio dental pelo menos uma vez por dia. Para algumas pessoas o uso de fio dental pode ser recomendado depois de todas as refeições.

Os sintomas de uma má higiene oral podem ocorrer se as suas gengivas sangrarem ou doerem frequentemente especialmente ao escovar os seus dentes; é provável que seja devido a uma má higiene dental. Causa mau hálito persistente, que não desaparece facilmente e aparecerem depósitos castanhos ou amarelos sobre os dentes, que surgem devido à calcificação da placa bacteriana.

A limpeza regular dos dentes por um dentista é importante para remover a placa que pode se desenvolver até mesmo com a cuidadosa escovação e uso de fio dental, especialmente nas áreas que são difíceis para o paciente alcançar sozinho em casa. Muitos dentistas recomendam a realização de limpeza profissional dos dentes a cada seis meses. Exames e limpezas mais frequentes podem ser necessários durante o tratamento de vários problemas bucais e dentais. O exame rotineiro dos dentes é recomendado.

- Escove corretamente os seus dentes e use o fio dental no dia-a-dia - Escove corretamente os seus dentes e use o fio dental no dia-a-dia. Deve escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental. - Use um Anti-séptico bucal (enxaguante bucal com flúor). Use regularmente após escovar os dentes ou usar o fio dental para eliminar as bactérias responsáveis pela formação de placa, e especialmente se você tiver mau hálito. - O uso de Flúor. O flúor protege e fortalece os dentes. Use o flúor na pasta de dentes, em tratamentos dentários, ou tomando um suplemento de flúor - Procure comer alimentos balanceados. Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Uma dieta equilibrada inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc. - Visite regularmente o seu dentista. Você deve ir ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses para manter uma boa saúde oral.

Os resultados de uma boa higiene bucal são dentes mais limpos e sem resíduos, logo, seu sorriso vai ficar mais bonito. Suas gengivas ficam mais saudáveis. Não sangram ao escovar ou passar o fio dental. A sua boca fica livre de episódios regulares de halitose.

O creme dental tem efetividade da remoção de placa bacteriana de 70% O creme dental tem efetividade da remoção de placa bacteriana de 70%. Além disso a formação de uma nova placa é reduzida em 45% com o uso continuo creme dental.

Alguns produtos disponibilizam doses extras de flúor ou contêm agentes branqueadores dos dentes em sua composição. Há produtos que contêm álcool e outros que não. O uso prolongado dos anti-sépticos bucais que possuem álcool em sua fórmula podem agredir a mucosa, causando uma descamação, afeta também as papilas linguais, interferindo assim na função gustativa e pode também interferir na coloração do elemento dental. A cavidade bucal é um ambiente ideal para o crescimento de microrganismos, tendo sido identificadas em muitas espécies bacterianas, com características morfológicas e bioquímicas distintas.