Propriedades Coligativas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Propriedades Coligativas
Advertisements

PROPRIEDADES COLIGATIVAS. É o estudo da variação nas propriedades físicas do solvente quando adicionado um soluto não volátil. As propriedades coligativas.
Profº Silvio. É uma modificação em certas propriedades de um solvente quando nele adicionados um soluto não-volátil, a qual só depende do número de partículas.
SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.
Físico-Química – Frente 3 – Bruno :D
1 Ciências Naturais e suas Tecnologias AULA DIGITAL QUÍMICA 22. Propriedades Coligativas das Soluções.
QUÍMICA SETOR A PROF. EDUARDO. AULAS 7, 8 e 9 PROPRIEDADES COLIGATIVAS: TONOSCOPIA, EBULIOSCOPIA E CRIOSCOPIA.
Propriedades físicas e químicas 1 CFQ 7.º ano M. Augusta.
Crioscopia. Abaixamento Crioscópico é a propriedade coligativa que indica a diminuição de ponto de congelamento de um líquido, provocado pela adição de.
A ÁGUA NO PLANETA SUBTITULO: ÁGUA POTÁVEL E NÃO POTAVEL - FUMAROLA Trabalho elaborado por: Kaushal, David, Mariana e Cátia abril 2016.
ÁGUA. O QUE É A ÁGUA? A água é uma substância química. Um elemento da natureza, transparente, sem sabor e odor, composto por dois gases: duas partes de.
Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto II Unidade PROPRIEDADES COLIGATIVAS.
Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros
Diagrama de Fases Professor John Disciplina Física.
AS MISTURAS.
QFL – Estrutura e propriedades de Compostos Orgânicos
CINÉTICA QUÍMICA.
Estudo dos Gases 1.
Psicrometria Psicrometria: Parte da termodinâmica com o objetivo de estudo das misturas de ar e vapor d´água, isto é, o estudo do ar úmido (no limite,
Professor: Janilson Cordeiro
Estudo das Dispersões.
Propriedades Coligativas
Trabalho elaborado por: Alice, Flávio, Gonçalo, Marta e Rafael
Concentração O meio de fermentação é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
Universidade Estadual de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena
Termologia Escalas termométricas são escalas que permitem "medir" certa temperatura, relacionada, geralmente,com altura. Estas escalas são mais conhecidas.
Transportes Celulares
ESTUDO DOS GASES O estado físico de uma determinada massa de qualquer gás pode ser descrito a partir de tres grandezas: PRESSÃO (p); VOLUME (V); TEMPERATURA.
TERMODINÂMICA.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
Professor: Guilherme Vieira
ESTADOS DA MATÉRIA Página 94.
Apresentação dos seminários
1.3.2 Temperatura, equilíbrio térmico e escalas de temperatura.
Prof. Klecius Celestino
Ligações químicas Matéria é formada por átomos que
FO.13 – PROPAGAÇÃO DE CALOR E DILATAÇÃO TÉRMICA
Termodinâmica.
ESTRUTURA DA VIDA MARINHA
AULA 11 – MUDANÇAS DE FASES
Reações em soluções aquosas
Professora: Ellen Lima
INTRODUÇÃO AOS FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Capítulo 01: Introdução.
O Estudo da Matéria.
ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
MISTURAS Prof.: Renê Machado.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS LÍQUIDO SÓLIDO GASOSO Pressão Temperatura S.
ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos.
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
MEMBRANA PLASMÁTICA.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS
EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Renê Machado.
Estudo do Gás Ideal Professor: Alex Retamero.
Transporte entre membranas biológicas Prof. Dr. Marcio F. M. Alves
TERMOLOGIA.
Aula 2 – Ciências Naturais Mudanças de estado físico
Concentração O meio fermentado é uma mistura complexa de biomassa, macromoléculas dissolvidas, nutrientes e eletrólitos. Normalmente o produto desejado.
PROPRIEDADES DO AR.
SOLUÇÕES.
Estado gasoso 10º ano [Imagem:
Termologia Prof. VALDEILSON
QUÍMICA Prof. Alonso.
Características físicas do estado gasoso
Estado gasoso Miguel Neta, dezembro de 2018
DILATAÇÃO TÉRMICA SÓLIDOS E LÍQUIDOS
Estudo das Soluções e de suas Propriedades
Ligações Químicas Módulo 06 página 251 Prof. Callegaro.
O que é temperatura? TEMPERATURA E DILATAÇÃO
FÍSICA.
Transcrição da apresentação:

Propriedades Coligativas Autor: Roberto Mafra

Pressão Máxima de Vapor Obs. Cada líquido tem uma pressão máxima de vapor que varia com a temperatura Evaporação condensação Quando Velocidade de evaporação se iguala a velocidade de condensação H2O() H2O(g) O vapor exerce sobre o líquido a maior pressão possível (pressão máxima de vapor).

Medindo a pressão máxima de vapor (PMV) de um líquido puro barômetro Evaporação condensação Obs. um aumento da temperatura provoca um aumento na (PMV) PMV(mmHg) temperatura(°C) Mais volátil Líquidos mais voláteis possuem maior pressão de vapor numa mesma temperatura

PMV(mmHg) temperatura(°C) Éter etílico acetona álcool água

Temperatura de ebulição normal Um líquido entra em ebulição na temperatura que sua pressão de vapor atinge a pressão atmosférica ambiente. Pressão de 760mmHg (1atm) Se Pi < Patm  não há ebulição Se Pi ≥ Patm  há ebulição Pi Quanto menor for a pressão sobre um líquido menor será sua temperatura de ebulição

Éter etílico acetona álcool água Patm (mmHg) Nível do mar 760 temperatura(°C) Éter etílico acetona álcool água Nível do mar 760 Monte Everest 245 71 100

Diagrama de fases É um gráfico que indica a fase de agregação (sólido, líquido ou gasoso) de uma substância em diferentes condições de temperatura e pressão. Patm (mmHg) temperatura(°C) água Éter etílico Ponto triplo líquido 760 sólido 4,58 gasoso 0,01 100 https://www.youtube.com/watch?v=BLRqpJN9zeA

Propriedades coligativas São propriedades que dependem apenas da quantidade de soluto dissolvido e não de sua natureza

Tonoscopia ou Tonometria É o estudo da diminuição da pressão máxima de vapor de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil. O soluto dissolvido dificulta o escape das moléculas do solvente para o estado gasoso, devido ao fato dele soluto, não ser volátil. Quanto maior a quantidade (n° de mols) de partículas do soluto dissolvido na solução, ou seja, a concentração, maior será o abaixamento da pressão máxima de vapor.

Dissolução Glicose: C6H12O6 (s) → C6H12O6 (aq) 1mol/L NaC: (1mol/L) → (1mol/L) NaC: NaC (s) → Na+ (aq) + C- (aq) 2mol/L (1mol/L) → (1mol/L) + (1mol/L) H2SO4: H2SO4 (s) → 2H+ (aq) + SO4-2 (aq) 3mol/L (1mol/L) → (2mol/L) + (1mol/L) Δp: H2SO4 > NaC > C6H12O6

Graficamente Água pura Glicose (1mol/L) NaC (1mol/L) H2SO4 (1mol/L) PMV(mmHg) temperatura(°C) Água pura Glicose (1mol/L) NaC (1mol/L) H2SO4 (1mol/L)

Ebulioscopia ou Ebuliometria É o estudo do aumento do ponto de ebulição de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil. O soluto dissolvido dificulta o escape das moléculas do solvente para o estado gasoso, devido ao fato dele soluto, não ser volátil. Quanto maior a quantidade (n° de mols) de partículas do soluto dissolvido na solução, ou seja, a concentração, maior será o aumento Do ponto de ebulição.

Graficamente Água pura 760 NaC (0,5mol/L) NaC (1mol/L) PV(mmHg) temperatura(°C) Água pura 760 NaC (0,5mol/L) NaC (1mol/L) H2SO4 (1mol/L) 100

Crioscopia ou Criometria É o estudo do abaixamento do ponto de fusão de um solvente, provocada pela adição de um soluto não volátil. O soluto dissolvido dificulta a agregação das moléculas do solvente para o estado sólido. Quanto maior a quantidade (n° de mols) de partículas do soluto dissolvido na solução, ou seja, a concentração, maior será a redução do ponto de fusão.

Exemplificando H2O pura 0°C Glicose 0,5M sacarose 0,5M -0,93°C -0,93°C

Osmocopia ou Osmometria Difusão: é o movimento espontâneo entre partículas de substâncias diferentes dando origem a uma solução. Membrana semipermeável ideal: permite a passagem do solvente e impede a passagem do soluto.(msp) P h Pressão osmótica (): é a pressão exercida sobre a solução para impedir a passagem do solvente puro. msp H2O puro Solução glicose < 1M Solução glicose = 1M

P h H2O puro Solução glicose 1M H2O puro Solução glicose < 1M Em temperatura constante, a pressão osmótica é diretamente proporcional a molaridade da solução.

ocorre a osmose reversa Pressão externa (P) Se P < : ocorre a osmose Se P = : não ocorre a osmose Se P > : ocorre a osmose reversa H2O puro Solução glicose 1M Pressão osmótica ()

Osmose reversa Ocorre quando a pressão externa exercida na solução é maior que a pressão osmótica. O solvente passa da solução para a água pura, aumentando o volume de solvente puro e diminuindo o volume de solvente na solução. P msp Água do mar H2O puro

Questão 1 Sob mesma pressão, comparando-se as temperaturas de ebulição e do congelamento de uma solução aquosa de açúcar com as correspondentes para a água pura, tem-se: a) Valores maiores para as temperaturas referentes à solução. b) Valores menores para as temperaturas referentes à solução. c) Maior temperatura de ebulição e menor temperatura de congelamento para a solução. d) Menor temperatura de ebulição e maior temperatura de congelamento para a solução. e) A mesma temperatura de ebulição e diferentes temperaturas de congelamento para a solução e a água.

Questão 2 A adição de 150 g de sacarose a um litro de água pura fará com que: a) sua pressão de vapor diminua. b) passe a conduzir corrente elétrica. c) sua pressão de vapor aumente. d) seu ponto de ebulição diminua. e) seu ponto de congelamento aumente.

Questão 3 Por que a adição de certos aditivos na água dos radiadores de carros evita que ocorra o superaquecimento da mesma e também o seu congelamento, quando comparada com a da água pura? a) Porque a água mais o aditivo formam uma solução que apresenta pontos de ebulição e de fusão maiores que os da água pura. b) Porque a solução formada (água + aditivo) apresenta pressão de vapor maior que a água pura, o que causa um aumento no ponto de ebulição e de fusão. c) Porque o aditivo reage com a superfície metálica do radiador, que passa então a absorver energia mais eficientemente, diminuindo, portanto, os pontos de ebulição e de fusão quando comparados com a água pura. d) Porque o aditivo diminui a pressão de vapor da solução formada com relação à água pura, causando um aumento do ponto de ebulição e uma diminuição do ponto de fusão. e) Porque o aditivo diminui a capacidade calorífica da água, causando uma diminuição do ponto de fusão e de ebulição.

Questão 4 Qual das soluções e solvente apresentados a seguir apresenta maior ponto de ebulição? a) água pura. b) solução de 0,2 mol/L de glicose. c) solução de 0,2 mol/L de sacarose. d) solução de 0,2 mol/L de NaCl. e) solução de 0,2 mol/L de MgCl2.

Questão 5 Considere as seguintes amostras: CaBr2 0,1 mol/L NaBr 0,2 mol/L K2SO4 0,2 mol/L Sacarose 0,5 mol/L HCl 0,1 mol/L Admitindo que o ácido esteja totalmente ionizado e que os sais estejam totalmente dissociados, qual será a ordem crescente de temperatura de congelamento dessas soluções? a) I < II < III < IV < V. b) II < III < I < V < IV. c) III < IV < II < I < V. d) V < IV < III < II < I. e) III < II < V < IV < I.

Questão 6 Se deixarmos um ovo cru imerso em uma solução de vinagre por dois dias, observaremos que a casca do ovo desaparecerá completamente e a membrana semipermeável que envolve a clara e a gema ficará à vista. Além disso, o volume do ovo aumentará, isto é, ele inchará e subirá para a superfície. Qual propriedade coligativa está relacionada com esse fenômeno? a) Tonoscopia. b) Ebulioscopia. c) Crioscopia. d) Osmose.

FIM

P h H2O puro Solução glicose < 1M