FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprende a ser um verdadeiro detetive!
Advertisements

SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
Fotografia – Princípios Básicos
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Câmeras Digitais.
INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA
COMPOSIÇÃO A composição é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes da fotografia. Por isso, a primeira decisão que o fotógrafo tem que tomar é o que.
> Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma visual como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem.
A Rocha.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Lágrimas da Depressão Letícia Thompson.
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
INSTRUÇÕES DE COMO CRIAR VÍDEOS Gilberto Caron
Quatro Meses Clique para avançar.
By Búzios Slides A CASA DO AMOR 1.
O valor de uma cédula de 100 reais
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
VOCÊ É UM SUCESSO Zíbia Gasparetto.
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
FOTOGRAFIA OBJETOS EM MOVIMENTO.
OS ELEMENTOS ESSENCIAIS VI
A COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
Aceitação! Esse é o segredo!
ILUSÃO DE ÓTICA Tudo o que nosso cérebro pode fazer...
Aprenda a olhar....
FOTOGRAFIA AULA 3.
Pastoral da Comunicação
O Universo diz SIM Esther e Jerry Hicks.
Regras para ser HUMANO!!! Enquanto rola automaticamente os
Quantas vezes ?....
Os Elementos da máquina Fotográfica
Aceitação! Esse é o segredo!
REGRAS PARA SER HUMANO Quando você nasceu não veio com manual do proprietário. As dicas seguintes fazem a vida funcionar melhor.
O início da transformação
IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry. IDÉIAS SOBRE BELEZA Marcial Salaverry.
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
Dicas para Apresentações
FOTOGRAFIA Prof. Fabio Aguiar. Examinando e isolando o padrão Se você examinar de novo as fotografias que tirou e escolher aquelas que achar mais agradáveis,
Ilusão de ótica Nessa apresentação vocês vão ver tudo sobre ilusão de ótica. Clique em entrar e descubra os vários tipos de ilusão de ótica. Entrar.
Programação Neurolingüística
Mudar de casa.
Equipamentos de captura
O POETA E O OLEIRO.
 O primeiro inventor a obter a uma imagem fixada pela ação da luz (que é o princípio da fotografia) foi o francês Joseph Nicéphore Niépce ( )
Fotografia Publicitária II
TORNANDO-SE UM LÍDER DE SUCESSO
PARA SER HUMANO PARA SER HUMANO PARA SER HUMANO
DEFICIÊNCIA VISUAL CONTINUAÇÃO
Momentos de Motivação e Sucesso As Coisas como são. Luiz Almeida Marins Filho.
Dicas para uma boa foto.
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
Abandone essa ideia de mudar o mundo…
Ciclos da Vida Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão certo... E os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.
TUDO É ENERGIA Físicos prêmio Nobel provaram sem margem de dúvidas que o mundo físico é um grande mar de energia que pisca em milissegundos, repetidas.
STRESS.
Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
Ilusões de Óptica. Algo parece mover-se nesta imagem:
Professora Rosana Rossatto 7º ano Outono de 2016.
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
ENTENDA A SUA EMPRESA Para Construir Sua Vida Profissional Numa Empresa Você Precisa Entender Como Ela Funciona, Quais São Suas Regras Internas e Como.
CUIDAR DE SI MESMO Como é que você vê o mundo ao seu redor?
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Transcrição da apresentação:

FOTOGRAFIA INTRODUÇÃO

O QUE A CÂMERA VÊ FÉRIAS À BEIRA-MAR PODEM ENSINAR A LIÇÃO MAIS BÁSICA E ESSENCIAL EM FOTOGRAFIA - A PROFUNDIDADE E A PERSPECTIVA DO ENFOQUE. TUDO O QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR, O MAR, AS MONTANHAS, ETC., FICA À NOSSA DISPOSIÇÃO PEDINDO PARA SER CAPTURADO PELA NOSSA CÂMERA. MAS ENQUANTO SE VÊ TUDO ISSO ATRAVÉS DE DOIS OLHOS, EM IMAGENS TRIDIMENSIONAIS, A CÂMERA COM APENAS UMA LENTE NÃO EXECUTA ESTA TAREFA DA MESMA MANEIRA E ÀS VEZES CONTA APENAS COM FILMES EM PRETO E BRANCO. EM GERAL ESQUECEMOS QUE O CÉREBRO HUMANO, DESDE A MAIS TENRA IDADE, RECEBE MENSAGENS NÃO APENAS PELOS OLHOS, MAS USA TAMBÉM OUTROS SENTIDOS PARA ARMAZENAR UM ESTOQUE DE CONHECIMENTOS SOBRE FORMAS, TAMANHOS E SUBSTÂNCIAS. EVENTUALMENTE, NEM SE PRECISA DOS OLHOS PARA CONFIRMAR O QUE JÁ SE SABE. A CÂMERA, POR OUTRO LADO, APENAS “VÊ” O QUE EXISTE DIANTE DELA E SÓ REGISTRA AQUILO QUE NÓS ORDENAMOS AO APERTAR O DISPARADOR NO ATO DE FOTOGRAFAR.

NOSSOS OLHOS FUNCIONAM, BASICAMENTE, COMO UMA LENTE ZOOM NOSSOS OLHOS FUNCIONAM, BASICAMENTE, COMO UMA LENTE ZOOM. SEM PENSAR, PODE-SE PERCEBER DE RELANCE UMA CENA EM QUE A CÂMERA SÓ “VERIA” COM UMA LENTE GRANDE-ANGULAR E, EM SEGUIDA, TAMBÉM INCONSCIENTEMENTE, PODE-SE CONCENTRAR A VISÃO EM UMA PEQUENA PARTE DA MESMA CENA, O QUE A CÂMERA NECESSITARIA DE UMA TELEOBJETIVA. DE QUALQUER MANEIRA, NÓS SABEMOS O QUE ESTAMOS VENDO, MAS A CÂMERA NÃO. ELA NÃO CONSEGUE, POR EXEMPLO, DIMENSIONAR O TAMANHO DE UMA MONTANHA, POIS A CÂMERA NÃO “PENSA” E APENAS REGISTRA O QUE NÓS DETERMINAMOS ATRAVÉS DO ENQUADRAMENTO QUE ESCOLHEMOS.

TODOS OS DIAS NÓS ACEITAMOS MILHARES DE ILUSÕES DE ÓTICA SEM PENSAR, PORQUE NOSSO CÉREBRO JÁ CONHECE A VERDADE E TRANSMITIU AOS OLHOS O QUE REALMENTE SE ESTÁ VENDO. UMA MANEIRA BEM SIMPLES DE EXEMPLIFICAR ISSO É OLHAR PARA UMA ESTRADA DE FERRO E ANALISAR O QUE SE VÊ. NO PONTO MAIS PRÓXIMO DE NÓS A ESTRADA PARECE TER A LARGURA QUE SABEMOS QUE TEM MAS, NÃO IMPORTA O QUANTO CONCENTRAMOS NOSSA VISÃO, ELA SEMPRE SE AFUNILA E DESAPARECE NO HORIZONTE. NÃO RACIOCINAMOS A RESPEITO DISSO PORQUE SABEMOS QUE A ESTRADA TEM A MESMA LARGURA NO HORIZONTE E NO LUGER ONDE ESTAMOS. A CÂMERA NÃO SABE DISSO E REPETIRÁ A CENA DE ACORDO COM O QUE A ILUSÃO DE ÓTICA NOS MOSTRA. COSTUMA-SE DIZER QUE A CÂMERA PODE MENTIR. NA VERDADE, O QUE OCORRE É QUE FALTA A ELA UM CÉREBRO PARA CORRIGIR AS ILUSÕES QUE, QUANDO VISTAS ISOLADAMENTE EM IMPRESSÕES BIDIMENSIONAIS, PODEM REVELAR-SE DECEPCIONANTES. A MAIOR PARTE DOS PROBLEMAS FOTOGRÁFICOS TEM ORIGEM NESTA ACEITAÇÃO NATURAL DO QUE PENSAMOS VER E ESPERAMOS QUE A CÂMERA INTERPRETE. POR ISSO, PARA SE TER SUCESSO EM FOTOGRAFIA, NÃO BASTA RECONHECER QUE A PERSPECTIVA É UM PROBLEMA; DEVEMOS TAMBÉM APRENDER A ANALISAR O QUE VAMOS FOTOGRAFAR E ADAPTAR ISSO AO VISOR DA CÂMERA. ESSA LIÇÃO ESSENCIAL NÃO REQUER MUITO TEMPO PARA SER ASSIMILADA. UMA VEZ ACEITO O PRINCÍPIO, É FÁCIL APLICÁ-LO, MAS ATÉ SER POSTO EM PRÁTICA, AS FOTOS NÃO PASSARÃO DE MERAS FOTOS. NENHUMA CÂMERA TRANSFORMA FOTOS MEDÍOCRES EM BELAS IMAGENS. PARA ISSO,UM BOM FOTÓGRAFO PRECISA, ANTES DE MAIS NADA, A APRENDER A “ENXERGAR” COMO A CÂMERA.

QUANDO SE ESTÁ FOTOGRAFANDO, DEVE-SE DESCONFIAR E ATÉ MESMO IGNORAR AQUILO QUE OS OLHOS REVELAM DE UMA CENA; O QUE SE DEVE ANALISAR E ACEITAR É O QUE SE PODE VER COM APENAS UM OLHO, ATRAVÉS DO VISOR DA CÂMERA. DEPOIS, FORMULA-SE A PERGUNTA: “A IMAGEM ESTÁ CERTA?” SE É UMA PAISAGEM, ELA NÃO SAIRÁ DO LUGAR, PORTANTO, NÃO SERÁ NECESSÁRIO APRESSAR-SE: DEVE-SE OLHAR OBJETIVAMENTE PARA A IMAGEM NO VISOR, COMO QUE ANALISANDO UMA PINTURA E MUDAR A POSIÇÃO OU O ÂNGULO DA CÂMERA. DURANTE ESTE ESTUDO DO ENQUADRAMENTO, O FOTÓGRAFO SE QUESTIONARÁ SE TUDO APARECE NA PROPORÇÃO CORRETA OU SE HÁ QUALQUER COISA ERRADA OU CONFUSA. O PRINCIPAL É NÃO ESQUECER QUE A FOTOGRAFIA FINAL ESTÁ ALI O TEMPO TODO, PARA SER SELECIONADA ATRAVÉS DO VISOR. NO ENTANTO, O SUCESSO OU O FRACASSO FUTUROS DEPENDEM INTEIRAMENTE DESTE TREINO DE AGUDEZA VISUAL.

TOMANDO NOTA UMA FORMA FÁCIL DE CONTROLAR O QUE SE FOTOGRAFA É ANOTAR OS DETALHES TÉCNICOS EM UM CADERNO DE BOLSO QUE DEVE SER CARREGADO A CADA SAÍDA FOTOGRÁFICA, SELECIONANDO OS ÍTENS QUE JULGAR MAIS IMPORTANTES: 1- DATA: É UMA INFORMAÇÃO ÚTIL PARA UMA AVALIAÇÃO CRONOLÓGICA DE SUAS FOTOS, SERVINDO DE BASE PARA A ORGANIZAÇÃO DE UM BANCO DE IMAGENS, POR EXEMPLO. 2 - ASSUNTO: NADA MAIS FRUSTRANTE QUE OLHAR PARA UMA SÉRIE DE FOTOS E NÃO CONSEGUIR LEMBRAR ONDE ELAS FORAM FEITAS. 3 - FILME: TOME NOTA DO FILME QUE ESTÁ USANDO, ANOTANDO A SENSIBILIDADE OU QUALQUER OUTRO DADO TÉCNICO PARA ANALISAR OS RESULTADOS. O MESMO SERVE PARA CÂMERAS DIGITAIS. 4 - CONDIÇÕES DE LUZ: MUITAS VEZES PODE-SE IDENTIFICAR AS CONDIÇÕES GERAIS DE LUZ APENAS OLHANDO PARA A FOTO, MAS É IMPORTANTE ANOTAR OS DETALHES, PRINCIPALMENTE QUANDO SE CONSEGUE REPRODUZIR ALGUNS EFEITOS ESPECIAIS: CÉU ENCOBERTO, SOL FORTE, NEBLINA, ETC., SÃO FATORES QUE SEMPRE DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO E ANOTADOS.

5 - FILTRO: ANOTE O NÚMERO E A COR 5 - FILTRO: ANOTE O NÚMERO E A COR. ESSA FORMA É MAIS RÁPIDA DE APRENDER A USAR OS FILTROS E CONHECER BEM OS RESULTADOS FINAIS. 6 - DETALHES DE EXPOSIÇÃO: ANOTAR A ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR É IMPORTANTE PARA ANALISAR OS RESULTADOS DE UMA FOTO: UMA FOTO TREMIDA PODE TER SIDO OCASIONADA POR UMA VELOCIDADE MUITO BAIXA. 7 - RESULTADO: AQUI ANOTA-SE O QUE DEU CERTO E O QUE DEU ERRADO. ASSINALAR OS ERROS É O PRIMEIRO PASSO PARA CORRIGI-LOS. 8 - PESQUISA: A MELHOR MANEIRA DE DESCOBRIR O QUE VOCÊ PODE OBTER DE SEU EQUIPAMENTO É EXPERIMENTANDO-O. FAÇA DIVERSAS FOTOS DE UM MESMO TEMA, VARIANDO A EXPOSIÇÃO E ILUMINAÇÃO.