Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
Advertisements

Nivaldo Oliveira Bibliotecário-Documentalista
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
O Estado e o BNDES no apoio à
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
“A Concertação Institucional para o Desenvolvimento Rural por meio da Organização Social” – VITAL FILHO –
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Apresentação do Projeto
Economia Solidária – Unindo Forças e Aumentando Oportunidades
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Ministério da Educação
Elaboração de Projetos Culturais
Cultura e desenvolvimento: Concepção de projetos culturais
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
“Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos – PNEDH”.
XIII Encontro Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação
Prêmios Santander Universidades
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
Soluções CVU para o 3º setor: Planejamento Estratégico
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
Elaborando um projeto de pesquisa competitivo
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
Orientações para Elaboração de Projetos
PROJETOS SOCIAIS IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE
UMA PARCERIA.
Promovendo Soluções Sociais
INCUBADORA DE EMPRESA DA UEA IN-UEA
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
Planejamento de estratégias:
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PROGNÓSTICO.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
DICAS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
PESQUISA? Como fazer uma Pesquisa Científica? Como começar a Pesquisa?
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
Programa Nacional de Extensão Universitária – PROEXT
Promovendo Soluções Sociais. Missão: Missão: Colaborar com a evolução pessoal e estrutural dos nossos clientes através da Consultoria Profissional, Treinamento.
Projeto Bancos Comunitários em Rede 12 de maio de 2015.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul Auristela Silva dos Santos 09 de Dezembro de 2015 OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS DE MEIO.
Estágio Supervisionado II Elaboração de um Projeto de Intervenção
Políticas Públicas e Economia Solidária Profª Dra. Vera Schmitz Curso de Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2009.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
TÉCNICAS INOVADORAS DE ENSINO DE EMPREENDEDORISMO CASE: UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO. ANTERO PAULO DOS SANTOS MATIAS Apresentação Referências Bibliográficas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Instruções básicas para elaborar um Plano de Ação FORMAÇÃO SINDICAL SOBRE ORGANIZAÇÃO E AÇÃO SINDICAL A9 – Países Lusófonos da América e África 28.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 16 a 18 de novembro de 2005 Brasília.
Transcrição da apresentação:

Oficina de Elaboração de Projetos de Extensão Instituto Federal de Santa Catarina Pró-Reitoria de Extensão e Relações Externas Diretoria de Extensão Facilitadora: Fabiana Besen besen@ifsc.edu.br

O que é Extensão? A Extensão é um processo educativo, cultural e científico que, articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, que viabiliza a relação entre o IF-SC e a sociedade. (Art 1º - Deliberção CEPE nº 017/2010)

O que é Extensão? A extensão é um espaço para promoção da articulação entre o saber fazer e a realidade sócio-econômica, cultural e ambiental da região.

Papel da Extensão ENSINO EXTENSÃO PESQUISA SOCIEDADE

Articulação Extensão e Ensino Envolvimento de alunos nas ações de extensão; Diálogo com a sociedade (comunicação); Transferência de conhecimento; Geração de trabalho, renda, egressos; Emancipação dos sujeitos.

Articulação Extensão e Pesquisa Realizar projetos com base nas necessidades sociais; O fazer junto, fazer com; Transferência de tecnologias; Prestação de serviços tecnológicos; Pesquisar para transformar.

Atividades de Extensão A oficialização é mediante a aprovação de projeto, como ou sem remuneração, conforme os trâmites do IFSC. O projeto (pesquisa e/ou extensão) aprovado sem remuneração pode alocar até 8 horas semanais dentro das atividades de ensino. O projeto (pesquisa e/ou extensão) aprovado com remuneração será alocado dentro das 40 horas semanais. Envolvimento de discentes é condição primordial para indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão Os discentes podem alocar até 20 horas semanais

Extensão PROGRAMA É o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-Institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. PROJETO É o conjunto de ações processuais contínuas, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. AÇÃO É a atividade de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, que articula o ensino e a pesquisa com a sociedade e que tem objetivo e prazo delimitados.

PROJETOS FOMENTO ESTÁGIO E EMPREGO Linhas de Extensão PROJETOS SOCIAIS Projetos que agregam um conjunto de ações, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social, geração de oportunidades e melhoria das condições de vida. PROJETOS FOMENTO ESTÁGIO E EMPREGO Projetos que visam à inserção dos alunos do IF-SC no mundo do trabalho, por meio da divulgação das potencialidades acadêmicas, bem como a captação das necessidades, das demandas e da prospecção de oportunidades de estágio/emprego do setor produtivo.

Linhas de Extensão PROJETOS CULTURAIS, ARTÍSTICOS E ESPORTIVOS Projetos referentes ao desenvolvimento de atividades culturais, artísticas e esportivas. PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO Projetos de constituição e gestão de empresas juniores, pré-incubadoras, incubadoras de empresas, parques e pólos tecnológicos, cooperativas e empreendimentos solidários e outras ações voltadas à identificação, aproveitamento de novas oportunidades e recursos de maneira inovadora, com foco na criação de empregos e negócios, estimulando a pró-atividade.

PROJETOS TECNOLÓGICOS PROJETOS DE FOMENTO DE EMPREGO E RENDA Linhas de Extensão PROJETOS TECNOLÓGICOS Projetos de transferência de tecnologia oriundas do ensino e da pesquisa, com vistas ao desenvolvimento de tecnologias sociais. Tecnologias sociais compreendem produtos, técnicas e/ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social. PROJETOS DE FOMENTO DE EMPREGO E RENDA Projetos que visam a defesa, proteção, promoção e apoio a oportunidades de trabalho, emprego e renda para empreendedores, setor informal, proprietários rurais, formas cooperadas/associadas de produção, empreendimentos produtivos solidários, economia solidária e agricultura familiar, dentre outros.

Características dos Projetos Projetos são únicos e possuem um ciclo de vida próprio; Tem início e fim determinados; Projeto é a busca de uma resposta a um determinado problema, percebido e identificado.

Etapas do Projeto de Extensão PROBLEMA O QUE? OBJETIVOS POR QUÊ? JUSTIFICATIVA IDEIA COMO? METODOLOGIA QUANDO? CRONOGRAMA QUANTO? RECURSOS

Etapas do Projeto de Extensão OBJETIVOS Nos objetivos, você deve escrever sobre O QUE pretende alcançar com o seu trabalho, organizando isso em objetivos gerais e objetivos específicos.

Etapas do Projeto de Extensão OBJETIVO GERAL São os objetivos mais amplos do projeto. Estão relacionados aos resultados mais abrangentes para os quais o projeto pretende contribuir . Costuma ser escrito em uma frase mais geral, que engloba o conjunto dos objetivos específicos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Um conjunto de metas para alcançar o objetivo geral. Devem definir exatamente o que você espera atingir até o final do trabalho. Quanto maior a clareza sobre os objetivos específicos, mais fácil será a execução do trabalho.

Etapas do Projeto de Extensão OBJETIVO GERAL Promover a formação popular dos sujeitos para a função de lideranças comunitárias, fundamentando-os para o exercício democrático da cidadania. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Incentivar as comunidades do Distrito de São Cristóvão U.V.A-PR para a formação de lideranças comunitárias; Instrumentalizar o exercício da cidadania no contexto comunitário, nos aspectos da descentralização, espaços públicos e participação social; Fortalecer as relações comunitárias para o controle social, ampliando o rol de informações nas articulações com outros segmentos da sociedade; Valorizar a participação social e sua realidade local na gestão democrática ; Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania.

Etapas do Projeto de Extensão ATENÇÃO! É muito comum a confusão entre objetivos específicos e procedimentos metodológicos Por isso, depois de elaborar seus objetivos, leia-os atentamente e verifique se eles estão respondendo à pergunta O QUE eu vou fazer e NÃO à pergunta COMO eu vou fazer.

Etapas do Projeto de Extensão JUSTIFICATIVA POR QUE é importante fazer um trabalho no lugar escolhido, com o público escolhido e sobre o tema escolhido? Qual o alcance do projeto diante do problema que será abordado? As respostas a estas perguntas constituem a justificativa.

Etapas do Projeto de Extensão JUSTIFICATIVA O projeto “Formação de lideranças para o exercício democrático da cidadania”, pretende responder a proposta do Movimento Nós Podemos Paraná. Para tal, escolhe desenvolver um projeto social dedicando-se ao oitavo objetivo do Milênio: Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento. Ao aderir esse indicador com a proposta de formação de lideranças, almeja-se formá-los para participação qualificada na defesa de seus direitos, bem como formá-los como agentes multiplicadores no exercício democrático, para que os sujeitos sejam ativos nas gestões públicas.

Etapas do Projeto de Extensão METODOLOGIA Representa o conjunto de ações a serem executadas para o alcance dos objetivos específicos. Explica como o projeto será executado de forma detalhada e deve ser coerente com o orçamento e cronograma do projeto. Para elaborar a metodologia volte aos itens “objetivos” e liste todas as atividades que serão necessárias para atingi-los. Ordene as ações por etapas de realização e preveja o tempo de duração de cada uma.

Etapas do Projeto de Extensão Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania. Palestra de sensibilização na comunidade Preparação do material Execução Divulgação

Etapas do Projeto de Extensão Formar agentes multiplicadores no exercício democrático da cidadania. Oficina e curso sobre democracia e cidadania Preparação do material Execução Divulgação

Etapas do Projeto de Extensão CRONOGRAMA Especifique QUANDO irá realizar cada ação que descreveu nos procedimentos metodológicos. Desenhe uma tabela contendo as etapas do projeto (as ações) e seu período de execução (semana, quinzena ou mês).

Etapas do Projeto de Extensão Cronograma – Outubro 2012 Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Palestra de sensibilização na comunidade Preparação do material Divulgação Execução Oficina e curso sobre democracia e cidadania

Etapas do Projeto de Extensão RECURSOS O orçamento deve indicar todos os recursos financeiros necessários à execução do projeto, com valores unitários e totais. Remeta-se às ações indicadas no cronograma e veja quais gastos estão implícitos em cada uma delas. Geralmente os projetos prevêem recursos para: pessoal e serviços; infra-estrutura e montagem; material de consumo; material gráfico; custos administrativos; comunicação e divulgação.

Etapas do Projeto de Extensão Ação Etapas Material Pessoal Financeiro Palestra de sensibilização na comunidade Preparação do material Livros Revistas Assinatura site 2 consultores 1 estagiário 10.000,00 Divulgação Flyers Panfletos Cartazes 1 designer 5.000,00 Execução Data Show Espaço físico 1 palestrante 1 apoiador 7.500,00 Oficina e curso sobre democracia e cidadania 2 estagiários 15.000,00 Site 6.000,00 Material diverso 2 facilitadores 2 apoiadores

Outros itens do Projeto de Extensão PÚBLICO ALVO Identifique, em tópicos, o(s) público(s) ao qual o projeto se destina, presumindo, sempre que possível, uma quantidade direta e indireta do público a ser atingido. Se conhecer seu público pode ainda detalhar aspectos como faixa etária, área de atuação, condições de vida. RESULTADOS ESPERADOS Os resultados devem ser mensuráveis e revelar o alcance dos objetivos específicos. Se possível apresentar dados quantitativos, como: número de espetáculos ou mostras, público atingido, cidades abrangidas Volte ao item “objetivos” e tente traduzi-lo em resultados práticos ou produtos, que possam ser vistos ou experimentados. Busque resultados, se possíveis quantificáveis, para cada objetivo específico, analisando os que, de fato, são viáveis de se concretizarem.

Referências KISIL, Rosana - Manual de Elaboração de Projetos e Propostas Universidade de São Paulo, l995. MALTA, Cyra - Um Guia para Elaboração de Propostas – WWF, 1991. SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.