Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DISTRIBUIÇÃO E ARMAZENAGEM
Advertisements

Fundamentos da Logística
Livro: Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 2
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Distribuição GRUPO 14FY.
Distribuição: como os objetos chegam até os pontos de venda/ cliente final
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO IBITURANA FACULDADES ISEIB
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
Logística Empresarial
Unidade 06: O mecanismo de Pedir Grupo 08I
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL - FBV 2.
Logística e Gerenciamento da
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Universidade de Brasília
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Logística de Distribuição
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
GESTÃO DE ESTOQUES NA CADEIA DE LOGÍSTICA INTEGRADA – SUPPLY CHAIN
A distribuição.
Gestão em Logística O termo foi usado amplamente
KAIZEN Significado: Kaizen significa melhoria contínua, envolvendo todos, inclusive gerentes e operários, que discutem possibilidades de melhorias inovadoras.
Logística – Atividade 1 Páginas: 1 – 5, 10 – 13, 224 – 229 GRUPO 19O.
Introdução Logística Fábio Lorencete.
ECR:Alternativa de aceleração do suprimento Universidade de Brasília Administração de Recursos Materiais Professor: Guillermo Asper Turma/Grupo: 14B Subgrupo:
Logística Empresarial
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Logística Empresarial UNIDADE 6
Unidade 5 - logística empresarial
O mecanismo de pedir Atividade UO6 Grupo O8E
LOGÍSTICA INTEGRADA GRUPO 19X.
GRUPO 6.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
ESTOQUES Unidade 2 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel
Centro de Distribuição Expedição
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Pato Branco/Pr – 02 de agosto de 2013
Definição de Logística
LOGÍSTICA.
Logística Embalagens e Distribuição Física
Introdução à Logística e Conceitos Básico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
Alunos: Adelaide Amorim Daniel Oliveira Fillipe Janiques Rafael Figueiredo.
Logística Empresarial
Controle de estoque.
Logística de Distribuição
Iniciando na logística empresarial
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA.
Logística Armazenagem e Estruturas de Distribuição
Impacto da Logística na Indústria Integrantes do grupo: R.A Bruno Baraldi Bullio Rodrigo Barbosa Carlos Henrique P. Pinheiro César Grilo.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Unidade 8 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Logística e Gerenciamento da
Logística Empresarial
Logística Empresarial
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
Logística e Gerenciamento da
colocar os recursos certos no local certo, na hora certa.
Administração de Materiais e do Patrimônio 1 Administração de Materiais e do Patrimônio Versão 1 Paulino G. Francischini Floriano C. Amaral Gurgel.
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Transcrição da apresentação:

Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 1

e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis CONCEITO DE LOGÍSTICA É uma evolução do planejamento e das estratégias militares, do uso dos recursos disponíveis para alocar tropas nas frentes de batalha e supri-las de armazenamentos, munições e alimentos. MARCILIO CUNHA

o produto adequado, na hora certa, LOGÍSTICA - DEFINIÇÃO AMPLIADA É o método para colocar o produto adequado, na hora certa, na quantidade exata, no lugar correto, ao menor custo possível. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA O termo LOGÍSTICA começou a ser utilizado por empresas de países tecnologicamente avançados em meados do século XX . MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACERTO DE USO : O fato de NOÉ ter tido que terminar de construir a ARCA antes do dilúvio começar e , ao mesmo tempo , conseguir reunir animais de diferentes lugares. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE ACERTO NO USO : CRISTÓVÃO COLOMBO e CABRAL precisaram dimensionar a quantidade exata de víveres e o tamanho das tripulações para viagens que durariam meses , sem possibilidade de reabastecimento , ao longo desse tempo. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE GRAVE ERRO LOGÍSTICO : NAPOLEÃO , ao contar com o reabastecimento das tropas pelo espólios conseguidos durante a invasão à RUSSIA, ele acabou vendo seus exércitos derrotados pela fome e pelo frio. As provisões foram queimadas pelos russos , que abandonavam os campos invadidos antes que os soldados invasores chegassem. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Todos esses eventos tem em comum: A gestão de recursos finitos. Limites escassos de tempo. Estrutura complexas. Soluções simples. MARCILIO CUNHA

a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa. LOGÍSTICA EM TODOS OS TEMPOS Fatores determinantes: a impossibilidade de erro. a inexistência da hipótese de uma segunda tentativa. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA PALAVRA DE ORIGEM FRANCESA , TEM O SIGNIFICADO DO AMPLO DE “SUPRIR , ABASTECER” E SUA DERIVAÇÃO GEROU A PALAVRA “LOGISTIQUE” , FRANCES. MARCILIO CUNHA

LOGISTIQUE SIGNIFICAVA O CONJUNTO DE AÇÕES E OPERAÇÕES NECESSÁRIAS AO ABASTECIMENTO DE TROPAS. PARTE INTEGRANTE DA ARTE MILITAR , JUNTO COM A “TÁTICA” E A “ESTRATÉGIA”. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA Em inglês : LOGISTICS Teve um desenvolvimento extraordinário através das forças aliadas. . Mobilizaram cientistas e pesquisadores das Universidades. . Desenvolvimento de modelos matemáticos complexos otimizando o sistema de produção e abastecimento de armazenamento. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA AO FINAL DA GUERRA DÉCADA DE 50 NOS EUA : Expansão empresarial com a explosão mercadológica. Necessidade de novas técnicas de marketing e distribuição. Consolidação do varejo com muitas redes como J. C. PENNEY , SEARS , K-MART , sendo modelos para outros países. MARCILIO CUNHA

ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 60 ORIENTADA PARA DISTRIBUIÇÃO DE MERCADORIAS PELO SETOR DE MARKETING. UTILIZAÇÃO DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO E FERROVIÁRIO. MARCILIO CUNHA

Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes. LOGÍSTICA NA DÉCADA DE 70 Fenômenos mundiais que mudaram a direção desse sistema : Crise do petróleo com elevação dos custos de transportes. Início da era cibernética, com uso cada vez mais popular dos computadores. Invasão comercial japonesa acompanhada de inovações técnicas (JUST-IN-TIME , KANBAN, KAIZEN ,QUALIDADE TOTAL ) MARCILIO CUNHA

O mundo começou suas grandes transformações do século. LOGÍSTICA NA DECADA DE 80 Explosão da micro – informática. O mundo começou suas grandes transformações do século. A partir daí a vida nunca mais seria como antes. MARCILIO CUNHA

Foi constituída pela grande batalha comercial denominada LOGíSTICA NA DECADA DE 90 Foi constituída pela grande batalha comercial denominada MERCADO GLOBAL ou GLOBAL SOURCING. Constitui-se a palavra COMPETITIVIDADE. As grandes armas : TECNOLOGIA MARKETING LOGÍSTICA MARCILIO CUNHA

TRANSPORTE SISTEMA INTEGRADO SERVIÇO AO CLIENTE EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LOGÍSTICA DECADA 70 : TRANSPORTE ARMAZENAGEM e DISTRIBUIÇÃO DECADA 80 : SISTEMA INTEGRADO DECADA 90 / 00 : SERVIÇO AO CLIENTE MARCILIO CUNHA

Nos países mais desenvolvidos a superação do LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Nos países mais desenvolvidos a superação do “SUPPLY CHAIN” sobre a “LOGÍSTICA INTEGRADA”. É mais abrangente com GESTÃO em três focos : ESTRATÉGIA PLANEJAMENTO OPERAÇÃO MARCILIO CUNHA

“É a parcela do processo da cadeia de suprimento que LOGÍSTICA “É a parcela do processo da cadeia de suprimento que PLANEJA, IMPLANTA e CONTROLA o fluxo consciente e eficaz de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e informações relacionadas, desde seu ponto de origem até o ponto de consumo , com o propósito de atender aos requisitos dos clientes”. Fonte :Concil of Logistics Management- 2001 MARCILIO CUNHA

Pode ser segmentada em duas grandes áreas : LOGÍSTICA EMPRESARIAL Pode ser segmentada em duas grandes áreas : ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS DISTRIBUIÇÃO FÍSICA MARCILIO CUNHA

ATIVIDADES LOGÍSTICAS PRIMÁRIAS : TRANSPORTES. MANUTENÇÃO DE ESTOQUES. PROCESSAMENTOS DE PEDIDOS. MARCILIO CUNHA

ATIVIDADES LOGÍSTICAS SECUNDÁRIAS : # ARMAZENAGEM . # MANUSEIO DE MATERIAIS . # EMBALAGEM DE PROTEÇÃO . # OBTENÇÃO DE MATERIAIS . # PROGRAMAÇÃO DE PRODUÇÃO. # MANUTENÇÃO DE INFORMAÇÃO. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA Envolve estratégias e todas as operações relacionadas a : # Gestão de materiais e mercadorias. # Planejamento e Controle de Produção. # Movimentação de Materiais. # Embalagem. # Armazenagem e Expedição. # Distribuição Física. # Transporte # Sistemas de Informação. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA APLICADA Uso intenso da Tecnologia : Gestão / Operação Merchandising. Controle / Segurança. Informática / Internet / Softwares Marketing ( Promoção,Programas de Lealde ). Comunicação (Multimidia) MARCILIO CUNHA

Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. LOGÍSTICA APLICADA Maximizar Posicionamento Competitivo : Definir Foco. Selecionar o Alvo. Concentrar Forças. MARCILIO CUNHA

Planejamento, Organização e Controle LOGÍSTICA APLICADA Planejamento, Organização e Controle do conjunto de atividades de movimento e armazenamento que facilitam o fluxo de materiais e produtos desde dos fornecedores ao cliente ou ao consumidor, para satisfazer a demanda ao menor custo incluídos os fluxos de informação e controle. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA NAS EMPRESAS Porque as empresas necessitam da Logística ? # Devido a maior competitividade global. # Escassez da matéria-prima. # Falta mão de obra qualificada. # Ineficiência na distribuição. # Necessidade de uma maior ocupação do mercado. ? MARCILIO CUNHA

INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS PRINCIPAL PROBLEMA DA LOGÍSTICA INCREMENTO DOS CUSTOS ASSOCIADOS À SUAS ATIVIDADES , QUE PODERÁ SER SOLUCIONADO ATRAVÉS DO ATENDIMENTO DAS NECESSIDADES DAS ORGANIZAÇÕES CLIENTES. MARCILIO CUNHA

“As empresas operam dentro de um ambiente que muda COMENTÁRIO SOBRE LOGÍSTICA “As empresas operam dentro de um ambiente que muda constantemente, devido aos avanços tecnológicos, às alterações na economia e na legislação, e a disponibilidade de recursos. Portanto, a filosofia da Administração se altera com o tempo , de forma a se adaptar as novas exigências de desempenho para as empresas. A logística, assim representa uma nova visão empresarial. Uma nova ordem das coisas”. Ronald H. Ballou

OPÇÕES DO SISTEMA LOGÍSTICO Fatores na distribuição: Número e localização de depósitos e armazéns. A localização geográfica dos mercados. Quantidade e tipos de produtos em linha comercialização. Número, tamanho e localização das unidades fabris. Disposição do produto em estoque. A frequência de compra pelos clientes. MARCILIO CUNHA

SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 SAI DE UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA UMA EMPRESA PARA UMA SOLUÇÃO QUE GERENCIA RELAÇÕES ENTRE MUITAS EMPRESAS . MARCILIO CUNHA

Incremento no desempenho baseado no tempo. LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Incremento no desempenho baseado no tempo. O crescimento da demanda será substituído pela aceleração no fluxo dentro das atuais estruturas da cadeia de abastecimento . MARCILIO CUNHA

POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 POSSIBILITA DE FORMA SISTEMÁTICA : Eliminação de desperdícios. Redução de custos. Otimização dos processos de compra. Produção e distribuição de mercadorias. Influencia cada uma das etapas ao longo da cadeia produtiva. MARCILIO CUNHA

Através da logística se define : LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Através da logística se define : O local mais adequado para instalar uma Fábrica ou um Centro de Distribuição. Aspectos de suprimento das linhas de produção. Escoamento das mercadorias até os consumidores. MARCILIO CUNHA

Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota. LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 Métodos para melhoria do gerenciamento de estoques e frota. Planejamento Programação e Controle da Produção. Metodologias de separação e expedição de produtos.

Condições de dimensionar melhor seus estoques. LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 AO EMPREGAR ALGUNS CONCEITOS A EMPRESA TEM : Condições de dimensionar melhor seus estoques. Domínio total dos seus negócios. Como desenvolver clientes. Como oferecer melhores serviços. MARCILIO CUNHA

# O reabastecimento do mercado consumidor LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 # O reabastecimento do mercado consumidor está baseado nas compras efetivas do consumidor, sendo mais rápido e flexível flexível em função de uma combinação de práticas operacionais na logística. MARCILIO CUNHA

Orientada para o aumento do valor agregado LOGíSTICA NOS ANOS 2000 IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA : Orientada para o aumento do valor agregado em logística, que indica como as ferramentas logísticas são capazes de agregar valor ao negócio.

Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 CUSTOMIZAÇÃO DO ATENDIMENTO: Incremento tanto nas entregas de cargas fracionadas, como nas cargas paletizadas. As empresas irão solicitar pedidos mais frequentemente, em quantidades menores e um maior número de ítens. MARCILIO CUNHA

LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ARMAZÉNS # Transição da função de estocacagem tradicional para um papel de transferência. # Isso será facilitado pelo investimento em tecnologias, como empilhadeiras com terminais de dados via rádio e o codigo de barras, conexões via EDI,cross-doking e parceiros da cadeia de abastecimento. MARCILIO CUNHA

A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ABASTECIMENTO A necessidade de sincronizar o abastecimento de produtos o mais próximo da demanda real do cliente será um dos fatores críticos. MARCILIO CUNHA

( como paletes, embalagens, sistemas de armazenagem, transporte ). LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 PADRONIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO # Intensificar o de : recursos físicos ( como paletes, embalagens, sistemas de armazenagem, transporte ). lógicos (softwares,comunicação) humanos (competências). MARCILIO CUNHA

combina múltiplos indicadores do processo logístico, entre os LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 PADRONIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO # A entrega do pedido perfeito, combina múltiplos indicadores do processo logístico, entre os quais produto certo, tempo certo, sem danos, separação correta e documentação correta, será a meta das organizações.

# Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 VANTAGEM COMPETITIVA SUTENTÁVEL # Baseada em custo e serviço. # Qualidade tanto do produto , como no atendimento ao cliente, continuará a sendo pré – requisito. # Gerenciamento orientado para o fluxo de materiais e informações globais , e não para os indicadores operacionais locais. MARCILIO CUNHA

Maior envolvimento, cuja principal fonte LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 TERCEIROS Maior envolvimento, cuja principal fonte de competência seja funções logísticas, como armazenagem e transporte. Atender às necessidades das empresas cuja principal competência é marketing , vendas e/ou manufatura. MARCILIO CUNHA

# Crescimento do uso de Operadores Logísticos LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ARMAZENAGEM # Crescimento do uso de Operadores Logísticos como integrantes de um processo de racionalização do canal de distribuição. # Maior utilização de armazéns gerais para estocagem em períodos sazonais. # Localizações dos armazéns em áreas periféricas às cidades, com acessos a entroncamentos rodoviários. MARCILIO CUNHA

# A centralização levará a novas oportunidades LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 ARMAZENAGEM # A centralização levará a novas oportunidades para aumento da mecanização e automação. # Serão responsáveis por serviços agregados : embalagens especiais aos clientes, exigências de identificação e fixação de etiquetas com preços, entre outros. # Informações em tempo real reduzirá de forma expressiva os níveis em estoques e previsões. MARCILIO CUNHA

Irá continuar o processo de automação e LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 AUTOMAÇÃO Irá continuar o processo de automação e mecanização das diversas operações mas, permanecerá dependente das pessoas. Sistemas aplicados na movimentação e armazenagem de materiais serão usados na melhoria da competitividade da cadeia logística. MARCILIO CUNHA

Criação dos centros de cargas hubs LOGÍSTICA NOS ANOS 2000 CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO Criação dos centros de cargas hubs que possibilitarão o cross – docking de grandes veículos (multimodais) para veículos de menor porte. MARCILIO CUNHA