Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Barroco no Brasil O Barroco é um estilo artístico-cultural que marca a Europa do Século XVII, porém a sua gênese encontra-se no século XVI, intimamente.
Advertisements

Arte Barroca O surgimento da arte denominada "barroca" ocorreu no século 17, na Itália, provocado por uma série de mudanças econômicas, sociais e, principalmente,
O Barroco Barroco é um termo há muito utilizado para designar o período que vai de 1600 a 1750, refletindo a religiosidade européia. INTRODUÇÃO No final.
Barroco.
Escola Angelina Jaime Tebet.
Barroco europeu..
BARROCO s.
A ARTE BARROCA.
História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
BARROCO.
A arte e a mentalidade barroca
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
A arte e a mentalidade barrocas
ARTE BARROCA.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
HISTÓRIA DA ARTE Arte Barroca.
Barroco Prof.ª Jéssica Gravino.
Uma arte de contraste – Movimento Barroco
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
Neoclassicismo e Romantismo
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
ARTES VISUAIS PROF.: ANDERSON MORAES.
O BARROCO.
Unidade 5 Expressão gráfica
Ícones Tipo de Signo utilizados na arte. Ícone A palavra ícone vem do grego e significa imagem. Pessoa ou coisa que simboliza acontecimento, estilo, período,
E.E. Abadia Faustino Inácio ● Nomes: Valmir Igor e ● Juliana justina ● Materia: Artes ● Tema: andrea-pozzo- pintor-jesuita-mestre- da-perspectiva.
Barroco Italiano Alunas: Ercilia e Rosangela Professora:Edna. 7º ano B noturno. Professora multiplicadora: Marilza. Trabalho de Artes.
Arte Bizantina Influencias; arquitetura; escultura; iluminuras; Ícones e mozaíco...
BARROCO EUROPEU. O que foi o Barroco?  O Barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas Artes Plásticas e, posteriormente,
Profa.: Consuelo Holanda
Renascimento Principalmente o teocentrismo (Deus no centro de tudo)
Arte Barroca.
Arte Românica Profª Mariana Kaadi
Barroco no Brasil.
Roteiro para o “Painel manuscrito temático e ilustrativo”
AS REFORMAS RELIGIOSAS NO SÉC. XVI
El Greco Δομήνικος Θεοτοκόπουλος Doménikos Theotokópoulos()
Aulas Multimídias – Santa Cecília
Arte Barroca O estilo barroco nasceu em decorrência da crise do Renascimento, 09/05/ º ano . Professora : Lourdinha Batista.
Profa.: Consuelo Holanda
Primeiro Ano Médio ARTE BARROCA NA EUROPA A arte dos países católicos
Contrastes e harmonias cromáticos
BARROCO NO BRASIL O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias.
NEOCLASSICISMO OU ACADEMICISMO
Quanto ao tema (assunto, documento ou arte)
“O medo se deve somente àquelas coisas que podem causar algum tipo de dano; As outras não, pois não fazem nenhum mal.” A divina comédia Dante Alighieri.
O BARROCO A arte barroca originou-se na Itália (séc. XVII), mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente.
RENASCENTISTA RAZÃO EMOÇÃO BARROCO
O Romantismo.
PINTURA NO BARROCO.
Jovens sois fortes REUNIAO DOS JOVENS.
ELEMENTOS DO TEATRO. NOS BASTIDORES UMA PEÇA TEATRAL NÃO É FEITA APENAS PELOS ATORES QUE APARECEM NO PALCO, OUTRAS PESSOAS TAMBÉM PARTICIPAM DE UMA PEÇA.
Profº Rodrigo Aguiar. O Estilo Barroco, período denominado de Seiscentismo, surgiu na Itália em Ele se manifestou na arquitetura, pintura, escultura,
CONTEXTO SOCIOCULTURAL DO BARROCO
Professora Consuelo Holanda
Algumas considerações
Barroco CARACTERÍSTICAS.
A estética barroca – parte I
BARROCO Professor: Alexandre. BARROCO O Barroco é um estilo que dominou a arquitetura, a pintura, a literatura e a música na Europa do século XVII. Por.
CONTEXTO HISTÓRICO BARROCO
Barroco.
O BARROCO.
A época dos Grandes Mestres
Transcrição da apresentação:

Trabalho realizado por: Alerandro Santos Amanda Suenny Brenda Silveira Carlos Henrique Chirystian Kauã Jamylle Salles Raimnda Alessandra

 A arte Barroca desenvolveu-se no século XVII, num período de mudanças na Europa.  Os princípios da arte barroca surgiram no século XVI com o movimento da Reforma Protestante, que teve início na Alemanha e depois se espalhou para os demais países.  A Arte utilizada como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Contra Reforma.  Michelangelo foi o precursor de um estilo que ficou conhecido por Barroco. (O Juízo Final – Teto da Capela Sistina, Vaticano) ‏  Arte de caráter religioso, vista e utilizada como meio de ampliar a influência católica – Movimento da Contra Reforma;

''El Transparente'', pelo arquiteto Narciso Tomé Picture' 'Apoteose de Santo Inácio'', por Andrea Pozzo

Características da pintura barroca  Composição assimétrica que se revela num estilo grandioso e monumental;  Acentuado contraste de claro-escuro, intensificando a profundidade;  Dramatismo e movimento na representação das personagens;  A luz como meio de guiar o olhar do observador para o acontecimento principal da obra;  Efeitos ilusionistas.

 Podemos citar como exemplos de artistas barrocos : Caravaggio Rubens Rembrandt Velázque Vermeer El Grego

A morte da virgem(160-06) Caravaggio tomava emprestada a imagem de pessoas comuns das ruas de Roma para retratar Virgem Maria e os Apóstolos. Caravaggio levou este princípio estético às últimas consequências, a ponto de ter sido acusado de usar o corpo de uma prostituta colhida morta do rio Tibre para pintar a Morte da Virgem. Esta foi uma das duas mais importantes características das suas pinturas: retratar o aspecto mundano dos eventos bíblicos usando o povo comum das ruas de Roma.

Crucificação de S.Pedro ( ) A outra característica marcante foi a dimensão e impacto realista que deu aos seus quadros ao usar um fundo sempre raso, obscuro, muitas vezes totalmente negro e agrupar a cena em primeiro plano com focos intensos de luz sobre os detalhes, geralmente os rostos. Este uso de sombras e luz é um dos aspectos mais marcantes nos seus quadros. Os efeitos de iluminação que Caravaggio criou receberam um nome Crucificação de S. Pedro específico: tenebrismo.

Dramatismo; Contraste claro/escuro; Cores quentes; Movimento. A Descida da Cruz

Gosto pelo comum; Realismo; Contraste de cor e luz; Cores quentes; Gosto pelas tabernas, adegas. O vendedor de Água de Sevilha

Rembrandt, A Ronda da Noite

Realismo; Representação fiel dos objetos; Expressão do movimento e do patético; Grande preocupação com o tratamento da luz e cor.

Vermeer, A Cozinha Pintura de Interiores (Característica própria da pintura holandesa); Cenas Íntimas; Soberba técnica de desenho (realismo); Perspectiva; Soberbo domínio de luz; Harmonia Cromática.