FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE Componente Curricular: Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Metodologia com Tecnologia.
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Tecnologias na escola.
Um espaço de aprendizagem, em que as máquinas são apenas mais uma ferramenta de pesquisa, porém a vontade e determinação para obter aprendizado depende.
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
O Cenário Virtual.
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 12
Construindo uma identidade profissional
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO.
ESCOLA INDÍGENA DE EDUCAÇÃO BÁSICA CAIQUE
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Projeto EJA & Inclusão Digital
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Gestão Pedagógica Estratégica: motivação para Aprendizagem
As quatro metáforas e a busca de aumentar a variedade na sala de aula
TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA? José Manuel Moran
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
A relação Professor/ Aluno
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Departamento de Educação I Docente: Menandro Ramos Discentes:Ada Silveira Georgia dos Santos Iane.
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
NTE – Ijuí 36ª CRE. JUSTIFICATIVA O Núcleo de Tecnologia Educacional de Ijuí-NTE/36ª CRE juntamente com a CATE/SE/RS/EFA/FIDENE iniciou em 2004 a.
Aplicações tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem: possibilidades, limites e perspectivas.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
OS TEMPOS ESCOLARES E A APRENDIZAGEM.
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
Educação a Distância: ampliando o leque de possibilidades de formação
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A integração teoria-prática em física: uma proposta metodológica para o ensino Prof. Dr. Henrique Duarte da Fonseca Filho Departamento de Exatas Universidade.
Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia "Desempenho dos alunos e professores em escolas com alta e baixa tecnologia".
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Situação de Aprendizagem
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Subprojeto: Geografia
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
Instituto A Vez do Mestre
Didática Material: Didática Geral Demétrio Delizoicov Neto
Atividade complementar 04
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Elena Maria Billig Mello II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES Bagé, 26 e 27 de julho de COMPONENTES PEDAGÓGICOS DA AÇÃO DOCENTE NA UNIPAMPA:
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Laboratório Multimédia e Educação Ana Sofia Lima.
Múltiplos Saberes: Entre o dizer e o fazer
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
PIBID-TEATRO/UFRN: PROBLEMATIZANDO O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO DO ENSINO DE TEATRO Introdução: O ensino de qualquer que seja a disciplina deve estar relacionado.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.
Transcrição da apresentação:

FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E MULTIDISCIPLINARIDADE Componente Curricular: Educação e Tecnologias da Informação e da Comunicação Professora : Patrícia Germano   DALKA ROGÉRIA DE CARVALHO ALVES JOSÉ ERIVELTON FONSECA DA SILVA MARIA JOSÉ ANDRADE DA SILVA Bezerros-PE Janeiro/2014

TABLETS PARA TODOS CONSEGUIRÃO MUDAR A ESCOLA?

Precisa-se erradicar da mente a ideia de que mudar a escola ou as perspectivas do que se edifica em sua “ecologia” depende de um único fator, estratégia ou instrumento.

“As mudanças precisam partir muito mais do âmbito de concepções...,”

“ A REVOLUÇÃO não é o próprio acesso a essas ferramentas, que é apenas um passo dentre os quantitativos,...., a REVOLUÇÃO é emancipar e dar significado a qualidade desse acesso.”

A emancipação tecnológica ocorrerá quando: Houver predisposição e flexibilidade docente à inserção das ferramentas tecnológicas e de todo o aparato de possibilidades que estas criam. Ocorrer abertura para o autodidatismo e criatividade do discente. Ocorrer abertura para o autodidatismo e criatividade do discente. O docente perceber que o processo de aprendizagem acontece como uma troca de conhecimentos entre docentes e discentes e não numa transferência de conhecimento por parte dos primeiros. Houver percepção de que a aprendizagem acontece sob a utilização de novas perspectivas didáticas tecnológicas, dentro ou fora de sala de aula numa busca incessante de conhecimentos que dão suporte ao uso dessas tecnologias.

Precisa-se saber que... A “hospedagem” de novas tecnologias móveis na escola traz inquietações, indagações e desafios, que são necessários para que haja uma mudança da concepção daqueles que acreditam serem “donos da situação” e pensam que para a aprendizagem acontecer a sala precisa estar milimetricamente contida, metrificadamente organizada e convenientemente “domesticada”. Desta forma se propõe uma escola, uma educação, bem como profissionais flexíveis e que tenham como agentes norteadores a troca de experiências, o fácil acesso a um oceano de informações e a predisposição para mergulhar nessas águas. Sendo assim, o digital se tornará aquilo que na educação já deveria ser por excelência: “um espaço de aprendizagem tão importante quanto a sala de aula”.