IDENTIFICAÇÃO, OPERACIONALIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E DAS INFORMAÇÕES QUE SUBSIDIAM AS AÇÕES DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
Advertisements

PACTO DE INDICADORES DA ATENÇÃO BÁSICA
SUPERINTENDÊNCIA DE CONTROLE E AVALIAÇÃO TÉCNICA DE SAÚDE
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
A formação profissional técnica de
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
GUANAMBI Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que garantam a regulação.
Política Estadual de Regulação
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Contribuição da Tecnologia da Informação
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
PROPRIEDADES Incorpora os algoritmos decisórios que constam nos instrumentos de normalização, além de lembretes e alertas, para os profissionais de saúde.
ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
SAÚDE TODA HORA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS Reunião com diretores dos 11 hospitais/portas estratégicas, gestores estaduais e municipais Brasília, 26.
Decreto nº 7.508/11 - Regulamentação da Lei nº 8.080/90
COORDENAÇÃO DE PROCESSAMENTO
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Avaliação da implantação das ações de Controle,
COMPLEXO REGULADOR “É um instrumento ordenador, orientador e definidor da atenção à saúde que consiste na organização do conjunto de ações de regulação.
Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Enf. Lícia Maria Oliveira Pinho
REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ESTADO DO PARANÁ
LINHA DO CUIDADO DO TRAUMA NA REDE DE ATENÇÃO ÀS URGÊNCIAS DO
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
COMPLEXO REGULADOR REGIONAL DA REGIÃO DA ESTRADA DE FERRO/CATALÃO.
Prof. Miriam Vieira Goiânia , 02 de setembro de 2011
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Governo do Estado Ceará Secretaria da Saúde – SESA Central de Regulação do SUS - CRESUS CAPACITAÇÃO Módulo Administrativo.
Regionalização Solidária.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Sistema de informação de média e alta complexidade do SUS - SIMAC
Construção de uma agenda de APOIO E cooperação TÉCNICA À GESTÃO DO SUS
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
POLÍTICA ESTADUAL DE REGULAÇÃO
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
CURITIBA/PR – JUL/2014 MINISTÉRIO DA SAÚDE
O Sistema único de saúde
SEMINÁRIO: REDES INTEGRADAS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Ambulatório Médico Especializado
Iramaia Aparecida Luvizotto Colaiacovo Assistente de Planejamento – CPS/SES SÃO PAULO, NOVEMBRO, 2008.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
Encontro Estadual do PMAQ
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS CONTROLE E AVALIAÇÃO: ASPECTOS RELACIONADOS À GESTÃO.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Lei Orçamentária Anual – LOA Conceito:  A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o orçamento propriamente dito, ou seja, a previsão de todas as receitas e autorização.
ANEXO 1 DO RELATÓRIO DETALHADO QUADRIMESTRAL - RDQ Relatório Consolidado do Resultado da Execução Orçamentária e Financeira do 2º Quadrimestre de 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE SAS DIRETORIA DE ATENÇÃO DE REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE Rede de Urgência e Emergência Princípios organizativos.
Baixo investimento em estratégias de promoção da qualidade de vida e saúde. Modelo assistencial ainda fortemente centrado na oferta de serviços e não.
Instrumentos estratégicos para o planejamento no SUS Curitiba, abril 2013.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Hospitais Filantrópicos 25/01/07.
Transcrição da apresentação:

IDENTIFICAÇÃO, OPERACIONALIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO DOS INSTRUMENTOS E DAS INFORMAÇÕES QUE SUBSIDIAM AS AÇÕES DE REGULAÇÃO, CONTROLE E AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DO SUS Prof. João Marcelo Barreto Silva 03 de Setembro de 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM REGULAÇÃO DE SISTEMAS DE SAÚDE REGULAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E REGULAÇÃO DA SAÚDE SUPLEMENTAR

DEFININDO ACÕES, ESTRATÉGIAS, INTRUMENTOS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS À REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE PROTOCOLOS E AUTORIZAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CONTRATOS E AUTORIDADE SANITÁRIA REDES DE ATENÇÃO E PROGRAMAÇÃO RELAÇÃO INTERFEDERATIVA AVALIAÇÃO E EPIDEMIOLOGIA

A EPIDEMIOLOGIA REGISTRA, QUANTIFICA, QUALIFICA E ANALISA AS ENFERMIDADES E ÓBITOS. A AVALIAÇÃO CHECA A EFICIÊNCIA (APROXIMAÇÃO EM RELAÇÃO MENOR CUSTO POSSÍVEL), EFICÁCIA (APROXIMAÇÃO EM RELAÇÃO À SITUAÇÃO POSSÍVEL) E EFETIVIDADE (RESULTADO REAL ALCANÇADO) DE TODAS AS DIMENSÕES DO SISTEMA DE SAÚDE. CAPTAM AS INFORMAÇÕES (REGISTRAM E QUANTIFICAM) GERAM INDICADORES, PADRÕES E METAS (QUALIFICAM) IDENTIFICAM AS SITUAÇÕES DE RISCO (ANALISAM) DESARTICULAÇÃO COM O PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE SAÚDE

RELAÇÃO INTERFEDERATIVA MODELO DE REGULAÇÃO GESTÃO E GERÊNCIA DE UNIDADES DEFINIÇÃO DE METAS ALOCAÇÃO E EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA (CUSTEIO E INVESTIMENTO)

REDES PRIORITÁRIAS MATERNO-INFANTIL (REDE CEGONHA) PSICOSSOCIAL (ÁLCOOL E DROGAS, COM ÊNFASE NO CRACK) URGÊNCIA E EMERGÊNCIA (COM ÊNFASE NA UPA) ATENÇÃO ONCOLÓGICA

SES/MG - REDE VIVA VIDA

ESTRUTURA DA REDE DE ATENÇÃO ARTICULAÇÃO COM AS AÇÕES DE REGULAÇÃO REGULAÇÃO AMBULATORIAL REGULAÇÃO HOSPITALAR REGULAÇÃO URGÊNCIA

COMPLEXO REGULADOR CENTRAL DE REGULAÇÃO AMBULATORIAL CENTRAL DE REGULAÇÃO HOSPITALAR CENTRAL DE REGULAÇÃO DE URGÊNCIA

PROGRAMAÇÃO PACTUADA E INTEGRADA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE Define e quantifica, a partir de critérios e parâmetros, os limites físicos e financeiros destinados à assistência da população própria e das referências recebidas de outros municípios. Fonte: PPI Série Pactos DEVE MANTER CONSONÂNCIA COM A PROGRAMAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE DEVE SER BASE PARA A DEFINIÇÃO DO PDI

CONTRATOS E AUTORIDADE SANITÁRIA GOVERNANÇA DA REDE DE ATENÇÃO GESTÃO DO CUIDADO

BD BANCO DE DADOS SECRETARIA DE SAÚDE SECRETARIA DE SAÚDE REDE BÁSICA REDE AMBULATORIAL REDE AMBULATORIAL REDE HOSPITALAR REDE HOSPITALAR REDE DE URGÊNCIA MUNICÍPIOS PACTUADOS MUNICÍPIOS PACTUADOS INTERNET TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

HORUS SIM SINAN SINASCSIH PRONTUELETRON SISREG SISPPI SCNES CADSUS SIAB SIA HOSPUB GIL SIS UNID SAUDE SIGTAP SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

PROTOCOLOS TIPOS DE PROTOCOLO Protocolos Clínicos: Definem ações de intervenção e classificação de risco, associadas às competências de cada nível de atenção. Protocolos Operacionais: Definem o fluxo do paciente na rede baseado em capacidade instalada, referências clínicas e risco. ORGANIZAÇÃO: Pode estar estruturado por patologia, sintoma, especialidade, exame, etc. APRESENTAÇÃO: Textos, Algoritmos, Fluxogramas. PÚBLICO-ALVO: A qual população/território se destina e pretende orientar a ação de quais profissionais: generalistas, reguladores, prestadores de serviço, etc.

INGLATERRA

SMS DIADEMA/SP

SMS CURITIBA/PR

MS Cadernos de Atenção Básica

PROTOCOLO DE MANCHESTER CLASSIFICAÇÃO DE RISCO DETERMINANTES GERAIS Obstrução de vias aéreas VERMELHO Respiração inadequada Hemorragia exangüinante Choque Convulsionando Criança irresponsiva Dor intensa LARANJA Hemorragia maior incontrolável Alteração da consciência Criança febril Hipotermia Dor moderada Hemorragia menor incontrolável AMARELO História de inconsciência Adulto febril Dor leve recente VERDE Febre baixa Evento recente Demais Casos AZUL

Dor leve recente Vômito Evento recente Possível gravidez Irradiação para dorso Fezes enegrecidas ou em groselha História aguda de vômito de sangue Vômito persistente Febre alta Dor moderada Dor intensa Dor irradiada para o dorso Vômito de sangue Evacuação sangue vivo ou escurecido Sangramento vaginal, > 20 semanas gravidez Febre muito alta Comprometimento vias aéreas Respiração inadequada Choque DOR ABDOMINAL ADULTOS DEMAIS CASOS Protocolo de Classificação de Risco de Manchester

DeterminanteClassificação de RiscoPonto ideal na RedeTempo Ideal Dor Abdominal em Adultos Hospital Microrregional ou Hospital Macrorregional Atendimento Imediato Em áreas remotas Transferência em no máximo 30 minutos Dor Abdominal em Adultos Hospital Microrregional Atendimento em no máximo 10 minutos Transferência em no máximo 30 minutos Dor Abdominal em Adultos Hospital Microrregional ou HPP Atendimento em 60 minutos. Transferência no mesmo dia (24 horas) Dor Abdominal em Adultos HPP ou UBS Atendimento em 120 minutos Dor Abdominal em Adultos HPP ou UBS ou Domicílio Atendimento em 240 minutos(No máximo 24 horas) PROTOCOLO DE CLASSIFICAÇÃO DE RISCO COM GRADE DE REFERENCIA

PERMITE A CADA LOCAL CONSTRUIR PROTOCOLOS DE ACORDO COM A SUA REALIDADE

REFERÊNCIAS EXPERIÊNCIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS CONSTRUÇÃO COLETIVA E VALIDAÇÃO TÉCNICA SECRETARIA DE SAUDE PRESTADORES E PROFISSIONAIS DA REDE ASSOCIAÇÕES E SOCIEDADES DE CLASSE ACADEMIA E ESCOLAS DE SAÚDE MINISTÉRIO PÚBLICO VALIDAÇÃO CONSULTIVA E POLÍTICA CONSULTA PÚBLICA, CIB, CGR, CONSELHOS DE SAUDE IMPLANTAÇÃO E GARANTIA DE EFETIVIDADE REPACTUAÇÃO, EDUCAÇÃO PERMANENTE, DISPONIBILIDADE ADEQUADA DE RECURSOS DE TI, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PROTOCOLOS CONSTRUÇÃO VALIDAÇÃO IMPLANTAÇÃO

INSTRUMENTOS AUTORIZAÇÃO, SUPERVISÃO E AUDITORIA DISPOR DE LAUDOS DE SOLICITAÇÃO QUALIFICADOS E ORIENTADOS POR PROTOCOLO FAZER A GESTÃO DO FLUXO AUTORIZATIVO DA AIH E APAC DISPOR DO MAPA DE LEITOS REAL DE FORMA ÁGIL E CONFIÁVEL DISPOR DE ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR A RESERVA TÉCNICA DE VAGAS DISPOR DE ACÕES ESTRUTURADAS DE SUPERVISÃO E AUDITORIA PARA APOIO AO PROCESSO AUTORIZATIVO E MONITORAMENTO DAS INFORMACÕES PRODUZIDAS PELA REDE

É necessário compreender que o Complexo Regulador é apenas parte do processo, e só é efetivo se o raciocínio regulatório ocorrer em todos os pontos de atenção. OBRIGADO! Prof. João Marcelo Barreto Silva