Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I

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Transcrição da apresentação:

Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I Aula IV – Delineamentos de Pesquisa com intervenção

Pesquisa empírica experimental com intervenção É o tipo de pesquisa que fazemos em campo quando agimos sobre o ambiente e queremos avaliar o resultado desta intervenção. Característica importante: Exemplo O pesquisador tenta controlar as variáveis intervenientes no processo. Quando queremos avaliar o efeito sobre a aprendizagem de uma nova metodologia de ensino. Curso de Metodologia da Pesquisa - Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS paulo.rosa@ufms.br

O que é um delineamento de pesquisa? Um delineamento de pesquisa é composto pela escolha das atividades que serão desenvolvidas, da ordem na qual as atividades serão desenvolvidas e do momento no qual os dados serão coletados ao longo da pesquisa. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Tipos de delineamento da pesquisa empírica com intervenção (CAMPBELL & STANLEY, 1979) Critério de classificação: controle ou não dos fatores de validade interna (Aula 3). Delineamentos não experimentais Delineamentos experimentais Delineamentos quase-experimentais Não controlam Controlam todos ou a maioria Controlam parcialmente paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Forma geral de expor um delineamento Xj : indica o j-ésimo tratamento sob análise. O índice é omitido caso este seja o único tratamento; Oj : indica a j-ésima observação; A : indica a seleção por amostragem aleatória de um grupo; Linhas indicam sequências temporais de observações a aplicações do tratamento a um mesmo grupo; Colunas indicam observações ou tratamentos aplicados em um mesmo instante de tempo. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Conceito de aleatoriedade Qualquer indivíduo da população tem a mesma probabilidade de pertencer às amostras escolhidas. Fonte dos problemas: a não- aleatoriedade na escolhas das amostras paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamentos não experimentais Não controlam os fatores de validade interna paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento não-experimental de Tipo I X O1 É um dos mais utilizados e não controla praticamente nenhum dos fatores de validade interna. Fatores de validade interna não controlados: História; Maturação; Seleção; Mortalidade; Efeitos de interação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento não-experimental de Tipo II Este delineamento também é bastante utilizado. O1 X O2 Fatores de validade interna não controlados: História; Maturação; Testagem; Instrumentação; Seleção; Mortalidade; Efeitos de interação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento não-experimental de Tipo III Fatores de validade interna não controlados: História; Maturação; Seleção; Mortalidade; Efeitos de interação; paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamentos experimentais Controlam a maioria dos fatores de validade interna. Aleatoriedade na escolha das amostras é garantida. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de Tipo IV X O2 O3 O4 Fatores de validade interna não controlados: Testagem; Instrumentação; Efeitos de interação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de Tipo V A X O1 O2 Este delineamento controla todos os fatores de validade interna de um experimento, sendo considerado o verdadeiro delineamento experimental. Paradoxalmente, é o menos utilizado. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de Tipo VI – Quatro grupos de Solomon X O2 O3 O4 O5 O6 Apesar de ser considerado experimental, este delineamento não controla o fator testagem; Ponto contra: na prática, é de difícil aplicação. Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS paulo.rosa@ufms.br

Delineamentos quase-experimentais São definidos assim por controlarem apenas parcialmente os fatores de validade interna de um experimento. Normalmente, a aleatoriedade na escolha das amostras não é garantida. Os mais usados na prática. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de tipo VII (Série Temporal) Espera-se uma alteração consistente nos escores obtidos após o tratamento, se comparados com os escores obtidos antes do tratamento. Escores observados Linha de tempo Fatores que não controla: Seleção; História; Mortalidade; Maturação. Momento em que o tratamento foi aplicado paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de Tipo VIII (Amostras temporais equivalentes) O1 X O2 X0 O3 X O4 X0 O5 X O6 X0 O7 X O8 Valor da variável observada Fatores que não controla: Seleção; História; Mortalidade; Maturação. Tempo Xo X Xo X Xo X Xo X paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de tipo IX (Grupo de controle não equivalente ) Este é o delineamento mais utilizado em pesquisas. O1 X O2 O3 O4 Neste delineamento, os grupos devem ser testados antes do tratamento e algum tratamento estatístico aplicado para determinar a equivalência inicial dos dois grupos. Fatores que não controla: Testagem; Instrumentação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento Tipo X (Delineamento contrabalançado) Tempo 1 Tempo 2 Tempo 3 Tempo 4 Grupo A X1 O X2 O X3 O X4 O Grupo B X1 O Grupo C X3 O Grupos D Da mesma forma que o delineamento de quatro grupos de Solomon este tratamento é de difícil implementação. Fatores que não controla: Seleção; Testagem; Interação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de tipo XI (Pré-teste e Pós-teste de amostras distintas) Fatores que não controla: Seleção; História; Mortalidade; Maturação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa C urso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de tipo XII (Grupo de controle com pré-teste e pós-teste de amostras distintas) Fatores que não controla: Seleção; Maturação; Testagem; Interação. Da mesma forma que o delineamento de quatro grupos de Solomon este tratamento é de difícil implementação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de tipo XIII (Séries temporais múltiplas) Fatores que não controla: Seleção; História; Mortalidade; Maturação. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Delineamento de tipo XIV (Delineamento de ciclo institucional periódico) Fatores que não controla: Seleção; História; Mortalidade; Maturação; Testagem. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Uma nova proposta de design Grupo tradicional: passa pelo ensino tradicional. A X1 O1 X0 O2 O3 Grupo linha de base: não passa por tratamento algum e tampouco interage com o conteúdo. paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS

Fim da aula 4 paulo.rosa@ufms.br Curso de Metodologia da Pesquisa – Aula 4 Prof. Paulo Rosa Curso de Mestrado em Ensino de Ciências - UFMS