O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comissão Municipal de Elaboração
Advertisements

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR
...ENTÃO O CAMPONÊS DESCOBRE QUE, TENDO SIDO CAPAZ DE TRANSFORMAR A TERRA, ELE É CAPAZ TAMBÉM DE TRANSFORMAR A CULTURA, RENASCE NÃO MAIS COMO OBJETO DELA,
NORMAS SANITÁRIAS E MERCADOS INSTITUCIONAIS
Alimentação Escolar e a Agricultura Familiar
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Programa Nacional de Alimentação Escolar
Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor
PISO SALARIAL PROFISSIONAL NACIONAL PARA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA A Lei nº de 16/07/2008.
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
da Agricultura Familiar
SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR
ASSESSORIA E CONSULTORIA PREVENTIVA – PARECERES TÉCNICOS DEFESA EM AÇÕES CIVÍS PÚBLICAS, POPULARES E MANDADOS DE SEGURANÇA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE LEI,
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação FÓRUM NACIONAL DOS DIRETORES DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS – FNODCF XXI REUNIÃO.
Mercado Institucional para a Agricultura Familiar
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
Organização Curricular
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
ALIMENTAÇÃO – princípio constitucional
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação II ENCONTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO MARANHÃO Educação de Qualidade: Direito de todos.
PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
DESAFIOS DA SEGURANÇA ALIMENTAR NO CONTEXTO BRASILEIRO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
Legislação: - Lei /2009; - Resolução FNDE n° 38 de 16/07/2009.
Passo-a-passo para compra e venda
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
RECURSOS DA EDUCAÇÃO E SEU EMPREGO
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Portaria do MEC 264/ 2007 – Obrigatoriedade do Censo Escolar
Criação dos Conselhos Somente após a criação dos Sistemas Municipais de Ensino pela CF de 1988, registrou-se um estímulo à criação de Conselhos Municipais.
Programa Nacional de Alimentação Escolar
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
PLANOS DE EDUCAÇÃO CESAR CALLEGARI*
TÍTULO III Do Direito à Educação e do Dever de Educar Art
CAE.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Clique aqui
“De tudo o que os seres humanos tem em comum, o mais comum é que precisam comer e beber” Georg Simmel.
Gerenciamento da Merenda Escolar na Esfera Municipal
REGIME DE COLABORAÇÃO Estado - Municípios: avanços e desafios.
ENCONTRO DE ASSESSORES 2011 Profª Maria Helena da Silva
Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Estrutura de Prestação de Contas SiGPC FNDE - Contas Online
Gestão de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
SECRETARIA DE ESTADO DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SEAPA
Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
Meta 1: universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação.
O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (PNAE) NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MS.
Como se organiza e estrutura a Educação Básica no Brasil?
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. O encontro da AGRICULTURA FAMILIAR ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 47 milhões de alunos da educação básicaeducação básica.
Programa Nacional de Alimentação Escolar- PNAE Albaneide Peixinho Coordenadora-Geral do PNAE/FNDE.
Alimentação Escolar & Agricultura Familiar Lei n.º e Resolução 38 do FNDE: uma alternativa para agricultura familiar. Brasília, 03/03/2010 Maria.
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ PREFEITURA MUNICÍPAL DE BARCARENA PÓLO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
PACTUAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA PELOS MUNICÍPIOS CATARINENSES Núcleo de Descentralização da DIVS/SES/SC.
2ª REUNIÃO DO CEE/SC COM OS CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO JOINVILLE 16/04/13 REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE OS SISTEMAS DE ENSINO EM SANTA CATARINA. Osmar.
Programa Nacional de Alimentação Escolar Reunião Gerencial
Transcrição da apresentação:

O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE O PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR Fórum Nacional dos Diretores de Contabilidade e Finanças das Universidades Federais Brasileiras Aracajú – SE 1

DIRETORIA DE AÇÕES EDUCACIONAIS - DIRAE Coordenação-Geral do Programa Nacional de Alimentação Escolar – CGPAE Coordenação de Execução Financeira do Programa Nacional de Alimentação Escolar - COEFA

Base Legal Art. 208 da Constituição Federal de 1988 Alimentação Escolar passa a ser direito constitucional Lei de Diretrizes e Bases da Educação Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional – LOSAN Lei nº 11.947, de 16/6/2009 Resolução FNDE/CD Nº 38 de 16/07/09 Resolução FNDE/CD Nº 67 de 28/12/09 Resolução CFN Nº 465 de 23/10/10

Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 2º Princípios do PNAE Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 2º Direito humano à alimentação adequada; Universalidade do atendimento; Eqüidade; Respeito aos hábitos alimentares; Participação social.

Diretrizes do PNAE Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 3º Emprego da alimentação saudável e adequada Educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem Inserção de educação nutricional no currículo escolar Respeito aos hábitos regionais e às tradições culturais Capacitação de nutricionistas, merendeiros, gestores públicos Apoio ao desenvolvimento sustentável Aquisição de produtos produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar.

Objetivos Lei nº 11. 947, art. 4º, Resolução/CD/FNDE/nº 38, art Objetivos Lei nº 11.947, art. 4º, Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 4º e 5º “...contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.” Parágrafo único. As ações de educação alimentar e nutricional serão de responsabilidade do ente público educacional.

Como atingir os objetivos Por meio da oferta de refeições que cubram as necessidades nutricionais dos alunos; Ações de educação alimentar e nutricional Desenvolvimento de projetos de Hortas Escolares que integre a educação, meio ambiente, saúde, desenvolvimento sustentável e mobilização comunitária Inclusão da educação alimentar no processo de ensino aprendizagem que perpassem pelo currículo escolar Fomento a participação da população no controle social do Programa

Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 5º Clientela Atendida Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 5º “Serão atendidos pelo PNAE os alunos matriculados na educação básica das redes públicas federal, estadual, do Distrito Federal e municipal,..., em conformidade com o Censo Escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP, no ano anterior ao do atendimento.” Etapas de Ensino Per capita Pré escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA R$ 0,30 Creche, Quilombola, Indígena R$ 0,60

Descentralização Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 12º “A transferência dos recursos financeiros destinados ao atendimento dos estabelecimentos mantidos pela União será feita diretamente pelo FNDE mediante o repasse de recursos às escolas de educação básica ou às suas entidades mantenedoras, que deverão informar ao FNDE os números do CNPJ, da Unidade Gestora e da Gestão.”

Responsabilidade Técnica Lei nº 11. 947, art Responsabilidade Técnica Lei nº 11.947, art. 11º , Resolução CFN Nº 465 “A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá ao nutricionista responsável, que deverá respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.’ A RT. é responsável, por todo o processo da oferta da alimentação escolar ao aluno, do planejamento do cardápio, passando pela compra, o preparo e a oferta propriamente dita. (Resolução CFN nº 465/2010 – atribuições do nutricionista no programa de alimentação escolar ;

Recursos Financeiros Resolução/CD/FNDE/nº 38 Exclusivo para a compra de gêneros alimentícios (art. 53); Proibido para a compra de bebidas com baixo teor nutricional (art. 17); Restrito para a compra de alimentos enlatados, embutidos, doces, alimentos com alto teor de sódio (art. 17)

Aquisição de Produtos da Agricultura Familiar Resolução/CD/FNDE/nº 38, art. 18º “Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverá ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da Agricultura Familiar e do Empreendedor Familiar Rural ou suas organizações, priorizando os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas, conforme o artigo 14, da Lei n° 11.947/2009.”

Prestação de Contas Resolução/FNDE/CD/Nº 31, 1º/7/ 2010, art. 7º “A prestação de contas dos créditos descentralizados deverá integrar as contas anuais da UG proponente a ser apresentada aos órgãos de controle interno e externo, nos termos das normas vigentes.”

COORDENAÇÃO DE EXECUÇÃO DE FINANCEIRA DA ALIMENTAÇÃO - COEFA Contatos COORDENAÇÃO DE EXECUÇÃO DE FINANCEIRA DA ALIMENTAÇÃO - COEFA Telefones: (61) 2022-5659/5661/5658 E-mail: valmo.silva@fnde.gov.br