Maria sede da Sabedoria

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ebionitas Docetistas Arianos FÉ x OBRAS A doutrina da Revelação é mais central do que a doutrina da Salvação.
Advertisements

SERÁ QUE ESTAS PALAVRAS TEM SENTIDO DIFERENTE?
Convertei-vos Clique....
VEDE SENHOR Vede Senhor, quanta gente Nunca ouviu falar de Vós.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
1 Reis 10,1-10 Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar – para a glória do Senhor – da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. Chegou a.
CAMPANHA DE JEJUM DOS ALTARES APOSTÓLICOS DE ABRAÃO
  Casa de Ouro.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA: AS RIQUEZAS DE SALOMÃO
Novena a São José Quinto dia
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
Personagens bíblicas. Advento.
SANTÍSSIMA TRINDADE.
Elogiar Maria como 'Arca da Aliança' evoca toda a tradição bíblica
Vaso Espiritual.
Rainha dos Apóstolos.
Vaso Insigne de Devoção
Maria, Refugio dos Pecadores
Virgem das Virgens.
Rainha dos Patriarcas.
Rainha dos Profetas.
Theotókos – Mãe de Deus.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
Maria a Bem-Aventurada
“AVE MARIA” A BEM AMADA DE DEUS.
Maria – A Serva do Senhor
Virgem Clemente.
No mês de Setembro comemoramos o
O Livro dos Provérbios.
Maria, Mãe da Humanidade
VITÓRIA CONTRA OS FARAÓS
O Santo Padre na missa desta terça-feira (28 de Janeiro de 2014) falou sobre a fecundidade da oração de louvor. Ao comentar a primeira leitura, extraída.
Deixar o Cântaro.
Vivendo de forma ousada
Fim do reino diferente e arrogante
Torre de marfim.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
Nossa Senhora do Equilíbrio
TEMA: O TESTEMUNHO NA VIDA DO SERVO
Rainha dos Confessores
"O Espírito do Senhor repousa sobre mim".
Hoje celebramos a festa em honra a natividade da Mãe de Deus, cujo verdadeiro significado e o fim deste evento é a Encarnação do Verbo. Maria nasce,
“Na abertura da Semana Santa, a entrada triunfante de Jesus constitui o ponto alto de toda a quarta parte do Evangelho, polarizada pela subida de Jesus.
Mãe do Criador.
Catequese 9 Maria, a mulher do “Sim”.
Após meditar na santa vida de São José, rezemos a Ladainha e a oração da capa, e façamos o nosso pedido.
Caríssimos Ano que se abre para um novo horizonte, “Ano da Graça de nosso Senhor Jesus Cristo” de 2012, Ano da Fé como nos diz nosso Papa Bento XVI,
Levante a sua Bíblia e diga:  Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas.
Canção do grupo de Corá SALM0 47
Mistérios Gozosos - Alegria -
Credo: É o Pilar e a Casa da Nossa Fé
Você tem o privilégio de ler agora um Importante texto bíblico: Leia antes os capítulos 5 e 6 Medite, Aplique à tua vida Envie aos teus amigos.
Maria e o Advento.
Imaculado Coração de Maria
Quando chegou o tempo previsto para Maria dar à luz, procuraram um lugar para que a criança nascesse. Mas portas foram fechadas e, com tantas casas,
Provérbios de Salomão, capítulo 8
Apresentação de Jesus no Templo
AS SETE CARTAS Que VÊ e é CONHECEDOR de todas as coisas.
"Bendita..." (Lucas1,30).
LIÇÃO 1 O VALOR DOS BONS CONSELHOS
Os cristãos têm um amor muito grande à Maria por justas razões. Nenhum cristão vê em Maria uma deusa nem a põe em pé de igualdade com Deus. Quem pensa.
Amar Missões Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. I João
Lição 2 para 10 de outubro de 2015
O Tesouro A Liturgia deste domingo nos convida a refletir nos valores sobre os quais fundamentamos a nossa existência. As leituras nos ajudam a escolher.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Credo.
O Bê – A – Bá do Evangelho Pr. Leôncio Martins.
HUMILDADE. HUMILDADE, vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas, e, agir de acordo com essa.
Transcrição da apresentação:

Maria sede da Sabedoria

Estamos meditando sobre a sequência de “invocações figurativas” da Ladainha de Nossa Senhora. Lembro bem dos meus tempos de menino no seminário. Os padres-professores, sempre ao início de cada aula, após uma breve oração, invocavam a intercessão da “Sede da Sabedoria”.

Sinceramente, nunca pensei muito no significado daquela invocação Sinceramente, nunca pensei muito no significado daquela invocação. Mais tarde aprendi a dizer o mesmo em latim: “Sedes Sapientiae”. Mas continuei rezando mecanicamente, como fazemos muitas vezes. É muito bonito quando descobrimos os significado das orações mais antigas, para além daquela mera repetição de palavras.

Maria é a “Sede da Sabedoria”, porque durante nove meses, abrigou em seu ventre a própria Sabedoria Divina, que é Jesus. Se folhearmos as páginas da Bíblia, encontraremos no Antigo Testamento, no 2º Livro das Crônicas (cap. IX) uma magnífica descrição do trono de Salomão, o grande rei de Israel que construiu o Templo de Jerusalém.

Ele ficou famoso por ser o mais rico e poderoso de todos os reis de Israel. Mas todos sabemos que quando Deus lhe permitiu fazer seus pedidos, Salomão não pediu nem ouro, nem poder. Apenas pediu sabedoria para governar seu povo. Pois bem.

Um homem verdadeiramente sábio, acaba conquistando também a riqueza Um homem verdadeiramente sábio, acaba conquistando também a riqueza. O rico e majestoso trono de Salomão passou a ser conhecido como a “Sede da Sabedoria”. Era o lugar onde sentava o “grande e sábio rei do povo de Deus”.

Maria sede da Sabedoria A Tradição cristã reconheceu naquela “sede humana” uma figura de Maria, a verdadeira “Sede da Sabedoria”. No seu colo, o rei dos reis foi acolhido, protegido, e aprendeu a balbuciar as primeiras palavras. Quando olhamos para uma imagem de Maria com o menino nos braços podemos facilmente imaginar que ela é o trono e ele é o Rei; ela é a sede, ele aquele que reina sobre todos os povos da terra.

Vamos dar mais um passo. Assim como o trono de Salomão, prefigurou a maternidade de Maria, o colo da Mãe de Deus, prefigura o trono do Altíssimo, de onde Jesus virá para julgar os vivos e os mortos. Haverá um juízo final.

Temos uma bela descrição deste momento no evangelho de Mateus, no capítulo 25. Os que forem solidários entrarão no Reino dos Céus. Os egoístas irão para o castigo eterno. Assim como o Rei Salomão era sábio para julgar pequenos conflitos, Jesus é a própria sabedoria encarnada que julgará o mundo com justiça.

Nós também somos chamados a abrigarmos em nossa vida e em nossos corações a Sabedoria do Alto. O Espírito Santo nos dá este dom precioso. Precisamos ser assim como a Mãe de Deus, “Sedes de Sabedoria”. Esta palavrinha é mal compreendida. Sabedoria significa sentir o sabor das coisas de Deus.

O sábio é aquele que vê com os olhos do alto e não apenas segundo os critérios deste mundo. Há pessoas que nos impressionam pela sua inteligência. Mas nem sempre são sábias. Possuem títulos e vencem eleições mas fazem coisas que até Deus duvida. Não é assim com nossos frequentes episódios de corrupção na política?

Existem também pessoas bastante simples, mas que possuem uma sabedoria de vida que vem do Alto, de Deus, do seu Espírito. Um conselho de alguém verdadeiramente sábio pode mudar todo o rumo de uma vida. Outros dons do Espírito são a sabedoria vista de vários ângulos: ciência, inteligência, discernimento, etc. Nas aulas da vida, peçamos sempre a intercessão daquela que foi a primeira professora de Jesus: Sede da Sabedoria, rogai por nós!

Maria sede da Sabedoria Texto – Pe. Joãozinho Música – Ave Maria - Ernest Cortazar Imagens – Google Formatação – Altair Castro