I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
OS DESAFIOS DA FEDERAÇÃO BRASILEIRA
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
MODELO DE GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
Secretário Nacional de Juventude
AGENDADE GESTÃO MUNICIPAL. AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL AGENDA DE DE GESTÃO MUNICIPAL O QUE É? Agenda voltada à construção de um canal de interlocução.
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO A era da transparência: revolucionando as transferências voluntárias do Governo Federal MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO X Encontro.
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Controle de Recursos Públicos
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Portal dos Convênios – SICONV
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
1ª JORNADA INTERNACIONAL DA GESTÃO PÚBLICA Paula Ravanelli Losada
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Livro e a Leitura nos Planos Estaduais e Municipais. Apresentação:
Ministério da Cultura.
 OBJETIVOS ESTRATÉGICOS DO MTE
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Fórum de Governadores do Nordeste Novas regras de transferências voluntárias da união Ministro Paulo Bernardo Teresina, 25 de.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Portal dos Convênios Um novo modelo para gestão das Transferências Voluntárias da União SLTI/MP Brasília, out/2008.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Recursos Públicos Federais SICONV – sistema de convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União.
Comitê Gestor e Agenda Estadual para elaboração do COAP
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Planejamento Estratégico PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria de Relações Institucionais Subchefia de Assuntos Federativos Governo LULA Fortalecendo a Federação.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
Gerência de Educação Profissional GEPRO
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Consórcios Públicos Desafios Vancouver – out 2007 Marcela Belic Cherubine Secretária de Assuntos Jurídicos Prefeitura de Santo André.
Plano de Fiscalização abr/2009 – mar/2010 Encontro de Dirigentes – março/2009 Marcelo Eira Secretário Adjunto de Planejamento e Procedimentos.
LEI DE RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL Questões e Desafios Brasília, abril 2013.
Escritório de Projetos
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Encontro Estadual do PMAQ
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
2014 Ministério do Turismo. Missão Desenvolver o turismo como uma atividade econômica sustentável, com papel relevante na geração de empregos e divisas,
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Universidade Federal do Oeste do Pará Instituto de Ciências da Sociedade Programa de Ciências Econômicas e Desenvolvimento Regional Curso de Bacharelado.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
Encontro Paranaense dos Gestores Municipais do SUS
Transcrição da apresentação:

I Fórum Estadual dos Secretários Municipais de Administração e Planejamento Subchefia de Assuntos Federativos Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República Goiânia, 11 de abril de 2012

Diagnóstico: Necessidade dos municípios ampliarem a sua capacidade de gestão para superarem as dificuldades relativas à: o Baixa capacidade arrecadatória; o Manutenção das contas; o Atuação dentro dos princípios da responsabilidade fiscal; o Modernização da estrutura administrativa; o Acesso aos programas federais, tecnologia e linhas de financiamento, o Dificuldade em elaborar e gerir projetos; o Constituição de quadro de carreira e o De formação e capacitação de pessoal.

O Município tem sua capacidade de gestão fortalecida e/ou ampliada quando: o É aumentado seu domínio de métodos e técnicas de planejamento, organização, controle, coordenação, avaliação, decisão e sua articulação com outros Entes Federados e demais agentes políticos e sociais; e/ou o É reduzido o grau de complexidade e dificuldade das funções e atividades que ele precisa desempenhar para cumprir seus objetivos, tendo em vista suas atribuições legais e o interesse público, da melhor maneira possível e com maior eficiência e eficácia, com os recursos de que dispõe ou que pode de forma realista obter em tempo hábil.

Agenda nacional de apoio à gestão dos municípios Objetivos: o Aumentar a capacidade de gestão para melhorar a execução de suas políticas públicas e o atendimento à população. o Facilitar o acesso dos municípios aos programas e recursos federais, diminuir procedimentos desnecessários o Promover a cooperação entre os entes da federação como estratégia para o desenvolvimento regional o Fortalecer o Estado brasileiro, entendendo a sua missão de organizar as condições necessárias para o desenvolvimento nacional e proporcionar igualdade de oportunidade para todos os brasileiros.

Apoio à gestão dos municípios o Compromisso de fortalecer o município como ente federado e aumentar sua capacidade de implementação das políticas públicas o Criação do GTI/CAF de Fortalecimento Institucional e Qualificação da Gestão dos Municípios (Resolução 4, de 2007): o com a participação de 22 órgãos federais e o das três entidades municipalistas de caráter nacional (Associação Brasileira de Municípios - ABM, Confederação Nacional de Municípios - CNM e Frente Nacional de Prefeitos - FNP).

Desburocratização do acesso aos programas e recursos federais Compromisso de simplificar os procedimentos para acesso ao recursos federais e execução de politicas e programas Criação do SICONV/ Portal de Convenios Publicação nova Portaria Interministerial 507, de 2011 Criação GTI/CAF para acompanhamento das medidas de desburocratização dos convênios, dos contratos de repasse e dos termos de cooperação (Resolução 11, de 2011)

Apoio à formação de consórcios públicos o São parcerias formadas por dois ou mais entes da federação, para a realização de objetivos de interesse comum, em qualquer área. o Hoje, centenas de consórcios já funcionam no País. Só na área de saúde, cerca de 2000 municípios fazem ações por meio destas associações. o Lei dos consórcios (Lei , de 2005) veio para garantir regras claras e segurança jurídica para aqueles que já estão em funcionamento e estimular a formação de novas parcerias.

Apoio à transição municipal Orientações para o encerramento do mandato: informações de procedimentos legais a se observar no período e sugestões para realização de uma transição democrática e republicana. Orientações para o inicio do mandato: informações sobre as competencias municipais e legislação pertinente, atos que devem ser tomados nos primeiros dias de governo etc., buscando diminuir a descontinuidade da gestão municipal. II Encontro Nacional de prefeitos e prefeitas. (Brasília, 26 e 27 fev – 2013 )

Portal Federativo Serviços: o Divulgação de noticias/materias de interesse dos municípios; o Organização das informações existentes no Governo Federal sobre cada Município. o Sistema de busca do Catálogo web para acesso a informações dos programas federais destinados aos municípios, o Manual sobre Convênios e outras Publicações de interesse

Portal de Convenios - SICONV Diretrizes: o Ênfase na transparência à Sociedade; o Redução do custo operacional; o Automação de todo o ciclo de vida das transferências; o Facilidades para fiscalização e controle; o Simplificação/agilização de procedimentos; o Suporte à Padronização; o Interoperabilidade com os demais sistemas estruturadores.

Portal do Software Público Oferta de soluções de tecnologia voltadas para gestão municipal Softwares livres de gestão para: o Elaboração de projetos, o Gestão de obras, o Recursos humanos, o Compras públicas, o Fluxos de processos, o Atendimento ao cidadão

Compromisso do governo federal com os municípios O governo federal assume o compromisso de construir junto com os municípios brasileiros essa agenda que fortalece o município como ente federado e aumenta sua capacidade na implementação das políticas públicas. A construção de um país mais justo passa pela capacidade das três esferas de governo de poderem executar bem aquilo que é seu dever junto à população, e toda população tem o direito de vivenciar as melhorias que o Brasil está conquistando. Essa conquista precisa ser com todos e para todos.

Gerencia Macroregional Gerente : Olmo Xavier Telefones: (61) / 3298

Muito obrigado pela atenção de todos!