Estoicismo GT 5.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
Advertisements

Período Helenístico.
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ).
Ética e religião.
O QUE É ÉTICA?.
Filosofia O amor ao saber Prof. Alan Carlos Ghedini
Ética - Visão Histórica
Jorge Muniz Barreto UFSC-INE
ESTOICISMO.
TEMA 2: A SOCIOLOGIA E SUAS BASES FUNDACIONAIS
A filosofia no helenismo
O I L U M N S Professora: Marta.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Qual o caminho da felicidade?
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CIDADANIA.
Ciência Política e Teoria do Estado Professor Dejalma Cremonese
O I L U M N S Professor: Odair.
FILOSOFIA/SOCIOLOGIA
Imperativo Categórico           O Imperativo Categórico é uma das idéias centrais para a adequada compreensão da moralidade e da eticidade. Nesta proposta.
Cinismo GT 06 Ana Laura nº 03 Anderson nº 04
Revisão para Avaliação I
EDUCAÇÃO GREGA E ROMANA
Em busca de uma compreensão
Cdu – Classificação Decimal Universal
O PENSAMENTO SOCRÁTICO
O Espaço Geográfico, a Paisagem, o Lugar, o Território e a Região.
Estoicismo e epicurismo
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA I.
Universidade Estadual do Norte do Paraná
O Estado Qual é a sua função.
Platão e o mundo das Ideias
O MOVIMENTO SOFISTA Movimento Sofista Contribuições
Absolutismo Prof. Lucas Villar.
A cidade-Estado de Atenas Grupo 5 – Capítulo 13
A ESCOLA DE ATENAS Rafael Sanzio ( ). A Escola de Atenas é uma celebração da filosofia. A cena foi tirada de um local do período clássico, como.
ÉTICA GREGA ANTIGA Acadêmico: andré felipe Guerim
ÉTICA GREGA ANTIGA FILOSOFIA Isabela de Fátima Corrêa
O Coração de um Líder.
POLÍTICA A ARTE DE GOVERNAR.
A Filosofia Grega Pós Aristóteles
A Paz do Senhor! Estamos no 1º trimestre de 2014 e o tema da revista é Religiões, seitas e heresias, tendo o Pastor Joabes Rodrigues do Rosário, Presidente.
Introdução à Filosofia
História da Educação A origem.
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Problemas da Ética Nome: Guilherme Domingues
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DE HISTÓRIA
Friedrich Hegel Filosofia contemporânea
A pedagogia nos séculos XVIII e XIX
FILOSOFIA.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Alain Touraine.
Aluno: Gabriel de Oliveira Almeida.
Aula: Renascimento e Modernidade.  Renascimento:  Contexto: - As cidades começam a surgir com o deteriorização do modelo feudal. - Surgimento da burguesia,
Tempos bons que nunca irei esquecer
FILOSOFIA HELENÍSTICA
Universidade Estadual do Norte do Paraná
FILOSOFIA.
OS IDEAIS ÉTICOS ATRAVÉS DOS TEMPOS
Doutrinas Éticas Conceito de Doutrina: Conjunto de princípios que servem de base a um sistema político, religioso, econômico, filosófico, científico, entre.
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
Questões para discutir em Grupo
Pauta.  Perguntas frequentes;  Formação acadêmica;  Experiência profissional;
O conhecimento na antiguidade
Estética Antiga Objetivos do texto:
Sócrates e o nascimento da Filosofia
Trabalho de Filosofia Catolicismo. Surgimento A expressão catolicismo ou seja, aqueles que pregam a fé, surgiu no século I, com a fundação da Igreja pelo.
ÉTICA E MORAL
EPICURISMO, HEDONISMO E ESTOICISMO
Transcrição da apresentação:

Estoicismo GT 5

O QUE É O ESTOICISMO? O estoicismo é uma escola de filosofia helenística fundada em Atenas por Zenão, no início do século III a.C. O nome estoicismo vem do local em que se reuniam seus adeptos, o Pórtico (Stoa), de Atenas. Zenão de Cítium, fundador do estoicismo.

COMO SURGIU? Como um todo, o estoicismo divide-se em três períodos: um período antigo (ético), um período médio ou eclético e um período recente (religioso). Os dois últimos, bastante divergentes do estoicismo clássico. Zenão (334-262 a.C., mais ou menos) foi o fundador da antiga escola estóica. Seu pai, mercador, levava para ele, de Atenas, alguns tratados socráticos, que lhe despertaram o entusiasmo com os estudos filosóficos. Aos vinte e dois anos ele foi para Atenas. Aí, começa a frequentar por algum tempo várias escolas e mestres, entre os quais o cínico Crates. Finalmente, pelo ano 300, fundou sua escola, que se chamou estóica, do lugar onde ele costumava ensinar: O stoá. Iniciou, juntamente com a atividade didática, a de escritor. Em seus escritos já se encontram a clássica divisão estóica da filosofia em lógica, física e ética, a primazia da ética e a união de filosofia e vida. A escola estóica média ou eclética surgiu pela influência de outras escolas e para responder às objeções dessas escolas. Podem-se, pois, agrupar na escola estóica nova ou religiosa os que entendiam o estoicismo como uma missão e uma prática religiosa. vitor

Principais filósofos: Zenão fundou o estoicismo, mas ele floresceu mesmo com Cleantes de Assos e Crisipo de Solis.O estoicismo aportou Em Roma no ano 155 a.C., trazido por Diógenes de Babilônia. Ali, seus continuadores foram Marco Aurélio, Sêneca, Epiteto e Lucano. Marco Aurélio Senêca

SEUS PENSAMENTOS:   O estoicismo considerava que a ética e as questões morais, ou seja "a arte de bem viver", eram mais importantes do que as questões teóricas. Nesse sentido, era uma filosofia prática e os textos dos autores estóicos - guardadas as devidas proporções - se assemelham aos textos de auto-ajuda contemporâneos, na medida em que propunham maneiras de se atingir esse "bem viver“. Segundo a mundivisão estoica, o homem é parte da Natureza, e como tal deve refletir a sua harmonia racional, devendo viver em conformidade com essa razão natural, que lhe é revelada por sua própria inteligência, educando suas paixões e cultivando a virtude. Para os estoicos, o verdadeiro sábio é aquele que permanece tranquilo em face das mudanças cíclicas próprias da ordem universal, mantendo-se impassível frente às adversidades e sofrimentos da vida: sempre integrado à natureza, seu objetivo supremo é a impassibilidade absoluta (apatia/ataraxia).

O QUE ELES ENSINAVAM? O estoicismo pregava o cosmopolitismo, considerando que o homem devia ser um cidadão do mundo. Da mesma maneira, atingia todas as classes sociais. Entre os estóicos de Roma, por exemplo, encontram-se o escravo Epicteto (55- 135 d.C) e o imperador Marco Aurélio (121-180 d.C.). 

Curiosidade: A ideologia estoica de resignação às adversidades da vida foi retomada pela igreja durante a idade Média.