UNIDADE 11: CONTROL RC-SERVOMOTOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
professor Victory Fernandes
Advertisements

Motores Elétricos GPRI – UFSC Marcelo Gaudenzi de Faria.
Elementos Eletro-mecânicos
Aula 04: Aprendendo sobre o PWM do arduíno e Ponte H
Aula 06: Montagem.  O que vamos aprender? 1.Como montar o robô 2.Os cuidados que deverão ser tomados ao realizar a montagem. 3.Revisar as ligações que.
Nome: Ana Beatriz Ferreira Série: 3º Ano Maututino Professor: Vanderley.
Lógica de Programação.  Um algoritmo é um conjunto de instruções, dispostas em um sequência lógica, que levam à resolução de um problema.  Um algoritmo.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física CONTROLE REMOTO.
Como funciona o processador Nomes: Fernando, Maurício, William Turma: 1J-1PC1 Disciplina: Fundamentos da Computação Curso: Técnico em Programação de Computadores.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física AVIÃO.
ROBÔ SEGUIDOR DE LINHA. PROGRAMANDO Para definir o que queremos que um robô faça devemos fazer a programação deste robô.
FLUXOGRAMA AULA 2 Prof. Anderson Hirata 2º sem de 2016.
Introdução a Engenharia Elétrica Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamentos da Engenharia Elétrica PCSComputação e Sistemas.
Projeto Arduino Caio Tsubake, Jean Carlos, Laercio Verissimo e Mateus Amaral.
Automação Industrial Trabalho de Introdução a Engenharia.
CARACTERISTICAS DO CLP - Fácil diagnóstico de funcionamento ainda em fase de projeto do sistema e/ou reparos que venham a ocorrer.
Eletrotécnica II – Sensor de Efeito HALL
Manutenção de Periféricos II
Slides de aulas para a documentação de treinamento TIA Portal
INTRODUÇÃO AOS CIRCUITOS PARA DISPARO DO TIRISTOR
Controle Proporcional
Lição de programação iniciante
Arduino seu primeiro microcontrolador
Lição de Programação EV3 Intermediário
Lição de programação iniciante
Noções Básicas de Eletricidade
Lição de programação intermediária
Lição de programação intermediário
Vinícius Guilherme Hoffmann
Germano Maioli Penello
Ferramentas de Diagnóstico de Máquinas IMFDM
Vinícius Guilherme Hoffmann Aula 0 - Introdução
SMR – SISTEMA DE MONITORAMENTO DE RISCO Resultados e Discussões
Integrantes (até dois) < > Data
Hardware É a parte física de um sistema de computação, ou seja, todos os elementos materiais que o constituí (circuitos eletrônicos, dispositivos mecânicos,
Prof. Wellington Franco
Lição de programação intermediário
Sistemas de entrada e saída. Aplicações
Aula 11: Lei de Biot e Savart
Medida da resistência do circuito de terra
Tipos de Variáveis, Blocos de Funções e Temporizadores
Os Automatismos João Páscoa Nº Exemplo de autómato programável
RELÉS.
Orientador: Fernando Mattioli
Atividades 1: Alimentação
Aplicações de Flip-Flops Registradores
Retificador de meia onda e onda completa
MEMORIAS.
E suas funcionalidades. Hardware livre Software livre Diferentes modelos Simples e confiável Robusto o suficiente para a maioria das atividades de robótica.
Conceitos Básicos de Automação Prof. Jeferson L. Curzel 2011/02.
Programação Estruturada Aula 1 Prof. Jorge Barreto Julho 2018.
INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE BIOPROCESSOS
Apresentação de Produtos rev data Dezembro 2005.
Automação da Produção (Robótica)
Conversores CC-CA (Inversores)
Circuitos Sequenciais
DIODOS a Diodos.
Arquitetura de Computadores
Professora Roberta Bonamichi Guidi Garcia
Indução Eletromagnética
Referências:Apostila do Profº Vagner Mathias e livro do Eloi zamberlan
Projetos – Eletrônica 1 CIn – UFPE
Curso básico de PHP. 1 Vantagens: Gratuito Multiplataforma Estável Rapidez Comunicação.
Acionamentos Elétricos ACIJ6
Servomecanismo N7SRV Prof. Dr. Cesar da Costa
Painel fotovoltaico inteligente
UNIDADE 12 INTERFACE EM SÉRIE.
Condutores: cores padronizadas. – Azul claro: para condutores neutros com isolação (norma); – Verde ou verde com amarelo: para condutores de proteção.
Projeto Integrado 7º. Semestre
Transcrição da apresentação:

UNIDADE 11: CONTROL RC-SERVOMOTOR

Objetivos e Conteúdos da Unidade 11 Dar ideias básicas e exemplos simples para conduzir servomotores RC com Arduino. Objetivos Conteúdos Entender o que é um servomotor-RC Analisar a anatomia de um servomotor-RC Identificar informação sobre diversos tipos de servomotores-RC Em que consiste o sinal de de Modulação de Banda (PWM) Esquema básico de um servomotor RC Utilização da Biblioteca “SERVO” para controlar o servomotor-RC 2

Anatomia de um servomotor-RC EIXO CORRENTE DO MOTOR MOTOR DC CONTROLOS Esses mecanismos são semelhantes a um motor convencional, mas são capazes de fazer curvas ou movimentos controlados em qualquer direção e em qualquer posição dentro da sua faixa de operação. São usados em robótica e em manufatura: mover e girar o braço de um robô, abrir e fechar uma válvula, mover um objeto ou ferramenta, posicionar um objeto e muitas outras aplicações. 3

Sinal de energia do solo Componentes do Servo: As Melhores Partes vs Boas Partes Motor Correia do Motor Potenciometro Fios Sinal de energia do solo 4

Tipos de códigos de fios de servo-rc São necessários apenas três condutores para ligar o nosso servo. Ligamos o condutor preto ao conductor ck à entrada GND ou a entrada de energia V 0 e o conductor vermelho à entrada de energia V +5. O sinal de controlo PWM pasa pelo conductor branco. O nosso Arduino vai gerar este sinal. Vai encontrar muitos fabricantes, tipos e modelos de servos. Existem diversos tamanhos, forças e torques, velocidades, voltagens de abastecimento, tipos de veios e condutores. Existem servos com veios que têm liberdade de rotação e outros com veios cuja rotação pode ser feita apenas alguns graus. O que vamos utilizar nestes exercícios pode ter uma rotação de 180º. O servo é controlado através da emissão de um sinal PWM através do sinal de cabo. 5

Explicar o sinal PWM (Modulação de Banda) Falta uma saída verdadeiramente analógica ao Arduino PWM é uma técnica que permite rapidamente ligar e desligar a energia Utiliza modulação de banda (PWM) para simular a voltagem do abastecimento da variável DC O Arduino Uno tem 6 PWM pins: 3, 5, 6, 9, 10, 11 Comando: analogWrite(pin, value) value é o ciclo devido: entre 0 e 255 Exemplos: analogWrite(9, 256*1/2) para um ciclo de 50% analogWrite(11, 256*1/4) para um ciclo de 25% PWM, ou modulação de banda é uma técnica que permite ajustar o valor médio da voltagem que alimenta o equipamento eletrónico ao ligar e desligar a energia rapidamente. A média da voltagem depende do ciclo de dever, ou do tempo necessário para que o sinal fique em ON versus o tempo em que o sinal fica OFF num determinado período de tempo.

Controlador de servomotor-rc com um sinal PWM (Pulse Width Modulation) O servo é controlado através da emissão de um sinal PWM através de um pin de Arduino apropriado. O ciclo de atividade determina a posição do veio movendo-o ou à sua rotação. É essencial seguir as orientações fornecidas por cada modelo específico de cada fabricante. A figura seguinte apresenta um exemplo que pode ser útil.

Controlar o servomotor-rc com a Biblioteca “SERVO” A biblioteca chama-se “Servo”. É um ficheiro denominado “Servo.h” fornecido pelo Arduino; instala-se automaticamente com o IDE ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado. Por outras palavras, já se encontra no computador. Se incluir este ficheiro nos seus programas, enriqueceu a linguagem de programação Arduino ao integrar novas funções. Funções que podem ser utilizadas por uma biblioteca “SERVO” para Arduino #incluir <servo.h> servo my_servo_1 Dê um nome ao seu servo my_servo_1.attach (pin, min, max) Atribua um pin que vá ligar o servo ao ciclo de dever mínimo e máximo my_servo_1.writeMicroseconds(uS) Gera um sinal PWM com um ciclo devido em microssegundos (uS) que define o ângulo do veio do servo my_servo_1.write(value) Move o servo para o ângulo de valor entre 0º e 180º my_servo_1.read() Esta função lê o ângulo corrente do veio do servo cujo valor realmente passou da última entrada para write() my_servo_1.attached() Esta função verifica se a variável do Servo está ou não ligada ao pin. Devolve um “true” ou “false”. my_servo_1.detach() Esta função desliga a variável do servo do seu pin. To control the stepper, apply voltage to each of the coils in a specific sequence. The sequence would go like this: Change the polarity of the coils with a predefined way, bear in mind the basic idea we described at the beginning of the lecture BIPOLAR exert more torque for the same current, it is prefared, but more complicated circuit Same circuit Same programm