FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL - E. P. I.
Advertisements

Osny Ferreira de Camargo
Equipamento De Proteção Individual - EPI
Módulo de Procedimento de Emergência – AULA 1 Prof.º Saulo
CURSO BÁSICO DE SEGURANÇA
Equipamento de Proteção Individual
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL E PROTEÇÃO COLETIVA.
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Individual
Revisão da Aula Anterior
NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)
Equipamentos de Proteção Individual
Equipamentos de Proteção Individual
CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
PROGRAMA DE ACOLHIDA É a maneira mais gostosa de dizer que você neste momento faz parte do time.
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças. Prof:
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
DICAS DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES E DOENÇAS NO TRABALHO “MODELO SESI”
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1 Prof.º Cleverson Luis
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTAD Formação Técnica em Administração
Módulo de Hospitalar e Agroindústria – ACI Prof.ª Célia Oliveira
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 6 Prof.ª Gledsnelly Fernanda
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
FTAD Formação Técnica em Administração
Administração de Servidores de Rede
Formação Técnica em Administração de Empresas ACI
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 7
CATÉC CONSULTORIA E ATENDIMENTO TÉCNICO CATECSP.COM
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
Equipamento de Proteção Individual EPI
UNIVALI –Universidade do Vale do Itajaí
Equipamento de Proteção Coletiva E P C
Equipamento de proteção individual
PREVENÇÃO DE ACIDENTES
Departamento de Segurança e Medicina do Trabalho
Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 4
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
LT CAT Enfª do trabalho Jamilie Sena.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 1
Principais Normas Regulamentadoras
Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s)
Equipamento de Proteção Individual (EPI) NR - 6
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Automação de Escritório AULA 06 Prof. Fábio Diniz.
Um guia simples para o aluno Etebrax elaborar suas atividades.
EPI- Equipamentos de Segurança
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Planejamento Prof.º Fábio Diniz.
FTAD Formação Técnica em Administração Aula 07 - ACI Prof. Arlindo Neto.
Administração de Servidores de Rede
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 03 Prof. Gabriel Silva.
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo de Administração de Servidores de Rede – AULA 06 Prof. Gabriel Silva.
Módulo de Portuária e Construção Civil – ACI Prof.º Marivaldo Oliveira
Segurança e Medicina do Trabalho
Aula 6 Normas Regulamentadoras – NR 6 – EPI
NORMA REGULAMENTADORA 06 – Equipamentos de Proteção Individual – EPI – PORTARIA Nº 25, DE 15 DE OUTUBRO DE – EPI: dispositivo ou produto, de.
Equipamentos de Proteção Individual - EPI (NR 6)
Grupo 01 Karine Mário Reinaldo Stéphanie Walter Wander.
Treinamento de uso e conservação de epis
AULA 9 do Plano de Ensino.
CURSOS TÉCNICOS ETEBRAX
Norma Regulamentadora 6 Equipamento de Proteção Individual EPI
EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI NR-06
Transcrição da apresentação:

FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Prevenção de Acidentes – AULA 4 Prof.ª Cleverson Luis Lima de Souza

Competências a serem trabalhadas nesta aula Identificar,levando em consideração os riscos ocupacionais, as medidas adequadas de proteção coletivas e individuais de acordo com a natureza dos riscos ocupacionais.

Competências a serem trabalhadas nesta aula Manusear EPC e EPI de forma segura e adequada de acordo com o risco de Acidentes Orientar equipes de trabalhadores no uso correto dos EPC´s e EPI´S.

EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA Prensa MANHNKE É todo dispositivo, sistema, ou meio, fixo ou móvel de abrangência coletiva, destinado a preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores usuários e terceiros. Dispositivo fotocélula Dispositivo de acionamento manual

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO EPC Os Equipamentos de Proteção Coletiva adotados serão específicos ao tipo de risco encontrado no ambiente de trabalho, podendo ser implementado em praticamente toda atividade produtiva. Trata-se de um guarda corpo, a fim de, proteger contra quedas de colaboradores no fosso da máquina.

ORIENTAÇÃO QUANTO AO USO DO EPC Equipamentos de Proteção Coletiva, utilizados em trabalhos Em Eletricidade.

SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Sinalização com cones, cavaletes, fitas de demarcação, placas de avisos e advertências.

Sinalização e Bloqueio de Válvulas e Equipamentos Kit de Bloqueio e Travamento de Máquinas e Equipamentos Etiquetas de Advertência/ Manutenção de Máquinas. Bloqueio de Válvula

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Equipamento de Proteção Individual EPI, é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador,destinado á proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho, composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho

EQUPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O EPI, de fabricação nacional ou estrangeira, só poderá ser posto á venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do MTE.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL O EPI só deverá ser utilizado nas seguintes situações: Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção ; Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; Para atender a situações de emergência.

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Deveres do Empregador Adquirir o adequado ao risco de cada atividade; Exigir o uso; Fornecer ao trabalhador somente o aprovado pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho;

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação; Substituir imediatamente, quando danificado ou extraviado; Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica;

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Comunicar ao MTE qualquer irregularidade Observada. registrar o seu fornecimento ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico.

FICHA DE CONTROLE DE ENTREGA DE EPI

EQUIPAMENTO DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL Deveres do Empregado: Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para o uso; Cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s EPI para proteção da cabeça. EPI para proteção dos olhos e face. EPI para proteção auditiva. EPI para Proteção Respiratória

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s EPI para proteção do tronco; EPI para dos membros superiores; EPI para dos membros inferiores; EPI para proteção do corpo inteiro; EPI para proteção contra quedas com diferença de nível.

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

CLASSIFICAÇÃO DOS EPI´s

ATIVIDADE Você como futuro TST, agiria se estivesse trabalhando numa empresa que a política de segurança fosse ZERO e você recebesse a missão de montar uma política de conscientização? Descreva as suas principais estratégias a serem implantadas e elabore um cronograma de atividades a serem adotadas e cumpridas.

ESTUDO DE CASO João da Silva, soldador, teve seu olho direito atingido por uma limalha quente, ao fazer o acabamento de uma solda, utilizando o martelo para esse fim. Seu horário de trabalho é das 8 às 17 horas, o acidente aconteceu às 16:30 h. A Empresa NÃO fornece os EPIs necessários a função. João tem 18 anos de profissão. Houve uma lesão com perda total da visão, tornando-o incapacitado para realizar sua função. Obs.:Ao saber da ocorrência do acidente, a empresa recebeu a visita do Fiscal do MTE solicitando vários documentos, tais como: Ficha funcional do João, Ficha de Entrega de EPI, Ata de Frequência do último treinamento que João participou. Como você vai proceder diante desta situação legal?

ATIVIDADE Quais sãos os principais EPI´s para trabalho com Riscos Químicos, Físico(Ruído, vibrações e Raio X)? Qual a finalidade de cada um deles? Você está acompanhando uma atividade em obra de 20 andares, antes de iniciar o expediente, você irá realizar o Diálogo Diário de Segurança(DDS), quais os assuntos você irá abordar? E por qual motivo serão estes?

DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA

ATIVIDADE Prazo de entrega: até 23/11/2013 até às 23:00h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR.

Dúvidas Acesse o Fórum Chat dia 14/11/12 no horário: das 20h30 às 22 h