Fazemos parte desse grupo especial...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Advertisements

AMAPÁ ... Uma imagem! ... Um sabor! ... Um lugar!.
TRABALHO DE GEOGRAFIA.
luz + luz (Nuron alaa Nûr) palavras do Alcorão Sagrado
Elineuza e Luciêne. Uma imagem... Um sabor.... Um lugar... VOLTAR.
FESTA JUNINA.
PROJETO: FESTA JUNINA.
Para Gilles Deleuze e Félix Guattari, os indivíduos ou grupos são atravessados por verdadeiras linhas, fusos e meridianos distintos. Nossa existência é
Cartografia dos Educadores
Ivaldo Ribeiro e Rosa Maria
Alô, galera! Podemos dizer que a Geografia é a ciência que estuda as relações dos homens entre si, ou seja, as relações sociais, culturais, políticas.
A Cartografia de um Grupo Especial...
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
O Nordeste do Brasil.
Uma viagem pelas cozinhas de Minas Gerais
Profe Marceli Imigrantes Italianos
CULINÁRIA BRASILEIRA.
Centro-Oeste Nomes: Raul, Priscila, Natália P., Nédison, Mateus, Nicholas, Natalia C., Rafaela. Série: 7ªA.
O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre.
Caio Maia, Lucca Martins e Victor José 4º Ano E
CARTOGRAFIA RN O sabor de uma região... Uma imagem... RN
ZE DOCA ZE DOCA.
ZE DOCA ZE DOCA.
Cartografia do grupo de Angra dos Reis
Dietas Africanas Culinária que se formou no Nordeste;
Marta Vacelli Varolo Gambaro
ASPECTO SOCIOCULTURAL DE POMBOS
CONHECENDO O CENTRO -OESTE GOIANO
Escola M. E. F. Maria Quitéria
VAMOS CONHECER MELHOR, ALGO SOBRE NOSSA TRADIÇÃO??
Planeta Terra >> América Latina >>>
COZINHA REGIONAL ANTONIO MENDES JR..
SÃO JOÃO.
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
REGIÃO NORDESTE SUB-REGIÕES.
Cardapio semanal Nomes:Mariane,Arlindo,Rosana,Guilherme e Jhonatan 8°B
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
Pedro Luiz Professora: Joice integral
Lorena , Ana Carolina e Julia Professoras Marceli e Claudia
Gastronomia lusófona: Moçambique
Regionalização do território brasileiro
Nossa Bandeira Pernambucana
FESTA DE SÃO JOÃO.
O Rio Grande do Norte no Brasil
Carnaval no Brasil
Planeta Terra >> America Latina >>>
Copa do Mundo Turma 33.
PIRLIMPIMPIm A MATA ATLÂNTICa
AS REGIÕES DO BRASIL.
CORREÇÃO APOSTILA 7 ANO – PRIMEIRO BIMESTRE
COMIDAS TÍPICAS DAS FESTAS JUNINAS
REGIÃO NORDESTE.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
CIVISMO Luiz Emanuel N Silva Coord. Regional.
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Vilela Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Caio Série: 5°ano A
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
Escola: Coopen Aluna: Maria Eduarda Mendes Série: 5°ano B
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: COOPEN Aluno:Rafael Série:5º ano A
Via Láctea > Planeta Terra >> América Latina >>> B R A S I L.
Região Nordeste geografia – 5º Ano
Recife é a capital do estado nordestino brasileiro de Pernambuco, cuja sede administrativa é o Palácio do Campo das Princesas. Fundada em 1537, permaneceu.
Ocupação e formação do espaço brasileiro – G2
HISTORIA Recife é um município brasileiro, capital do estado de Pernambuco, localizado na Região Nordeste do país. Pertence à Mesorregião Metropolitana.
Transcrição da apresentação:

Fazemos parte desse grupo especial... Pernambuco é uma das 27 Unidades federativas do Brasil. Está localizada no centro-leste da região Nordeste e tem como limites os estados da Paraíba e Ceará (NO),oceano Atlântico (L), Alagoas e Bahia (S), e Piauí (O) e ocupa uma área de 98.937,8 km² ( pouco menor que a Coréia do Sul). Também faz parte do seu território o arquipélogo de Fernando de Noronha. Sua capital é a cidade de Recife ( a sede administrativa é o Palácio do Campo das Princesas). Fechar

Galo da madrugada marca registrada do carnaval pernambucano. PERNAMBUCO ...Uma imagem! ...Um sabor! Galo da madrugada marca registrada do carnaval pernambucano. ...Um lugar!

Uma imagem... A beleza das praias pernambucanas.

O sabor regional... A culinária pernambucana teve influência indígena, africana e portuguesa. Esta mistura de tradições e culturas resultou em uma culinária rica de sabores, cores e perfumes. As tradições são muitas e sempre seguidas à risca. Na Semana Santa, por exemplo, não falta à mesa da família permambucana o peixe ou camarão acompanhados de bredo, arroz e feijão cozidos no leite de coco. No São João as comidas de milho estão presentes na pamonha, canjica (no Sul do país conhecido como curau), bolo de milho. Mas não é só isso. Também não faltam na mesa junina os bolos de macaxeira, pé-de- moleque e o famoso bolo Souza Leão (receita secreta da família de mesmo nome). A culinária pernambucana é tão rica que o sociólogo Gilberto Freyre dedicou ao assunto um livro onde mescla as receitas mais famosas e suas histórias. Carne de sol pamonha Pamonha (com receita)

Pamonha A pamonha é comida típica do ciclo junino Pamonha A pamonha é comida típica do ciclo junino. É preparada com milho verde ralado, temperado com açúcar, leite de coco, e colocadas em saquinhos feitos com a palha do milho verde e cozinhada em água fervendo. No sertão, a pamonha, é também, servida salgada acompanhando galinha de capoeira guizada ou à cabidela. Ingredientes : 24 espigas de milho verde palha de milho (ainda verde) açúcar a gosto (700 g, mais ou menos) leite o quanto baste 1 pitada de sal Preparo : - Lavar as palhas de milho. Fazer saquinhos, fechando uma das extremidade. - Ralar as espigas de milho, cruas. Colocar no liquidificador, junto com o açúcar e o sal, molhando com leite. Bater, passar por uma peneira grossa. Temperar com canela. - Despejar a mistura dentro dos saquinhos de palha. Dobrar e amarrar com um barbante. - Cozinhar os saquinhos em bastante água fervente. Quando a palha estiver amarela, está cozido. Escorrer e servir quente ou fria.

O famoso Arquipélogo de Fernando de Noronha Um lugar... O famoso Arquipélogo de Fernando de Noronha

Diversidade cultural de Pernambuco Bordadeira Literatura de Cordel Bonecos de barro Renascença Caboclo de lança Balé popular do Recife

Não podiamos falar da região sem falar da nossa cidade. Vitória de Santo Antão Conhecida nacionalmente como a terra da legítima cachaça nordestina,Vitória de Santo Antão, fica a 51 km da cidade do Recife.A cidade é rica em episódios e pontos históricos dos quais podemos citar a expulsão dos holandeses na Batalha das Tabocas em 1945.A hospedagem do Imperador D. Pedro I I e sua família.Vitória faz parte do roteiro obrigatório de quem pretende conhecer a história e curtir as belezas do interior do estado. Engarrafamento Pitú

Breve Histórico.... Vitória de Santo Antão. Data de 1626 o início do povoamento de Vitória de Santo Antão. Em 1645 já existia no local uma capela e um pequeno povoado. Com a invasão holandesa, a localidade foi ocupada, tendo-se travado a Batalha das Tabocas entre luso-brasileiros e o povo flamengo no dia 03 de agosto de 1645. O município de Vitória de Santo Antão foi criado por Alvará datado de 14 de março de 1783, sendo, em seguida, elevada à categoria de cidade com o nome de Vitória. Pelo Decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o município passou a denominar-se Vitória de Santo Antão. Administrativamente é formada pelos distritos sede e Pirituba e pelos povoados de Cidade de Deus, Engenho Cachoeirinha e Engenho Pitú. Anualmente, no dia 06 de maio Vitória de Santo Antão comemora sua emancipação política. Vitória de Santo Antão.

…Diversidade Cultural de Pernambuco Recife Capital pernambucana …Diversidade Cultural de Pernambuco ...Cidade da Vitória de Santo Antão Recife a “Veneza brasileira” ...Ficha Técnica

Ficha Técnica Aluna: Laura Silva Santos de Freitas Instituição: Escola Municipal Mariana Amália Turma: 02 Cidade:Vitória de Santo Antão Estado: Pernambuco PROINESP Aluna: Maria Ivânia da Silva Manoel Instituição: Escola Municipal Mariana Amália Turma: 02 Cidade: Vitória de Santo Antão Estado: Pernambuco PROINESP