O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
A Fundação Gol de Letra Reconhecida pela UNESCO como Instituição modelo no atendimento a crianças e jovens.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
Jornada Pedagógica – POIE
DIA MUNICIPAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
TURNO INTEGRAL.
Avaliação do projeto pedagógico:
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
A Escola e as Mudanças Sociais
Educação no contexto do Trabalho
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
PROGRAMA ESCOLA INTEGRADA
Rotina na Alfabetização:
Caminho mais curto para o mundo do trabalho
REDE DE ENSINO ESTADUAL
  Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Construindo o futuro do seu filho!
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
TURNO INTEGRAL.
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
FESTIVIDADE DA ESCOLA PAROQUIAL CRISTO REI
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC Operacionalização das Ações Sócio Educativas do.
PROJETO:“ VIVENDO E CONVIVENDO NO MUNDO QUE DEUS NOS DEU”
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Conferência Municipal de Educação
PROGRAMAS E PROJETOS Prinart Jogos Escolares Biblioteca PNLD – Programa Nacional do Livro Didático Saúde e Prevenção na Escola Olímpiada da Língua Portuguesa.
ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL ( ETI)
Eixo 3 – Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar Educação Integral e Integrada: ampliação de tempos e espaços educativos Prof. ª Dr.ª Jaqueline.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
Coordenadoria do Ensino Fundamental
COLÉGIO ESTADUAL ZUMBI DOS PALMARES
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA RELUZ
Colégio Sergio Buarque de Holanda
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
Fundação Gol de Letra 13 anos de atividade 5 programas em SP e RJ crianças, adolescentes e jovens 2 comunidades diretamente atendidas 8 comunidades.
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Termo de Terminalidade
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Transcrição da apresentação:

AMPLIAÇÃO DE APRENDIZAGENS, DE TEMPOS E DE OPORTUNIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR

O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação do homem como ser multidimensional, mais consciente e preparado que, com competência, esteja apto a enfrentar os desafios advindos da própria evolução humana.

QUAL A FUNÇÃO DA ESCOLA?

Para que a escola possa cumprir seu papel social, torna-se imperiosa a necessidade de implementar uma ação educativa emancipadora, que garanta o direito à educação de qualidade, que contemple e acompanhe essa evolução, sem perder de vista as aquisições socioculturais e educacionais.

A instituição denominada ESCOLA, necessariamente, em função do contexto, deve expandir seu foco de atuação, assumindo, concomitantemente, uma diversidade de papéis que a sociedade lhe impõe, intencionalmente ou não, qual seja, o de educar e o de proteger.

O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Educar integralmente é formar uma pessoa globalmente, tornando-a apta a participar do mundo no qual vive de modo a realizar e expandir suas necessidades e potencialidades. Maurício Ernica

Como ampliar oportunidades, aprendizagens, tempos e espaços?

Política de atendimento ao aluno em tempo integral É uma política que estabelece condições para o atendimento do ALUNO EM TEMPO INTEGRAL.

Projetos de Atividades Educacionais Complementares – Praec Espaço de Cidadania, Escola Conectada, Biblioteca Cidadã e Saúde e Prevenção Educação Ambiental Arte Desporto

ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR Jornada Escolar de 10 horas diárias. Horário de funcionamento: Turno da aprendizagem básica: 7h às 11h30min. Almoço: 11h30min às 13h 10 min. Turno de ampliação da aprendizagem: 13h às 17h.

Atividades Curriculares ano/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Turno/ Horário Atividades Curriculares ano/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Tarde 13:10 - 17h Recreio 15min Lanche Atividades Curricula- res Pedagógicas Orientação de Estudos e pesquisa Atividades Permanentes a serem desenvolvidas diariamente, num período de 1h 40 min. Leitura e Escrita Resolução de Problemas Matemáticos Prática nos Laboratórios de Informática, de Ciências e de Línguas

Componentes Curriculares ANO/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Turno/ Horario Componentes Curriculares ANO/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Tarde 13:10 -17h Recreio 15min Lanche Atividades Curricula- res Curriculares Artísticas e Culturais Teatro Atividades a serem integradas de acordo com: O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar . Os Programas de Atividades Extra Classe (PRAEC) em desenvolvimento. Recursos humanos e materiais disponíveis. As características da comunidade. Essas atividades serão organizadas pela Unidade Escolar de acordo com os critérios estabelecidos acima, para o período de 1h 40min diários. Este tempo será distribuído entre as diversas atividades selecionadas pela Unidade Escolar Artes Visuais Dança Música Atividades Curriculares Esportivas Esporte Jogos Recreação Atividades Curriculares de Integração Social Educação Ambiental Ética e Filosofia Empreendedoris-mo Qualidade de vida e Saúde

Acompanhar a refeição dos alunos; Horário de Almoço 1h e 40 min 1º Momento Acompanhar a refeição dos alunos; Formação de hábitos higiênicos e alimentares (boas maneiras) Momento de aprendizagem: caráter formativo; 2º Momento Acompanhar o aluno durante a escovação; 3º Momento Atividade livre; Sala de TV; sala de jogos; pátio; descanso. (necessidade/possibilidade)

MAIS EDUCAÇÃO

O que é? É uma ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens de direitos por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.

MACROCAMPOS Acompanhamento Pedagógico Meio Ambiente Esporte e Lazer Direitos Humanos em Educação Cultura e Arte Inclusão Digital Prevenção e Promoção da Saúde

8 – Educomunicação 9 – Educação Científica 10 – Educação Econômica e Cidadania

CENTROS DE EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA JUVENIL

Essas atividades: possuem caráter social e educativo; atuam na perspectiva do convívio ético e democrático; fortalecem a autoestima das crianças e adolescentes; favorecem a permanência dos alunos no contexto educativo.

IMPORTANTE As atividades não substituem as tarefas da escola, ao contrário, oferecem mais e melhores condições aos alunos de realizá-las bem.

Auxiliar os alunos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Qual a ideia? Auxiliar os alunos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

Como? Estimulando práticas de respeito, ética, solidariedade e cidadania, fortalecendo o protagonismo juvenil.

Durante o turno de ampliação da aprendizagem EM QUE MOMENTO? Durante o turno de ampliação da aprendizagem

POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO ALUNO EM TEMPO INTEGRAL Cidadania Formação integral Integração Movimento

NPE – Núcleo de Programas Especiais Telefone: 3201 3055 / 3161 Fax: 3201 3040/ 3041 E-mail:jaime.ferreira@seduc.go.gov.br Ferreira_pardal@yahoo.com