AMPLIAÇÃO DE APRENDIZAGENS, DE TEMPOS E DE OPORTUNIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação do homem como ser multidimensional, mais consciente e preparado que, com competência, esteja apto a enfrentar os desafios advindos da própria evolução humana.
QUAL A FUNÇÃO DA ESCOLA?
Para que a escola possa cumprir seu papel social, torna-se imperiosa a necessidade de implementar uma ação educativa emancipadora, que garanta o direito à educação de qualidade, que contemple e acompanhe essa evolução, sem perder de vista as aquisições socioculturais e educacionais.
A instituição denominada ESCOLA, necessariamente, em função do contexto, deve expandir seu foco de atuação, assumindo, concomitantemente, uma diversidade de papéis que a sociedade lhe impõe, intencionalmente ou não, qual seja, o de educar e o de proteger.
O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL? Educar integralmente é formar uma pessoa globalmente, tornando-a apta a participar do mundo no qual vive de modo a realizar e expandir suas necessidades e potencialidades. Maurício Ernica
Como ampliar oportunidades, aprendizagens, tempos e espaços?
Política de atendimento ao aluno em tempo integral É uma política que estabelece condições para o atendimento do ALUNO EM TEMPO INTEGRAL.
Projetos de Atividades Educacionais Complementares – Praec Espaço de Cidadania, Escola Conectada, Biblioteca Cidadã e Saúde e Prevenção Educação Ambiental Arte Desporto
ORGANIZAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR Jornada Escolar de 10 horas diárias. Horário de funcionamento: Turno da aprendizagem básica: 7h às 11h30min. Almoço: 11h30min às 13h 10 min. Turno de ampliação da aprendizagem: 13h às 17h.
Atividades Curriculares ano/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Turno/ Horário Atividades Curriculares ano/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Tarde 13:10 - 17h Recreio 15min Lanche Atividades Curricula- res Pedagógicas Orientação de Estudos e pesquisa Atividades Permanentes a serem desenvolvidas diariamente, num período de 1h 40 min. Leitura e Escrita Resolução de Problemas Matemáticos Prática nos Laboratórios de Informática, de Ciências e de Línguas
Componentes Curriculares ANO/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Turno/ Horario Componentes Curriculares ANO/aulas 1º 2º 3º 4º 5º Tarde 13:10 -17h Recreio 15min Lanche Atividades Curricula- res Curriculares Artísticas e Culturais Teatro Atividades a serem integradas de acordo com: O Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar . Os Programas de Atividades Extra Classe (PRAEC) em desenvolvimento. Recursos humanos e materiais disponíveis. As características da comunidade. Essas atividades serão organizadas pela Unidade Escolar de acordo com os critérios estabelecidos acima, para o período de 1h 40min diários. Este tempo será distribuído entre as diversas atividades selecionadas pela Unidade Escolar Artes Visuais Dança Música Atividades Curriculares Esportivas Esporte Jogos Recreação Atividades Curriculares de Integração Social Educação Ambiental Ética e Filosofia Empreendedoris-mo Qualidade de vida e Saúde
Acompanhar a refeição dos alunos; Horário de Almoço 1h e 40 min 1º Momento Acompanhar a refeição dos alunos; Formação de hábitos higiênicos e alimentares (boas maneiras) Momento de aprendizagem: caráter formativo; 2º Momento Acompanhar o aluno durante a escovação; 3º Momento Atividade livre; Sala de TV; sala de jogos; pátio; descanso. (necessidade/possibilidade)
MAIS EDUCAÇÃO
O que é? É uma ação estratégica para garantir atenção e desenvolvimento integral às crianças, adolescentes e jovens de direitos por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualifiquem o processo educacional e melhorem o aprendizado dos alunos.
MACROCAMPOS Acompanhamento Pedagógico Meio Ambiente Esporte e Lazer Direitos Humanos em Educação Cultura e Arte Inclusão Digital Prevenção e Promoção da Saúde
8 – Educomunicação 9 – Educação Científica 10 – Educação Econômica e Cidadania
CENTROS DE EDUCAÇÃO E CONVIVÊNCIA JUVENIL
Essas atividades: possuem caráter social e educativo; atuam na perspectiva do convívio ético e democrático; fortalecem a autoestima das crianças e adolescentes; favorecem a permanência dos alunos no contexto educativo.
IMPORTANTE As atividades não substituem as tarefas da escola, ao contrário, oferecem mais e melhores condições aos alunos de realizá-las bem.
Auxiliar os alunos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social. Qual a ideia? Auxiliar os alunos no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.
Como? Estimulando práticas de respeito, ética, solidariedade e cidadania, fortalecendo o protagonismo juvenil.
Durante o turno de ampliação da aprendizagem EM QUE MOMENTO? Durante o turno de ampliação da aprendizagem
POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO ALUNO EM TEMPO INTEGRAL Cidadania Formação integral Integração Movimento
NPE – Núcleo de Programas Especiais Telefone: 3201 3055 / 3161 Fax: 3201 3040/ 3041 E-mail:jaime.ferreira@seduc.go.gov.br Ferreira_pardal@yahoo.com