Grupo 8H Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora Unidade 08 Grupo 8H Gabriela Batista Gustavo Macedo Mariana Rosa Marina Évora
Logística de distribuição Trata das relações empresa- cliente- consumidor sendo responsável pela distribuição física do produto acabado ate os pontos de venda ao consumidor e deve assegurar que os pedidos sejam pontualmente entregues, preciosos e completos.
Serviço ao cliente, custo e velocidade Os clientes exigem cada vez um serviço eficiente incluindo entregas com maior frequência e consistentes, entregas no tempo certo programado e transações sem erro. Alem disso fazem pressão para a redução de custos e também a redução do tempo de entrega.
Os custos de distribuição podem ser divididos em duas formas: 1- Redução do capital empatado nos estoques por meio da diminuição do tempo que o produto permanece na cadeia de suprimento 2- Minimização do custo por meio da melhoria na eficiência dos recursos utilizados, tanto na armazenagem quanto no transporte
Mudança do papel do distribuidor Tradicionalmente os distribuidores agregam valor providenciando meios eficientes de vender e entregar produtos aos clientes. Embora o valor agregado pelos distribuidores no passado, seja inquestionável, o papel deles no futuro é incerto. Eles tem sido afetados por uma variedade de forcas externas.
Mudança do papel do distribuidor 1- Maximização da eficiência do recursos utilizados na distribuição Métodos: A) Associação de recursos (distribution utility) B) Cross docking
Cross Docking É uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veiculo. Existem três níveis de cross docking: Cross Docking paletizado: Os produtos chegam de varias fabricas ou fornecedores e vão para outro veiculo diretamente para os clientes. Cross Docking com separação: Os produtos são recebidos e separados por caixas para uma região específica. Cross Docking com separação e reembalagem: Posiciona a função distribuição como uma peca vital ao sucesso de uma organização.
Mudança do papel do distribuidor 2- Alcançando eficiências no transporte: Existem dois tipos de serviços de transporte, são os compradores de transação e os compradores de relação. Os de transação negociam cada acordo individualmente para obter o serviço desejado ao menor custo. Os compradores de relação concentram-se em formar relações duradoras
Mudança do papel do distribuidor 3- Indicadores de desempenho em distribuição: Esses indicadores métricos podem ser úteis para a aferição de desempenho em distribuição na organização e para fazer um benchmark com o melhor do mercado.